Maputo
Redação

Transportes em Maputo

Táxis

Táxis são o principal meio de transporte do turista na capital moçambicana. O serviço é eficiente — os taxistas conhecem bem as áreas turísticas da cidade — e barato, mesmo que o visitante precise percorrer distâncias mais longas. O lado negativo é que a frota local costuma ser antiga, em sua maioria.

A dica é que o visitante opte sempre por táxis cadastrados e/ou aqueles solicitados por hotéis ou restaurantes da cidade. Uma tática que funciona muito bem é ter o contato de um único taxista de confiança e ligar/enviar uma mensagem ou whatsapp sempre que precisar do serviço. Viagens pelas regiões turísticas custam a partir de 150 MT (o equivalente a R$ 6).

Onibus-circulando-pelas-ruas-de-maputo

Carro

Alugar um carro para circular em Maputo, somente, pode não ser uma boa alternativa para o turista. Isso porque o trânsito local costuma ser confuso, a mão é inglesa, além do fato de que a polícia local tem o péssimo hábito de exigir os chamados "refrescos" (suborno) dos motoristas, mesmo que esteja tudo em ordem com o veículo e/ou documentação.

Caso opte por alugar o carro, não se esqueça de andar sempre com todos os documentos e acessórios de segurança exigidos (triângulo e o colete fluorescente). E se ainda assim você for parado e o policial exigir um "algo a mais" — e você achar que não é preciso pagar — use todo o seu charme, tentando convencê-lo da maneira mais amigável possível (costuma funcionar) ou peça para ir até o posto policial mais próximo.

Onibus-circulando-pelas-ruas-de-maputo

"Chapas" e "My love"

A crise no transporte público local acabou incentivando estes dois tipos de transportes pelas mais diversas partes da cidade. Chapas são espécies de vans de passageiros, já o "my love" é bem parecido com o nosso "pau de arara", no qual pessoas são transportadas na caçamba de um veículo aberto.

A verdade é que, apesar do preço super em conta, optar por esses tipos de transporte em Maputo pode não ser legal para o turista pela falta de informação adequada (horários, itinerários), segurança e também pelo fato de que eles costumam circular extremamente lotados. Não compensa!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Maputo