Como chegar a Tokyo
Mais de 17 mil quilômetros separam a capital do Japão e a capital do Brasil, portanto, pensar na maneira de chegar a Tokyo é importante para realizar uma viagem confortável.
Como chegar a Tokyo
Não há voos diretos para o Japão partindo do Brasil, então será necessário fazer conexão em pelo menos um aeroporto no exterior. O local de conexão depende da companhia que irá realizar a viagem, assim como o trajeto, que pode ser via Europa, África ou América do Norte.
Algo para se ter em mente é que Tokyo tem dois aeroportos, o aeroporto de Narita (Narita International Airport) e o aeroporto de Haneda (Tokyo International Airport). Os dois aeroportos têm voos internacionais, mas há algumas diferenças importantes entre eles. O aeroporto de Haneda é o mais movimentado do país e está localizado em Tokyo, a pouco mais de 20 km da área de Shinjuku, uma das mais importantes da cidade. Esse aeroporto opera, principalmente, voos domésticos e o hub de algumas companhias japonesas. Já o Aeroporto de Narita, localizado a pouco mais de 70 km de Shinjuku, é o segundo mais movimentado do país e embora fique mais afastado, ele opera a maioria dos voos internacionais.
Saindo de São Paulo (Guarulhos), você pode voar com a Lufhtansa (conexão em Frankfurt), Air France (via Paris), KLM (via Amsterdam), Etihad (via Abu Dhabi), Qatar (via Doha), Emirates (via Dubai), American Airlines (via Dallas), entre outras. O tempo de deslocamento varia de acordo com o trajeto de cada companhia.
Saindo do Aeroporto
Para sair dos dois aeroportos que servem a cidade de Tokyo, você pode utilizar táxis (opção bem cara), ônibus do tipo executivo (limousine bus) que realizam o trajeto entre o aeroporto e pontos de interesse como estações de trem, além dos próprios trens, que oferecem um ótimo serviço no Japão.
Os aeroportos do Japão costumam estar conectados a estações de trem e em Tokyo não é diferente. A única "desvantagem" de usar o transporte público para fazer o trajeto de/para o aeroporto é se você tiver uma quantidade muito grande de malas, nesse caso os ônibus podem ser uma opção mais viável.
Saindo do Aeroporto de Haneda de Trem
Para sair do aeroporto de Haneda utilizando o transporte público, a melhor opção é pegar o Tokyo Monorail (que pode ser usado por quem tem o JR Pass) e descer na Hamamatsucho Station, que faz parte da Yamanote Line, uma linha de trem circular da JR que passa pelos principais pontos de interesse turísticos de Tokyo. Outra opção é pegar a linha de trem Keikyu Airport Line, que se conecta a estações como Shinagawa e Asakusa.
Saindo do Aeroporto de Narita de Trem
Chegando pelo aeroporto de Narita, que fica bem mais afastado da região central da cidade, as opções de transporte são diferentes. A maneira mais rápida de chegar à região central (1h de viagem) é utilizar o NEX (JR Narita Express) um trem rápido que vai do aeroporto até a Tokyo Station, onde você pode fazer uma transição de trens e, em outra linha, seguir até seu destino final, seja ele Shinjuku, Asakusa ou Shibuya. O JR Pass também cobre esse trajeto no Narita Express, mas quando pago avulso, a viagem entre a Tokyo Station e o aeroporto custa pouco mais de ¥3,000 com assentos marcados.
Uma alternativa mais barata ao NEX é pegar no aeroporto o trem da linha Rapid Sobu, que vai até a Tokyo Station em cerca de 1h30 e sem assentos marcados.
Dica: Caso você tenha como destino final uma outra cidade que não Tokyo, pode valer a pena pegar um voo doméstico ou utilizar o transporte ferroviário do país, que é excelente. Caso opte pelo transporte em trens, considere a viabilidade de comprar o JR Pass, um passe de trens da empresa JR.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.