Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco, localizado em Olinda (PE), é o primeiro convento franciscano do Brasil, datado de 1585. Ele faz parte de um conjunto arquitetônico que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de Santana e a Capela de São Roque. 

Caminhando pelos diferentes ambientes, preste atenção nos móveis e esquadrias em madeira, nas pinturas e, principalmente, nas paredes cobertas por azulejos portugueses, é um dos maiores conjuntos registrados no Brasil. 

Convento de São FranciscoA visita é autoguiada, tem plaquinhas com esclarecimentos junto aos pontos de interesse. Mas já vou avisando que, apesar de lindo, o lugar peca em conservação. Inclusive, a quantidade de cocô de morcego me espantou.

Dedique cerca de meia hora para a atração. É cobrado um ingresso simbólico, eu paguei R$ 5 em pix no final de 2025 (ainda não aceitava cartão). Ah, atente que o convento fecha no horário do almoço, e que pode fechar aos domingos. 

Convento de São Francisco

Convento de São Francisco: por que visitar

A marca do Convento de São Francisco é a azulejaria portuguesa dos séculos 17 e 18, o maior acervo do Nordeste. Os painéis em cores azul e branca estão espalhadas pelos blocos, as histórias expressas nos azulejos têm o papel de hierarquizar os espaços do convento, reforçar seu caráter sagrado, favorecer práticas de devoção e instruir sobre os preceitos da vida franciscana. 

Retratam também cenas alusivas a São Francisco de Assis, seu nascimento e renúncia aos bens materiais, parte do trabalho criado em 1737 por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria em Lisboa. Esse pátio interno foi a parte que eu achei mais linda, todas as paredes são revestidas por esses painéis.

Convento de São Francisco Outro ambiente que me chamou atenção foi a sacristia, tido ambiente de maior requinte do convento. As paredes e o teto são inteiramente revestidos de azulejos e pinturas. O monumental arcaz feito em jacarandá e o armário que guarda os materiais litúrgicos são da primeira fase do barroco. 

Convento de São Francisco

Quando chegar na capela de São Roque, construída em 1711, por membros da Ordem Terceira, repare no teto da nave, que tem pinturas de diversos santos em torno da figura central de Nossa Senhora da Conceição. Não consegui visitar a Capela de Santana porque estava acontecendo um evento, fica para a próxima. 

Outras atrações em Olinda

Você vê todas as atrações de Olinda neste post. Pode usar o mapa abaixo para se localizar, também, tem as principais atrações no centro histórico da cidade. Tire pelo menos um turno inteiro para conhecer a região. 

Convento de São Francisco

Rua de São Francisco, 280
Olinda