Dicas de Tokyo
Para visitar o Japão, é necessário ter um passaporte com visto válido para a finalidade da viagem. O visto deve ser requerido junto a um consulado japonês e exige alguns documentos como cópia do imposto de renda e um roteiro da viagem. O visto pode ser para uma única entrada no Japão ou múltiplas entradas: veja aqui mais informações.
Os voos para o Japão são longos, não há voos diretos partindo do Brasil por causa da grande distância. Será necessário fazer ao menos uma conexão, portanto, certifique-se de saber quais são as exigências do país onde você fará conexão. Caso faça conexão nos Estados Unidos, será necessário o visto desse país também.
O Japão está 12 horas (UTC+9) a frente do horário do Brasil e nos primeiros dias essa diferença de horário pode provocar alguns efeitos no corpo, o chamado jet lag. As dificuldades com relação ao sono são as mais frequentes.
Brasileiros em visita não podem dirigir no Japão, mesmo com carteira internacional de habilitação. O país utiliza a mão inglesa.
A moeda do Japão é o iene (JPY), representado pelo símbolo ¥. Dólares não são aceitos como pagamentos, tenha ienes em mãos para realizar suas compras. Em Tokyo, você pode fazer o câmbio de moedas em grandes estações de trem ou grandes agências dos Correios locais.
A rede elétrica no Japão é de 100V e as tomadas são de dois pinos chatos verticais. Leve um (ou mais) adaptadores de energia para recarregar seus dispositivos eletrônicos.
O comércio em geral funciona entre 10h e 20h.
O Japão é completamente diferente do Brasil, em inúmeros aspectos. Não é um país perfeito, mas no geral as coisas funcionam bem melhor do que no Brasil. Lembre-se de que, estando em um país com uma cultura tão diversa, você deve entender as regras de convivío local e até ter um conhecimento básicos sobre as leis para evitar contratempos. Os japoneses são muito educados, então evite desrespeitar outras pessoas ou fazer algo que incomode aos demais. Respeite o espaço alheio, não fale alto no transporte público, sempre limpe o espaço que sujar e carregue seu lixo consigo.
Como a cidade é grande e existem muitas linhas de trem, um smartphone em mãos e aplicativos voltados para viagem podem ajudar bastante no deslocamento pela cidade. Quando na cidade, sugerimos utilizar o Google Maps e o site Hyperdia.com para saber como ir de um local a outro. Nessa página, explicamos melhor como alugar um aparelho de wi-fi.
Regras de educação: O japonês é considerado um povo muito educado, que respeita diversas regras de convivência e se você visita o país é importante se inteirar sobre elas também.
- Ao utilizar as escadas rolantes, fique sempre do lado esquerdo da escada, de modo a deixar o lado direito livre para que quem tenha pressa possa passar mais rapidamente.
- Não jogue lixo no chão. Embora não se veja tantas lixeiras pelas ruas, guarde seu lixo até que encontre uma pelo caminho.
- Comer pelas ruas ou andando é considerado falta de educação, a não ser quando você compra uma comida rápida de rua e come ali por perto.
- Falar ao telefone nos trens é proibido.
- Nos trens e ônibus, fique atento aos assentos destinados a pessoas com prioridade, como idosos, gestantes ou deficientes. Mesmo nos assentos comuns, é de bom tom oferecer a pessoas que tenham mais necessidade do que você.
- Filas são muito frequentes e são respeitadas, inclusive nos trens e ônibus. Antes de entrar no coletivo, note que haverá uma fila que se forma até o meio de transporte chegar e então as pessoas embarcam pela ordem da fila.
- Se estiver gripado ou resfriado, convém comprar uma máscara para o rosto, assim como fazem os japoneses para evitar transmitir sua doença a outras pessoas.
- Se encontrar algo na rua que não pertence a você, procure pelo dono ou deixe-o no mesmo local. É comum ver objetos perdidos e intocados no lugar onde foram deixados.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.