Sydney
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Compras em Sydney

Sydney não é daqueles destinos que todo mundo comenta ser uma maravilha para fazer compras, não é verdade? Sua pouca fama não significa que o lugar seja ruim para esse fim, muito pelo contrário. Há ótimas lojas espalhadas pela cidade e boas oportunidades para fazer compras, principalmente quando há troca de coleção, como janeiro e fevereiro ou julho e agosto, que são períodos em que há promoções. Além disso, o Boxing Day (26 de dezembro) é conhecidamente um dia ótimo para compras-o dia após o Natal é conhecido como um feriado para compras; ele é como a Black Friday dos Estados Unidos. 

Voltar para casa sem uma lembrancinha é difícil... O país é encantador e tem vários símbolos que o identificam, é difícil resistir às placas de canguru, pelúcias de coala ou objetos com a bandeira australiana.

Queen-victoria-building-qvb

Para quem deseja fazer compras, o ideal é ir pro CBD (centro) de Sydney. É no distrito financeiro que você irá encontrar o Pitt Street, uma das melhores ruas para compras em Sydney. Um trecho da Pitt Street, conhecido como Pitt Street Mall, é completamente fechado para veículos e se tornou um shopping a céu aberto, com várias lojas famosas, além de galerias e centros comercias. Nela fica o shopping Westfield, a Strand Arcade, uma galeria antiga com interior encantador, e lojas como David Jones e Myer (ambas são lojas de departamento australianas). A Apple também fica ali pertinho e faz um super sucesso, porque como a Austrália tem um fuso horário bastante adiantado em relação ao ocidente, os novos aparelhos que a marca lança são vendidos primeiro em Sydney. 

Ainda no centro, há um local imperdível para conhecer, o Queen Victoria Building (QVB), um shopping localizado em um edifício construído no final do século XIX. Nele você encontrará lojas luxuosas como Versace e Ralph Lauren; o lugar não é barato para fazer compras, é verdade, mas a visita é válida mesmo assim. Sua arquitetura é linda e ele tem vários restaurantes que podem render uma boa refeição, não deixe de conhecer!

Pitt-street-mall

A Darling Harbour, um complexo de entretenimento que tem restaurantes e lojas, também cai bem para fazer umas comprinhas. O lugar tem um shopping, o Harbourside, que pode ser interessante para "bater perna". O World Square também é uma excelente alternativa, pode até parecer pequeno, mas é enorme e tem várias lojas que são famosas na Austrália e em outras partes do mundo. 

Para comprar artesanato, a dica é ir ao The Rocks Market, que acontece aos sábados de manhã. E se quiser comprar lembrancinhas de viagem ou qualquer outro tipo de produto, a sugestão é ir ao Paddys Market, que fica em Chinatown e tem quase tudo que você pode imaginar, desde roupas e comida a cartões e fantasias com os melhores preços da cidade. 

Tax Refund

Quando você faz uma compra acima de $300 em uma mesma loja, até 60 dias antes de deixar a Austrália você pode requerer o retorno dos impostos pagos nos produtos comprados. O processo para receber esse dinheiro de volta começa logo na compra, ao pedir para o atendente da loja lhe dar a nota fiscal que contém o valor do reembolso. Na hora de deixar o país, você deve ir ao aeroporto em posse dos produtos comprados (pode ser necessário apresentá-los) e mostrar a nota fiscal em um posto de atendimento que fica logo após a passagem da imigração. O fiscal de tax refund costuma pedir para ver os produtos comprados, mas caso você os tenha despachado na bagagem que vai no porão do avião, basta explicar isso.

O retorno do imposto é feito de maneira muito rápida e simples, e você poderá obtê-lo através de crédito no cartão de sua escolha. Veja aqui as regras do Tax Free e como obter seu dinheiro de volta. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Sydney