Quando ir a Tokyo

Sempre é tempo de visitar Tokyo! A cidade tem estações bem definidas, o que significa que cada uma delas proporciona uma experiência diferente. No inverno, faz frio de verdade, na primavera, a cidade fica florida, no verão, faz calor e, no outono, o charme das árvores com folhagem colorida encanta a todos. Como está no hemisfério norte, quando é verão no Brasil, é inverno no Japão. 

A média anual de temperatura em Tokyo é de 15°C, no inverno, essa média diminui para 9°C e, no verão, aumenta para 27°C! Pode fazer temperatura negativa e próxima de zero na cidade durante o inverno, como também pode passar dos 30°C no verão. Não neva com muita frequência em Tokyo, portanto, se quer ver neve, o ideal é ir para cidades nas montanhas. Os verões são mais úmidos e com mais chuva do que os invernos, que são mais secos. 

Tokyo é animada durante o ano todo e sempre tem muita gente nas ruas. Para quem quer conhecer o país de forma ainda mais bonita, a dica é tentar viajar na primavera ou no outono. O início da primavera (finzinho de março e começo de abril) é marcado pela floração das cerejeiras, que são flores tão celebradas pelos japoneses que se tornaram símbolo do país. Nesse período, Tokyo fica ainda mais cheia e mais alegre, os parques ficam lotados de gente e as árvores apinhadas de pequenas flores em tons rosados. A floração das cerejeiras é bem curtinha, por isso é um período tão especial, em que as pessoas saem às ruas para fazer piquenique ou simplesmente apreciar o belo visual. Se puder viajar nesse período, o faça, porque a beleza da cidade é incrível, a dica é apenas fazer a reserva de seu hotel com antecedência, pois esse é um período de alta temporada. No outono, a natureza também dá show, mas o motivo é que as árvores ficam com folhagem colorida, em tons de amarelo, laranja e vermelho. 

Como no Japão há muitos feriados, esses períodos costumam ser de bastante fluxo de turistas na cidade, assim como o verão, que é época de alta temporada, e período de férias escolares. Nos meses mais quentes, há várias festividades na cidade, quase sempre com barraquinhas de comida. Em maio, acontece em Tokyo os festivais Kanda Matsuri e Sanja Matsuri, que acontece em Asakusa. 

Para mais informações sobre o clima local, veja a imagem abaixo retirada do Weather.com:

 

Festas: Várias festividades acontecem em Kyoto, muitas delas com direito a desfile de pessoas com trajes tradicionais. Entre os principais festivais da cidade estão o Aoi Matsuri (15 de maio), o Gion Matsuri, (durante o mês de julho) que é o maior festival da cidade, e o Jidai Matsuri (22 de outubro, data de aniversário de Kyoto). 

Feriados nacionais: Ganjistu (ano novo) - 1º de janeiro; Seijin no Hi (dia da maioridade) - 2ª segunda-feira de janeiro; Kenkoko kinenbi (dia da fundação nacional do Japão) - 11 de fevereiro; Shunbun no Hi (equinócio da primavera) em torno de 20 de março; Showa no hi (aniversário do imperador Showa) - 29 de abril; Kenpo kinenbi (dia da constituição) - 3 de maio; Midori no Hi (dia verde) - 4 de maio; Kodomo no hi (dia das crianças) - 5 de maio; Umi no Hi (dia do oceano) - 3ª segunda-feira de julho; Yama no Hi (dia das montanhas) - 11 de agosto; Keiro no hi (dia do respeito aos idosos) - 3ª segunda-feira de setembro; Shubun no hi (equinócio do outono) - em torno de 23 de setembro; Taiiku no hi (dia da saúde e dos esportes) - 2ª segunda-feira de outubro; bunka no hi (dia da cultura) - 3 de novembro; Kinro Hansha no hi (dia do agradecimento ao trabalho) - 23 de novembro; Tenno no tanjobi (aniversário do imperador) - 23 de dezembro. 

Tudo que você precisa saber sobre Tokyo!

Esse texto sobre Quando ir a Tokyo faz parte do guia de Tokyo no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Tokyo

  • Missing Theka há mais de 1 ano

    Quer dizer que, em meados de maio as cerejeiras nao estao mais floridas???? Chove muito em maio?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Em meados de maio é bem possível que não. No post acima deixei um gráfico com a média de chuva mês a mês. E no link que vou deixar você pode conferir como foi a floração das cerejeiras em 2017: https://www.japan-guide.com/sakura/

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.