Compras em Tokyo
Sair com as mãos vazias de Tokyo é quase impossível. São tantos shoppings, tantas lojas e tantos produtos diferentes que o ambiente sempre parece propício para compras. Parece até que comprar é um esporte, tamanha a apreciação dos japoneses por essa atividade — caminhando pelas ruas, você verá a quantidade de pessoas com sacolinhas nas mãos.
Marcas internacionais de todo o mundo estão na cidade e as próprias marcas japonesas e asiáticas também são muito fortes por lá. É realmente admirável como o comércio é um setor desenvolvido no país e como os japoneses conseguem criar produtos tão variados que facilitam a vida das pessoas. Algumas invenções são tão curiosas que você nem consegue entender direito o que são.
Tokyo tem lojas para todos os lados, parte delas nas ruas, parte delas em shoppings, centros comerciais, nas estações de trem ou dentro de grandes lojas de departamento. Essas lojas de departamento são algo muito marcante na cidade, são lojas gigantes, com vários andares que vendem de tudo um pouco. Como espaço é algo cada vez mais apreciado em grandes cidades, (especialmente em Tokyo, onde não há espaço de sobra), em vez dos empreendimentos serem horizontais, tudo é cada vez mais vertical, com andares para cima e para baixo da terra. Nas lojas de departamento, costuma sempre haver andares dedicados à alimentação, onde você encontra tanto comidas rápidas quanto áreas dedicadas apenas aos doces, além de restaurantes de qualidade. Mesmo que não queira comprar, vale muito a pena conhecer grandes lojas da cidade, como a Takashiyama, Isetan, Tokyo Hands, entre outras.
Como Tokyo é uma cidade grande e espalhada, existem diversos bairros interessantes para fazer compras, alguns deles têm um foco de comércio específico, o que facilita na hora de escolher onde ir para fazer suas comprinhas.
Se você quer comprar eletrônicos, produtos relacionados a vídeo games, animes ou qualquer outra coisa “nerd”, o lugar para ir é Akihabara. Essa região tem tudo que você pode imaginar para quem gosta de animes e eletrônicos. Boas lojas nessa região são a Yodobashi Camera, Sofmap e Laox. Se você quer ver as coisas “cutes” do Japão, comprar em lojas de moda jovem ou em lojas refinadas, a dica é ir para Harajuku. O bairro tem duas vertentes muito curiosas, na Takeshita-Dori ficam as lojas voltadas para jovens, com um lado mais “cool” e moderno, enquanto nas de Omotesando você encontrará as mais caras marcas internacionais.
Ginza é outro local indicado para quem procura por marcas refinadas, boutiques e lojas de departamento. Ali estão a Apple, Louis Vuitton, Chanel e lojas de departamento como Primtemps e Lumine. Se o orçamento estiver folgado ou você quiser ver lojas de grife, Ginza é o lugar certo para ir.
Entretanto, se, ao contrário, você quiser encontrar lojas mais populares ou uma mistura de tudo o que Tokyo pode oferecer, a dica é ir para Shibuya ou Shinjuku. Ambos os bairros possuem várias ruas cheia de lojas, as melhores lojas de departamento da cidade e diversos centros comerciais. Em Shibuya, estão lojas de departamento como a Tokyo Hands e Bic Camera. Em Shinjuku, que ganhou nosso gosto como um dos melhores lugares para fazer compras devido a variedade de lojas, estão lojas da Uniqlo, Studio Alta, Isetan, Lumine, entre outras.
As grandes estações de trem de Tokyo possuem muito comércio e também estão conectadas a shoppings e lojas de departamento. Em Shibuya e Shinjuku, principalmente, há muito comércio ao redor da estação e você pode passar facilmente um dia inteiro nesses bairros conhecendo suas lojas, tamanha a força do comércio local. Um dica para quem quer economizar é visitar as lojas de 100 ienes, como a Daiso. Essas lojas são como as nossas lojas de R$ 1,99; por um valor fixo, você pode comprar várias coisinhas. A qualidade dos produtos é um pouco duvidosa, mas sem dúvidas dá para encontrar muita coisa bacana por um precinho super camarada.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.