Onde comer em Sydney
A Austrália não é um daqueles países mundialmente conhecidos pela rica culinária, na verdade são poucos os seus pratos típicos. Você encontrará nos restaurantes australianos pratos como o fish & chips e chicken parmegiana; e em alguns locais mais exóticos, pratos como canguru e crocodilo. Os australianos comem hambúrgueres com muita frequência, além de muitos pratos chineses e japoneses, afinal, em um país formado por imigrantes de diversas partes do mundo, é natural que a culinária seja diversificada.
Para provar verdadeiras iguarias australianas, vá ao supermercado e compre o Vegemite, uma pasta que se come com pão ou torradas. Para o gosto dos brasileiros, o vegemite é considerado salgado; o sabor é peculiar, e nós, geralmente, não gostamos. Agora, se quiser comer algo realmente gostoso e que é quase garantido que agradará ao paladar, compre um (ou vários) pacotes de Tim Tam, o biscoito recheado que é a cara do país. Segundo os australianos, a tradição é comer o Tim Tam tomando chá ou leite; você morde as laterais do biscoito e o faz de canudo para tomar a bebida.
Uma outra coisa que se come na Austrália é a “meat pie”, uma torta de carne que se assemelha com uma empada grande. Um dos locais mais tradicionais para comer meat pie em Sydney é O Harry's Cafe de Wheels, onde as tortas também podem ser servidas acompanhadas de uma pasta de ervilha por cima. A rede “Outback”, que faz tanto sucesso no Brasil, não é australiana, como aparenta, ela nasceu nos Estados Unidos; mas se você quiser comer em um restaurante similar, na Austrália, a dica é ir ao Hurricane’s Grill & Bar Steakhouse, que tem as famosas costelinhas de porco e boi-no local, o hábito é comer com as mãos.
Considerado um dos melhores restaurantes da cidade, e certamente com uma das vistas mais bonitas, o Aria é um restaurante especial, com comida de alta qualidade. É um lugar caro, mas para quem quer comemorar uma data especial ou fazer um jantar diferente, pode ser uma boa pedida. Outro restaurante muito bom, principalmente para ir durante a noite, é o Spice Temple, que faz pratos da cozinha chinesa contemporânea.
Fazer uma refeição com uma vista bonita é um programa imperdível em Sydney, e para isso há várias opções. Se quiser curtir um drink ou fazer uma refeição ao pôr do sol, vá ao Opera Bar; ou ao 360 Bar and Dining, que tem um restaurante e um bar giratório que são ótimos para a noite. Quando for a Bondi Beach, não pense duas vezes é vá ao Iceberg's Dining Room & Bar, ele tem um restaurante elegante, um bar e uma cafeteria; em qualquer um desses lugares a vista é incrível, vá naquele que couber no seu bolso!
Os sanduíches e hambúrgueres fazem parte da vida dos australianos e nós temos três sugestões para quem gosta desse tipo de comida: o Chur Burger, que tem um hambúrguer caprichado e um ambiente jovem; o Mary’s Burguers (nosso preferido!), que tem sanduíches simples e muito saborosos, com um molho sensacional, e o Rockpool Bar, um local fino, tem área de restaurante e área de bar, que serve um hambúrguer de wagyu que faz um tremendo sucesso.
Sydney tem diversas sorveterias maravilhosas e duas delas conquistaram nosso coração: a Gelato Messina, que é muito badalada e há quem diga que é a melhor sorveteria da cidade, e a Cow and the Moon, que não é tão famosa, mas já recebeu vários prêmios pelo seu sorvete. Para comer um docinho, vale uma passada no Adriano Zumbo, que tem tortinhas e bolos ótimos.
Dicas:
- Na Austrália, todos os restaurantes servem água gratuitamente.
- Não é um hábito deixar gorjetas, nem os famosos 10% costumeiramente cobrados no Brasil.
- Em muitos restaurantes, especialmente os informais, costuma-se fazer o pedido e pagamento no caixa. Ao realizar o pagamento, você recebe uma plaquinha indicativa para que seu pedido seja entregue onde você escolher para sentar.