Dicas para circular por Miami sem carro

"Vai pra Miami? Aluga um carro!" - não é raro um amigo ou familiar dar essa dica depois de voltar da cidade. Realmente, ter um carro à disposição é muito mais fácil para fazer tudo que a cidade oferece, mas existe vida sem carro em Miami e, se você não quiser alugar, há salvação. 

Quem viaja para Miami e não deseja alugar um carro deve tentar ficar em um local bem localizado, para ter fácil acesso ao transporte público e para que seja possível chegar a alguns lugares caminhando. South Beach, principalmente, é "o lugar" para quem quer fazer coisas a pé. Outras áreas que também podem ser boas para hospedar-se são Mid-Beach e Downtown Miami. 

transporte público de Miami é composto por quatro diferentes tipos de veículos; o problema é que nem sempre um único meio de transporte é suficiente para levar os visitantes aos pontos de interesse que eles desejam, sendo necessário combinar diferentes meios do transporte público para se chegar aonde quer. Veja abaixo como funciona o transporte de Miami-Dade.

Metrobus - O ônibus de Miami é chamado de metrobus e é, provavelmente, o meio de transporte público que os turistas mais utilizam. Os ônibus em Miami têm ar-condicionado e são pagos em espécie - o motorista não recebe nenhum tipo de pagamento, você insere suas moedas e notas em uma máquina até que elas completem o valor da passagem. Sempre tenha dinheiro trocado para pagar os ônibus, porque não há troco. Caso você se dê conta em cima da hora que não tem dinheiro trocado para pagar a passagem, converse com algum outro passageiro, que esteja entrando no ônibus na mesma hora, ofereça-se para pagar a passagem dele e dar uma nota mais alta (de US$ 5, por exemplo) e ele repassar o dinheiro para você.

Nos ônibus, a entrada de passageiros é feita pela porta da frente e a saída, pelas portas traseira e dianteira. Os valores das passagens podem variar, porque há diferentes tipos de ônibus na cidade, mas normalmente custam $ 2.25. Os ônibus têm horário pré-definidos e nem sempre são muito rápidos, por isso confira os horários para não ficar esperando muito nas paradas. Cada ônibus tem uma programação diferente - e eles não funcionam durante a madrugada. 

Alguns dos ônibus que transitam entre South Beach e Downtown Miami são o C (linha 103) e o S (119). Confira aqui as rotas. 

South Beach Local (Linha 123) é um ônibus pequeno que circula apenas por South Beach. Ele custa apenas $ 25 e transita pela Washington Avenue e West Avenue. É bem útil para circular por South Beach sem precisar caminhar. Confira aqui sua rota. 

Metrorail - Metrorail é o trem de superfície de Miami. Ele passa por locais como o Aeroporto Internacional de Miami, Downtown Miami, Kendall, Civic Center e tem 23 estações diferentes. O sistema não atende toda a cidade e não é muito utilizado pelos turistas; ele é mais utilizado por moradores locais, mas, dependendo de para onde você pretende ir, ele pode ser útil, pois evita o tráfego intenso do horário de pico. 

Para comprar a passagem do metrorail é necessário utilizar uma das máquinas de autoatendimento e escolher a opção de obter um Easy Card ou Easy Ticket (cartões recarregáveis), pois não é aceito dinheiro. O Easy Card ($2) é um cartão de plástico com validade extensa, mais utilizado por quem vive na cidade; já o Easy Ticket (gratuito) é um cartão recarregável onde você poderá colocar créditos para usar o metrorail. Se você pretende fazer apenas um trajeto no metrorail, basta escolher a opção do Easy Ticket e inserir o valor de créditos referente a uma passagem. 
Caso pretenda utilizar o metrorail várias vezes, pode valer a pena comprar um passe de um dia, uma semana ou um mês. Confira aqui um mapa com as estações do metrorail e aqui as tarifas. 

Metromover - O metromover é um meio de transporte, mas é tão diferente que para muita gente é também uma atração da cidade, tamanha a modernidade. Trata-se de um veículo elétrico elevado, moderno, que tem estações basicamente em Downtown Miami e Brickell. Ele é gratuito, mesmo para turistas, e, apesar de não atender uma parte muito grande da cidade, é bem legal pela forma que funciona. O metromover funciona bem para ir de uma parte à outra de Downtown ou para deixar mais curta a distância entre a estação de ônibus ou metrô que você precisa pegar. O metromover funciona das 5h à meia-noite. Confira aqui um mapa com as estações do metromover

Trolley - Trolley é o bonde, ou apenas um ônibus com um design diferente. Ele é gratuito, tem pontos de parada e rotas pré-definidas. Há seis diferentes rotas de trolleys em Miami e elas costumam ser curtas, ideais para quem pretende ir a um lugar próximo, mas não próximo o suficiente para ir andando, ou para ir até uma parada do metrorail ou ônibus. Confira aqui os mapas com rotas dos trolleys em Miami. 

Clique aqui para conferir todas as tarifas do transporte público. 

Veja aqui outras formas para se locomover por Miami.

  • Consulado Geral do Brasil

    Nota:  de 10 (0)

    O Consulado Brasileiro em Miami, localizado em Brickell, é o local que você deve procurar na Flórida caso perca seus documentos de viagem, queira fazer procurações ou precise autenticar documentos, fazer registro de casamento - ou para qualquer tipo de suporte aos brasileiros durante a viagem.

    Caso tenha dúvidas ou passe por...

Tudo que você precisa saber sobre Miami!

Esse texto sobre Dicas para circular por Miami sem carro faz parte do guia de Miami no Melhores Destinos

Comentários para Dicas para circular por Miami sem carro

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.