Melhores Destinos
Maputo
Redação

Dicas de Maputo

Segurança

Moçambique é um país cheio de qualidades, belas paisagens e povo acolhedor, mas por ser um país em desenvolvimento, com um passado de violência ainda tão presente, há muita pobreza e desemprego, fatores que, na maioria das vezes, acabam por impulsionar a violência urbana.

Apesar de termos recebido vários conselhos para termos cuidado ao circularmos por lá, não nos sentimos inseguros em momento algum. É claro que adotamos alguns cuidados básicos, como não andar a pé tarde da noite em áreas fora do centro da cidade.

Só utilizamos táxis de confiança, ou seja, aqueles indicados por hotéis e restaurantes. Isso porque a corrida, além de barata, é segura, pois ninguém melhor do que o taxista local para conhecer bem a cidade e o trânsito, que costuma ser um pouco confuso. 

Além disso, basta adotar os cuidados normais que um turista deve ter em qualquer país do mundo nos dias de hoje, até mesmo nos mais desenvolvidos: ter atenção aos pertences e objetos de valor, como câmeras, aparelhos celulares e carteiras.

"Refresco"

Refresco, para quem não sabe, nada mais é do que uma gorjeta — no caso de uma prestação de serviço — ou propina, quando exigida por autoridades do governo ou policiais. Como dissemos acima, a pobreza é realidade no país do sudeste africano, a maioria das pessoas ganha pouco e, por isso, pagar por esse "algo a mais" tornou-se algo bem corriqueiro em Maputo.

Em geral, esse refresco não costuma passar muito de 100 meticais, mas caso você seja parado pela polícia, estiver com tudo em dia e achar que não precisa desembolsar nada (caso seja solicitado), diga calmamente ao policial que não vê razões para tal e que deseja dirigir-se ao posto policial mais próximo. Geralmente, o policial desiste ali mesmo da cobrança da propina.   

Internet

Adquirir um SIM Card em Maputo não é nada caro e nem complicado (a Vodafone é a empresa que oferece a melhor cobertura). Basta dirigir-se a uma das lojas credenciadas e fazer um cadastro; para isso, não se esqueça de levar consigo o seu passaporte. Os preços são supercamaradas; nós, por exemplo, adquirimos um pacote que dava direito a 5GB de internet por 500 MT, o equivalente a R$ 23. Porém, há pacotes mais baratos e mais caros, confira todos os preços aqui.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Maputo