Aluguel de Carro no Exterior

Alugar um carro na Flórida é bastante comum, principalmente porque os carros têm preços atrativos e o transporte público da região não é tão eficaz. O que muitos viajantes fazem é contratar o aluguel do carro pela internet, retirar o veículo no aeroporto e, então, dirigir pela cidade, sem depender de qualquer outro meio de transporte durante a estada.

Uma viagem a Miami é uma boa ocasião para alugar aquele carro esportivo dos sonhos, porque até esses têm preços vantajosos quando comparados aos do Brasil. Nada mau passear por uma boa estrada, em cidade tão linda e dirigindo um carrão, hein? 

Brasileiros que pretendem dirigir no Estado norte-americano precisam apresentar apenas a CNH Brasileira (Carteira Nacional de Habilitação) e ter pelo menos 21 anos. Como opção, pode-se também fazer a PID (Permissão Internacional para Digirir), que pode ser requerida facilmente no Detran de cada cidade. A PID não é obrigatória na Flórida, mas em uma situação adversa pode ser pedida pela autoridade local. A idade mínima para um estrangeiro alugar um carro nos EUA é 21 anos; jovens com idades entre 21 e 24 poderão ter que pagar uma taxa adicional à locadora. 

Se você pretende dirigir nos Estados Unidos, tente aprender um pouco sobre as regras locais. Observe a sinalização quanto à velocidade, respeite as faixas de pedestre e o estacionamento, que muitas vezes é pago através do parquímetro. No país, mede-se a velocidade em milhas por hora e não em quilômetros por hora; os velocímetros dos carros alugados costumam apresentar indicações nos dois valores e isso já facilita para nós, brasileiros. As estradas da Flórida são boas, por isso muita gente se empolga na hora de dirigir e excede os limites, mas é importante lembrar que a polícia também é eficiente e pode penalizá-lo caso ultrapasse os limites de velocidade ou mesmo se estiver muito abaixo da velocidade da via. 

Para quem não conhece Miami muito bem, o GPS é um grande aliado, porque ajuda muito a chegar aos pontos de interesse da cidade. Ele pode ser alugado com o carro, nas locadoras, mas, dependendo do tempo em que você irá alugá-lo, pode ser mais vantajoso financeiramente ir a uma loja de eletrônicos como a Best Buy e comprar o seu próprio GPS. Outra alternativa para economizar com o aluguel do GPS é comprar um chip telefônico pré-pago em operadoras como TMobile e AT&T e usar aplicativos com GPS, como o Google Maps, para se locomover.

Viajando com crianças pequenas, saiba que as regras sobre a cadeirinha infantil variam em cada região dos Estados Unidos e levar a cadeirinha do Brasil pode ser desvantagem, já que você pode alugá-la nas locadoras ou mesmo comprá-la em alguma loja. Confira aqui mais detalhes sobre as regras para assentos infantis na Flórida. 

Dicas de aluguel do carro na Flórida: 
- O preço do aluguel de carros nos EUA costuma ser barato, mas lembre que, além do valor do veículo, existem taxas a serem pagas e impostos à parte que oferecem mais segurança ao motorista em caso de acidentes. Saiba sempre o que você está contratando! Alguns dos serviços que as locadoras oferecem são: aluguel de GPS, aluguel de cadeira infantil, assistência na estrada, seguros, tanque de gasolina cheio etc. 

- Ter um seguro que cubra danos ao veículo, roubo e danos a terceiros é recomendado. Eles podem evitar muita dor de cabeça! Há vários seguros diferentes e cada uma das empresas pode adotar nomes diferentes; por isso, confira junto à sua locadora o que cobre cada um dos seguros. Alguns deles são: Loss Damage Waiver - LDW (proteção para danos e perdas); Personal Accident Insurance - PAI (acidentes pessoais); Personal Effects Coverage - PEC (cobertura de pertences pessoais); Partial Damage Waiver - PDW (proteção parcial de danos), Extended Protection - EP (proteção de responsabilidade civil). 

- Um dos seguros oferecidos pelas locadoras é o CDW/LDW, um seguro básico, que protege o locatário contra danos sofridos ao veículo e roubo. Esse seguro é oferecido pelas operadoras de cartão de crédito, quando o aluguel do veículo é feito com o cartão em questão e o locatário abre mão de fazer o seguro com a locadora para utilizar a seguradora do cartão de crédito. Recomendamos entrar em contato com sua empresa de cartão de crédito para conferir se você tem essa facilidade e sobre acionar o seguro do cartão para cobrir eventuais despesas com aluguel de veículo. Fique de olho nas regras do cartão, pois normalmente o seguro oferecido por eles não cobre danos a automóveis de luxo ou a terceiros. 

- Motoristas com menos de 25 anos precisam pagar, em algumas locadoras, uma taxa extra. Se você se inclui nessa faixa etária, confira os preços do aluguel com diferentes locadoras para ver qual oferece o melhor. Algumas locadoras oferecem promoções e isenção da taxa, por isso vale a pena ficar de olho nas promoções. 

- Devolver o veículo em um ponto diferente do que foi feita a retirada pode render taxas extras. 

- Alugar o carro em aeroportos pode render uma taxa extra, que varia de acordo com o aeroporto. 

- Para economizar, cadastre-se nos sites das locadoras e fique de olho em possíveis promoções. Deixe seu e-mail habilitado para receber e-mails das locadoras e, se houver uma promoção, aproveite a oportunidade para finalizar a locação. 

Abastecimento
Abastecer um carro nos Estados Unidos é bem diferente do Brasil, isso porque, assim como diversos outros serviços no país, é a própria pessoa que faz a operação, enquanto no Brasil basta estacionar o carro para que um funcionário complete o tanque. Embora pareça complicado fazer tudo sozinho, não há mistério e depois que você fizer a primeira vez, passa a ser bem rápido.

Antes de parar o veículo no posto, saiba de qual lado do carro fica o tanque de combustível - a dica aqui é olhar para o desenho da bombinha no painel, o lado em que estiver a mangueira, é o lado que deve ser usado para abastecer. Após parar perto da bomba (a mangueira de abastecimento é curta), escolha o tipo de combustível, faça o pagamento com o cartão de crédito e insira os primeiros números de seu CEP (vale o CEP do hotel). Após a aprovação, você pode abastecer o carro e utilizar a trava da mangueira para não precisar segurá-la enquanto o carro é abastecido. Caso o cartão seja recusado ou o CEP não seja validado, recorra à loja do posto para obter ajuda, pois são coisas fáceis de se resolver.

Pagar em espécie também é uma opção: basta estacionar o carro próximo à bomba, ir à lojinha do posto, informar ao atendente o número da bomba que irá utilizar e o valor de combustível que quer abastecer. O atendente liberará a bomba após o pagamento e você poderá abastecer. 

Tenha em mente que o abastecimento é feito por gallons e não por litros - 1 galão = 3,78 litros. 

Tudo que você precisa saber sobre Miami!

Esse texto sobre Aluguel de Carro no Exterior faz parte do guia de Miami no Melhores Destinos

Comentários para Aluguel de Carro no Exterior

  • X7jqy Fernando Ivan De Nadai há mais de 3 anos

    Cara.. fui fazer o PID - e quando fui pagar, eles estão cobrando 240 reais....

    Dei meia volta e fui embora...

  • Missing EDUARDO MANHA há 3 anos

    vou viajar para Miami em outubro, pretendo alugar um carro. Estou viajando com documentação de nacionalidade portuguesa pois tenho dupla nacionalidade - brasileira e portuguesa. Posso alugar o carro com o passaporte portugues e a CNH brasileira ? Se não, como fazer ?

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Não vejo problema na sua situação, Eduardo, mas se tiver dúvidas, aconselho que você busque informações concretas com a empresa em que irá alugar o carro.

  • 9r37h Marcela Oliveira há mais de 2 anos

    Gostaria de saber como alugar um carro no porto de Miami. Não consigo achar essa opção nos sites das empresas de aluguel de carros .
    Vocês podem me ajudar ?
    Obrigada

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Marcela. Pela falta de opção em alugar carros no porto, acredito que não tenha locadoras ali... você teria que ir até a loja mais próxima da empresa que pretende alugar o carro com um táxi ou conferir se eles oferecem transporte gratuito entre o porto e a empresa. Abs

  • Img9072 cristiane alves há mais de 1 ano

    ESTOU INDO A MIAMI EM JUNHO , NA VERDADE FAREI NOVA YORK DE LAR PEGO UM VÔO PRA ORLANDO, AÍ COMEÇA PRETENDO IR DE ORLANDO A MIAMI DE CARRO , POIS O VÔO DA VOLTA É EM MIAMI , NÃO FALO NADA EM INGLÊS , TEREI DIFICULDADES MESMO COM A AJUDA DE UM GPS? O GPS É TRADUZIDO?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Cristiane, geralmente você pode escolher a língua do GPS. Dessa forma você escolhe o português e consegue seguir as instruções mesmo sem falar inglês.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.