Transportes em Miami

Quase sempre fala-se que a única opção para se deslocar por Miami é alugar um carro; realmente, essa é uma solução muito prática e confortável, e a cidade foi pensada para carros, mas não é a única saída. Mesmo que o transporte público não seja perfeito, ele é uma alternativa para quem não dirige ou viaja sozinho e não faz muita questão de sair do miolinho de Miami. Para quem pretende conhecer apenas o circuito turístico principal, os ônibus turísticos de dois andares são uma boa pedida. 

Independentemente do meio de locomoção que você use, deslocar-se pelo condado de Miami-Dade é relativamente fácil, pois, assim como em outras partes do país, adota-se a organização por meio de numerais e pontos colaterais - NE (nordeste), SE (sudeste), SW ou SO (sudoeste) e NW ou NO (noroeste). As ruas correm no sentido leste-oeste e as avenidas, no norte-sul.
Há regiões onde as ruas ganham nomes próprios, então sempre é bom estar acompanhado de um GPS ou mapa para se localizar. 
 

Carro
Alugar um carro costuma ser a primeira opção entre aqueles que visitam Miami. Essa é a maneira ideal para quem está em família, quer conforto, facilidade para chegar aos lugares e transportar as compras feitas nos shoppings. As vias em Miami têm bom asfalto, são bem sinalizadas e sem dificuldade você consegue chegar ao lugar desejado. Quer tranquilidade, fazer seu próprio horário e gosta de dirigir? Alugue um carro!

Os preços de aluguel dos veículos são atrativos e, se você tem vontade de dirigir um carro de luxo, essa pode ser uma boa oportunidade! Em Miami você encontra carros como Porsche e Ferrari para alugar.

O trânsito de Miami nem sempre flui tão rápido; lembre que a cidade é grande e, por conta das grandes distâncias, muita gente tem carro. Há congestionamentos, sim. Portanto, calcule que você poderá levar mais tempo do que espera para chegar ao seu destino. A movimentação de veículos é intensa em algumas vias da cidade, principalmente no início e no fim do horário comercial. O tráfego também é forte no final de semana em South Beach.

Um GPS é de grande valia para quem não está acostumado com a cidade e, dependendo do tempo por que você terá de alugá-lo, pode ser mais vantajoso comprar um aparelho em vez de recorrer à locadora. Outra opção para se guiar é utilizar o GPS do celular, comprando um chip pré-pago de uma operadora, como AT&T e T-Mobile.

Embora o carro ofereça facilidade, encontrar onde estacionar pode ser uma verdadeira saga. Em South Beach, por exemplo, encontrar uma vaga é difícil e, como uma enorme quantidade de hotéis nessa região não têm estacionamento, quem se hospedar por ali provavelmente terá que desembolsar um valor a mais diariamente para pagar um estacionamento privado.

Parquímetros são comuns na cidade, então tenha moedas para fazer o pagamento – há parquímetros que funcionam com moedas e, conforme você as coloca na máquina, o valor pago é revertido em tempo permitido para estacionar, e há os parquímetros em que você paga pelo tempo que pretende estacionar e coloca um recibo no painel do carro, sinalizando por quanto tempo o veículo pode ficar estacionado. Independentemente do modo como funciona a vaga, esteja atento às sinalizações e verifique se aquela em que você estacionou é paga; estacionar de forma irregular pode trazer muita dor de cabeça, incluindo a remoção do veículo. 

Veja aqui dicas sobre como alugar um carro em Miami. 
 

Transporte Público
O transporte público de Miami funciona, é uma forma barata de circular, contudo não cobre toda a cidade. O sistema local é composto por quatro diferentes meios de locomoção: metrobus (ônibus), metrorail (trem de superfície), metromover (veículo elétrico elevado) e o trolley (bonde), mas, como um mesmo transporte não cobre toda a cidade, é normal utilizar dois ou até três meios diferentes para chegar ao seu destino final, tornando a viagem cansativa e demorada.

O metromover e o trolley são gratuitos (Isso mesmo! Não é necessário pagar para utilizá-los); o problema é que o tempo gasto no deslocamento muitas vezes não compensa. O transporte público de Miami é bom e útil, mas não será vantajoso em todos os casos; sua eficiência depende do lugar aonde você pretende ir: para ir a alguns lugares (normalmente próximos), o transporte público pode ser suficiente, mas para ir a lugares mais distantes e fora da rota dos turistas, ele provavelmente deixará a desejar.

Está disposto a abrir mão de um pouco de conforto em nome da economia e não se importa com deslocamentos mais demorados? Ok, o transporte público pode ser viável para o seu caso. 
Clique aqui para ler mais detalhes sobre como circular por Miami sem carro. 

A pé 
Miami é uma cidade grande, espalhada e conhecê-la caminhando é uma opção viável apenas para circular em uma pequena região. As distâncias a serem percorridas costumam ser grandes, mas quem se hospeda em South Beach, Mid-Beach e Downtown Miami, por exemplo, consegue chegar a restaurantes e pontos de interesse caminhando. South Beach, principalmente, é o local ideal para fazer muitas coisas caminhando e dependendo pouco de carro ou do transporte público.

Bicicleta
Miami Beach é muito convidativa para um deslocamento de bicicleta. South Beach e Mid-Beach têm espaço para ciclistas na Av. Beira-Mar e em outras áreas de Miami Beach há ciclofaixa, como é o caso da Av. Collins.

As bicicletas são uma ótima opção para transitar por Miami Beach e é fácil alugá-las em diversos pontos da cidade. Para alugar uma bike, procure uma das dezenas de estações da Deco Bike e insira seu cartão de crédito indicando por quanto tempo você pretende alugar a bicicleta. Em seguida, você deve inserir o número da bicicleta que pretende retirar e, sendo aprovado o pagamento, você estará autorizado a retirar a bicicleta do terminal, utilizá-la e devolvê-la na estação que considerar melhor, indicando na máquina que o retorno foi feito. As instruções sobre o aluguel de bicicletas podem ser lidas no próprio terminal da Deco Bike, ou no site da empresa. Para marinheiros de primeira viagem, a operação pode não ser tão tranquila e gerar dúvidas, mas seguindo as instruções do terminal (escritas, inclusive, em espanhol), tudo dá certo. Fique atento apenas ao momento de retirar a bike - você deve empurrá-la e depois puxar. 

Táxis
Os táxis de Miami funcionam com taxímetro, têm preços razoáveis e são uma alternativa para quem não aluga carros. Combinar um trajeto feito com o transporte público de Miami + táxis pode ser uma excelente alternativa para circular pela cidade. 

Os carros, normalmente, são amarelos e não são abundantes como em outros destinos americanos. Há pontos de táxis espalhados pela cidade e você pode fazer sinal para tomá-los nas ruas mesmo, no entanto, nem sempre será fácil conseguir um táxi livre. Caso você vá para uma região onde não há muitos táxis, sugerimos ter o telefone de táxi ou pedi-lo através de um restaurante/hotel, pois conseguir um táxi livre em determinadas regiões pode se tornar um verdadeiro transtorno. 
 

Ônibus Turístico
Os ônibus turísticos vermelhos e de dois andares são uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos de Miami. Esses ônibus são considerados mais um "passeio" do que um meio de transporte, mas funcionam muito bem para quem quer simplesmente ir a vários pontos de interesse e não dispõe de carro. 

Os ônibus hop on hop off têm seus roteiros e paradas pré-definidos e não param nos mesmos pontos que os ônibus convencionais, por isso é importante ter um mapa que sinalize quais são os pontos de paradas dos ônibus turísticos.

É possível comprar o ingresso no próprio ônibus e na hora da compra você deve indicar por quantas horas pretende utilizá-lo (24h, 48h). Fazendo a compra do ingresso, guarde seu recibo e mantenha-o consigo até que ele não tenha mais validade, pois a cada vez que você entrar no ônibus, ele pode ser requerido. Após a compra do ingresso, o visitante recebe fones de ouvido para poder escutar uma narração com fatos da cidade e pontos turísticos - normalmente o audioguia tem a opção de língua portuguesa - e passa a ter direito de deixar os ônibus e retornar a eles quantas vezes quiser, lembrando de utilizar os pontos de ônibus indicados. 

Não é um meio de transporte rápido, é verdade; ele pode dar uma volta grande até chegar ao lugar que você deseja, mas com certeza é interessante para turistas porque tem paradas exatamente onde boa parte dos visitantes pretende conhecer e, de quebra, permite fácil acesso a pontos que muita gente nem pensava visitar, mas passa a incluir no roteiro pela facilidade de acesso. 

Duas das empresas que circulam em Miami com esse tipo de transporte são City Sightseeing Miami e Big Bus.

Tudo que você precisa saber sobre Miami!

Esse texto sobre Transportes em Miami faz parte do guia de Miami no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Miami

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.