Sydney
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas de Sydney

Sydney é a capital do estado de New South Wales e está na costa leste da Austrália. Para entrar em território australiano é necessário ter um passaporte com um visto de turismo válido. O visto é simples de ser emitido, é feito pela internet e exige o preenchimento de formulários e o pagamento de uma taxa. Certifique-se de aplicar o visto que corresponde ao seu objetivo de viagem para não ter problemas com a imigração. Veja aqui como tirar o visto australiano ou visite o site oficial da Embaixada da Austrália para obter mais informações. 

Na entrada ao país, nem sempre o passaporte é carimbado. Caso você queira ter um carimbo de sua chegada/saída, peça ao oficial da imigração. 

A Vacina de Febre Amarela é necessária para entrar na Austrália e a carteira de vacinação internacional pode ser exigida pelo oficial de imigração na chegada ao país. Embora pouco se fale a respeito da necessidade da vacina, ela realmente é exigida, mas se você não tiver tomado, não significa que será deportado, a Austrália é tolerante em relação a isso. Em todo caso, ressaltamos a necessidade de ter um comprovante internacional de vacinação, que é emitido pela ANVISA, e deve atestar que a vacina foi tomada 10 dias antes da viagem. Na hora do embarque no Brasil, a companhia aérea em que você fará a viagem também poderá exigir o certificado de vacinação.

A moeda utilizada na Austrália é o dólar australiano (AUD), que não tem a mesma cotação do dólar americano. O dólar australiano não é tão fácil de ser encontrado para compra no Brasil e se você pretende comprá-lo em território brasileiro, provavelmente terá que fazer uma reserva na casa de câmbio de sua preferência. Além do dinheiro em espécie, cartões de crédito e dos cartões pré-pagos, uma outra maneira de ter dinheiro na Austrália é sacando nos caixas eletrônicos na chegada ao país. 

O sistema de transporte na Austrália utiliza a mão inglesa (lado direito), então certifique-se de olhar para o lado correto ao atravessar uma rua ou pegar o transporte público. Quem quiser dirigir no país, além da CNH brasileira deve ter a permissão internacional para dirigir (PID), que é traduzida para o inglês. Dirigir na mão direita pode parecer estranho no início, então redobre a atenção nas primeiras horas de direção em território australiano. 

Ao entrar em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, é muito normal pedirem um documento que comprove a maioridade, que é de 18 anos. Esse é um procedimento padrão, feito, principalmente, em bares e casas noturnas. Há locais que não aceitam documentos brasileiros, como a CNH ou o RG, e que exigem a apresentação do passaporte.

O fuso horário de Sydney é bem adiantado em relação ao Brazil (UTC +10h) o que representa uma boa diferença nos hábitos do cotidiano de uma pessoa. É muito natural sofrer com o jet lag, ter sono em horários "fora do comum” ou acordar muito cedo nos primeiros dias pós-viagem. As pessoas que saem do Brasil e viajam para a Austrália levam alguns dias até se acostumarem com o novo horário, então, na hora de programar o roteiro de sua viagem, reserve também um tempo para descansar-considere que a própria viagem de avião será cansativa e que os primeiros dias de viagem serão exaustivos pela falta de costume ao novo horário. 

Para sofrer menos com o jet lag, tente se acostumar ao horário da Austrália, ou do Brasil (no fim da viagem) antes de chegar ao destino. Se você vai para um lugar que é mais cedo do que seu local de origem, tente ir para a cama mais cedo e acordar mais cedo. 

Esteja atento ao fato de que as leis na Austrália são bem diferentes das do Brasil, e que um ato que parece simples e inofensivo pode provocar multa e fazê-lo desembolsar um bom dinheiro-a fiscalização é mais severa, assim como a aplicação de penalidades. Beber e fumar em locais públicos pode ser proibido, então esteja sempre atento às placas ao redor. Atravessar uma rua fora da faixa ou em momento impróprio, fumar em local fechado ou colocar os pés no assento do trem são atitudes que podem gerar multa, por exemplo.  

Sydney é segura para passear e você pode caminhar tranquilamente pela cidade, inclusive durante a noite e sozinho. É claro que por ser uma cidade de grande porte você não deve ficar completamente relaxado, mas não há porque ter paranoias; é uma cidade muito mais segura do que qualquer capital brasileira.

Os hábitos na Austrália são um tanto quanto "diurnos". Esteja atento aos horários dos estabelecimentos, que podem ser um pouco diferentes dos horários praticados no Brasil. Há restaurantes que fecham a cozinha em torno das 20h30/21h, então evite jantar tarde. O comércio não costuma fechar tarde também, muitas lojas fecham às 17h/18h. Às quintas-feiras, é natural que o comércio funcione até mais tarde em várias cidades australianas. 

Nas estações de trem, as passagens são vendidas nas máquinas de autoatendimento, você faz a compra informando o local de destino e paga o valor da passagem referente ao local aonde irá. Note que se você utiliza os tickets de papel, eles devem permanecer em seu poder até você deixar as estações de trem. 

Em algumas estações não há catracas ou pessoas conferindo se todos pagaram suas passagens, porque presume-se que as pessoas irão pagar pelo serviço que estão consumindo, mas vez ou outra uma equipe passa pelos trens conferindo se as passagens estão pagas e em dia, caso a pessoa não tenha pago pela passagem, normalmente lhe é dada uma multa. 

Vários estabelecimentos cobram uma taxa quando o pagamento de um serviço é feito com cartão de crédito, essa taxa varia de acordo com o cartão e, normalmente, é de 1,5 a 3% do valor total da compra. 

Em feriados nacionais, os restaurantes poderão cobrar uma porcentagem adicional ao valor dos pedidos.

Os supermercados não vendem bebidas alcoólicas; caso deseje comprá-las, você deverá ir a uma Liquor Store, que são estabelecimentos especializados em bebidas com álcool. Nessas lojas há uma enorme variedade de produtos; cervejas, vinhos, sidras, destilados etc. Estar com um documento de identificação é sempre bem-vindo ao entrar em um local que vende bebidas. 

Há restaurantes que não vendem bebidas e que permitem que você leve e consuma sua própria bebida alcoólica no local. Esses locais são sinalizados com “BYO” (bring your own), isso significa que você pode comprar sua bebida em qualquer liquor store e consumir no estabelecimento. 

O Opal Card é extremamente útil para quem utilizará o sistema de transporte público na região metropolitana. Veja aqui informações sobre o transporte na cidade

A rede elétrica na Austrália é de 220/240V e suas tomadas têm três pinos chatos, sendo dois pinos "tortos" e um vertical. Provavelmente você irá precisar de um adaptador de tomadas para recarregar seus dispotivos eletrônicos; eles podem ser encontrados em lojas de conveniência e supemercados, por exemplo.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Sydney