Maputo

Transportes em Maputo

Táxis

Táxis são o principal meio de transporte do turista na capital moçambicana. O serviço é eficiente — os taxistas conhecem bem as áreas turísticas da cidade — e barato, mesmo que o visitante precise percorrer distâncias mais longas. O lado negativo é que a frota local costuma ser antiga, em sua maioria.

A dica é que o visitante opte sempre por táxis cadastrados e/ou aqueles solicitados por hotéis ou restaurantes da cidade. Uma tática que funciona muito bem é ter o contato de um único taxista de confiança e ligar/enviar uma mensagem ou whatsapp sempre que precisar do serviço. Viagens pelas regiões turísticas custam a partir de 150 MT (o equivalente a R$ 6).

Onibus-circulando-pelas-ruas-de-maputo

Carro

Alugar um carro para circular em Maputo, somente, pode não ser uma boa alternativa para o turista. Isso porque o trânsito local costuma ser confuso, a mão é inglesa, além do fato de que a polícia local tem o péssimo hábito de exigir os chamados "refrescos" (suborno) dos motoristas, mesmo que esteja tudo em ordem com o veículo e/ou documentação.

Caso opte por alugar o carro, não se esqueça de andar sempre com todos os documentos e acessórios de segurança exigidos (triângulo e o colete fluorescente). E se ainda assim você for parado e o policial exigir um "algo a mais" — e você achar que não é preciso pagar — use todo o seu charme, tentando convencê-lo da maneira mais amigável possível (costuma funcionar) ou peça para ir até o posto policial mais próximo.

Onibus-circulando-pelas-ruas-de-maputo

"Chapas" e "My love"

A crise no transporte público local acabou incentivando estes dois tipos de transportes pelas mais diversas partes da cidade. Chapas são espécies de vans de passageiros, já o "my love" é bem parecido com o nosso "pau de arara", no qual pessoas são transportadas na caçamba de um veículo aberto.

A verdade é que, apesar do preço super em conta, optar por esses tipos de transporte em Maputo pode não ser legal para o turista pela falta de informação adequada (horários, itinerários), segurança e também pelo fato de que eles costumam circular extremamente lotados. Não compensa!

Tudo que você precisa saber sobre Maputo!

Esse texto sobre Transportes em Maputo faz parte do guia de Maputo no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Maputo

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.