Sydney

Como chegar a Sydney

Sydney é a capital do Estado de New South Wales e a maior cidade do país. O Aeroporto de Sydney, que serve a cidade, é também o maior da Austrália, portanto, várias companhias aéreas estrangeiras voam para o local. 

Um voo para a Austrália, por mais rápidas que sejam as conexões, é cansativo e leva várias horas de viagem. Não há voos diretos partindo do Brasil, nem voos com companhias brasileiras até a cidade, então será necessário comprar sua passagem com uma empresa estrangeira que viaje até Sydney. Devido aos acordos entre companhias aéreas brasileiras e estrangeiras, você pode conseguir comprar um voo partindo de sua cidade, mesmo não sendo ela São Paulo ou Rio de Janeiro, onde ficam os maiores aeroportos de nosso país. 

Partindo de São Paulo/Guarulhos, há voos para a Austrália com companhias como a Qantas (conexão em Santiago); LAN (conexão em Santiago); Qatar (conexão em Doha), Emirates (conexão em Dubai), Etihad (conexão em Abu Dhabi); Delta (conexão nos Estados Unidos) e South African (conexão em Joanesburgo). Além dessas empresas, ainda é possível voar com a Air China, KLM, Air France, Air Canada etc., mas nem sempre os voos com essas empresas compensam. Sydney está na costa leste da Austrália, então a viagem tende a ser menos demorada quando feita pelo Oceano Pacífico. 

O Aeroporto de Sydney está a cerca de 10 km do centro da cidade e o trajeto entre os dois pontos leva cerca de 20/40 minutos para ser feito de carro, dependendo do trânsito. O trânsito de Sydney pode ser conturbado, principalmente durante o início e fim do horário comercial, então planeje-se para fazer seus deslocamentos com antecedência. 

O aeroporto mais importante do país é moderno e possui três terminais, T1 (voos internacionais) e T2 e T3 (voos domésticos). Ele está ligado à cidade através do transporte público e tem rotas para destinos como Melbourne, Brisbane, Cairns, Perth, Joanesburgo, Hong Kong, Singapura, Auckland, Santiago, Abu Dhabi, Honolulu, Dubai etc. Na área de embarque, você encontrará diversas lojas, lanchonetes e poltronas para recarregar seu telefone celular. O wi-fi é gratuito e deixa a espera pelo voo mais agradável. 

Como sair do aeroporto de Sydney

- Utilizando o transporte público

Várias linhas de ônibus vão até o aeroporto de Sydney e essa é a maneira mais barata de ir até o aeroporto. O transporte público da cidade funciona com o Opal Card, um cartão pré-pago que pode ser comprado em lojas de conveniência, mas, se preferir, você pode comprar sua passagem de papel com o próprio motorista do ônibus. 

Neste site você pode inserir seu local de destino para ver qual a linha mais propícia para chegar ao local. 

Além dos ônibus, uma maneira excelente de sair ou chegar ao aeroporto é o trem, que é confortável e não sofre com problemas no trânsito. Os trens de Sydney são grandes e dificilmente estão cheios, então essa é uma ótima alternativa para quem se hospeda próximo a uma estação de trem. A passagem de trem custa $17 e o trajeto até o centro leva 13 minutos. Há estações nos terminais doméstico e internacional. 

Aconselhamos que você saiba qual é a estação de trens mais próxima do local em que estará hospedado; se for próximo a uma estação de trem, ótimo, porque assim será fácil chegar ao hotel. Se você estiver hospedado afastado de uma estação de trem, talvez pegar o trem a partir do aeroporto não seja uma ideia tão boa, porque poderá exigir que você utilize mais um meio de transporte para chegar ao seu destino final. 

Utilizando a linha de trem que sai dos terminais domésticos e internacional do aeroporto você poderá ir direto para estações como: Central, Museum Station, St. James Station, Circular Quay, Wynyard, Town Hall, Kings Cross e North Sydney. Para obter mais informações sobre o trem que vai ao aeroporto, clique aqui.

- Shuttle compartilhado

Há agências de transfer que fazem o trajeto entre o aeroporto e o hotel. Elas fazem o transporte compartilhado e o pagamento é feito por pessoa-custa em torno de $15-25. Algumas agências não vão a endereços específicos ou residenciais; nesse caso, elas deixam os passageiros em pontos específicos, como hotéis, estações de trens ou outros pontos de interesse. É necessário ver com cada agência como funciona seu trabalho. 

Entre as empresas que podem prestar esse serviço estão a Con-x-ion e Airport Connect e ASN Transfer.  

- Táxi 

Um trajeto de táxi entre o aeroporto e a Circular Quay deve custar entre $42 e $60. Os táxis certamente não são a maneira mais barata nem mais rápida para sair ou chegar ao aeroporto, mas é uma opção indicada para quem está em grupo. Quando o número de passageiros é maior e o grupo pode ser comportado em um mesmo veículo, o valor por cabeça pode ser mais vantajoso do que utilizar o transfer compartilhado ou mesmo o trem. 

Taxistas não estão autorizados a abordá-lo após o desembarque. Se ao desembarcar alguém oferecer o serviço de táxi, não o utilize; prefira os táxis autorizados pelo aeroporto, que ficam do lado de fora da área de desembarque e indicado pelas placas. 

Caso você já esteja na Austrália e queira chegar a Sydney de avião, poderá utilizar empresas como a Qantas, Virgin Australia e TigerAir.

Chegando a Sydney de trem

Para quem já está na Austrália, os trens são uma das maneiras de se chegar à cidade. A vantagem é que eles são mais rápidos que os ônibus, têm horário certo de chegada e não sofrem com trânsito; o ponto negativo é que os trens entre as cidades não são supervelozes, então as viagens podem demorar. O custo-benefício nem sempre é vantajoso em relação aos voos domésticos, mas viajar de trem pode ser uma boa ideia para quem precisa comprar uma passagem em cima da hora ou gosta de admirar paisagens naturais. Há linhas de trem que ligam Sydney direto a Adelaide, Brisbane e Camberra; algumas rotas para outras cidades exigem conexões.

Clique aqui para saber as rotas que podem ser feitas de trem a partir de Sydney ou chegando na cidade. 

Chegando a Sydney de ônibus

Viajar de ônibus na Austrália nem sempre oferece o melhor custo-benefício, mas para quem tem tempo disponível, pode ser uma boa opção. Em algumas áreas do país, há um tipo de passagem conhecida como "hop on hop off", em que você paga um valor fixo e, em um determinado período, pode subir e descer do ônibus em diferentes cidades e, dessa maneira, conhecer várias cidades australianas. Para conferir sobre passagens de ônibus, consulte o site da Greyhound

Chegando a Sydney de carro

As estradas na Austrália são muito boas para fazer viagens terrestres, a única coisa que pode pesar contra uma viagem de carro são as longas distâncias entre as cidades. Viagens assim requerem um pouco de planejamento para que você saiba, pelo menos, quais são os lugares onde há postos de combustíveis ao longo do caminho. 
Por terra, são 920 km entre Sydney e Brisbane através da Pacifc Hyw; 286 km até Canberra pela Hume Hwy e 878 km a partir de Melbourne pela M31. 

  • Sydney Airport (SYD) (Sydney Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Sydney é o maior aeroporto da Austrália e está localizado a cerca de 10 km do centro da cidade. É um aeroporto moderno, com todo tipo de serviço que você possa precisar durante uma passagem pelo lugar, incluindo lanchonetes, restaurantes, lojas de presentes, livraria e serviço de aluguel de carros. Também...

Tudo que você precisa saber sobre Sydney!

Esse texto sobre Como chegar a Sydney faz parte do guia de Sydney no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Sydney

  • N973n Mylena Maeda há mais de 5 anos

    Olá Camille, tudo bom?

    Obrigada pelo post! Tenho uma dúvida: Sydney tem um unico aeroporto para voo domestico e internacional?

    Se sim, é muito longe a distância entre os terminais domesticos e internacional?

    bjs

    Mylena

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Mylena. Tudo bem? Obrigada pelo comentário! :)
    O principal aeroporto de Sydney, tem 3 terminais, dois para voos domésticos e um para voos internacionais.
    Os terminais domésticos estão próximos um do outro, mas o terminal doméstico fica distante do terminal internacional... então você precisa pegar um transporte para fazer esse trajeto. Existe ônibus, trem e dependendo da companhia que você voa tem transporte gratuito também.
    Essa página do aeroporto (em inglês) explica direitinho e tem até um mapa... dá uma olhadinha. http://www.sydneyairport.com.au/go/terminal-transfer.aspx Beijos

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.