Melhores Destinos
Istambul
Gisela Cabral

Como chegar a Istambul

Avião

Voos diretos ou com conexões partem diariamente das principais capitais brasileiras com destino ao Aeroporto Internacional de Ataturk, o maior de Istambul. A empresa turca Turkish Airlines, uma das companhias aéreas mais bem avaliadas do mundo, realiza o trecho São Paulo-Istambul sem conexões (12 horas de voo, em média).

Aqueles que já estiverem no continente europeu podem optar por voos operados pela Turkish e também por companhias como Air France/KLM, Lufthansa, Swiss, entre outras. Voos provenientes de outras partes da Turquia ou do continente europeu também podem aterrissar no aeroporto Sabiha Gökçen, localizado no lado asiático.

Trem

É possível ir de trem de Bucareste, na Romênia, a Istambul por intermédio do Bosphorus Express. O desembarque acontece na estação Sirkeci (gar, em turco), que fica bem no centro da cidade (próxima à estação do bonde elétrico Eminönü). Tíquetes e mais informações aqui.

Da cidade grega Thessaloniki também é possível pegar um trem para Istambul. Mais informações aqui.

Ônibus

Ônibus pertencentes a empresas turcas fazem o transporte de passageiros de alguns países da Europa, como Itália, Grécia e Alemanha, até Istambul (informações e compra de passagens aqui e aqui), porém essa pode não ser a maneira mais rápida, devido não só ao trajeto - longo -, mas também às paradas nas fronteiras.

O terminal rodoviário de Istambul, Esenler, fica a mais ou menos 15km de distância da Praça Taksim. De lá é possível pegar transportes para as demais partes da cidade.