Namíbia

Dicas da Namíbia

Geral

  • A língua oficial na Namíbia é o inglês, porém é muito comum os moradores conversarem em africâner ou dialetos de cada tribo. Alemão é amplamente falado e, surpreendentemente, há muitos moradores que falam português por terem origem angolana.
  • O padrão de voltagem na Namíbia é de 220V. A tomada é bem estranha, com três pinos redondos que formam um triângulo e bocais enormes, bem maiores que as tomadas comuns no Brasil. Comprar um adaptador será fundamental. Infelizmente, os adaptadores universais aos quais estamos acostumados não se encaixam na tomada da Namíbia.
  • O fuso horário da Namíbia é de 4 horas a mais em relação a Brasília, ou seja GMT+1. O horário de verão no país começa em setembro e termina apenas em abril.
  • A moeda oficial da Namíbia é o Dólar Namibiano - NAD, porém o Rand, da África do Sul, é amplamente aceito e usado como moeda corrente. As duas moedas têm sempre o mesmo valor.  A cotação, em relação ao dólar americano, é de USD 1 para NAD 13,5 (valor atualizado em fevereiro de 2017). É praticamente impossível encontrar a moeda da Namíbia para compra no Brasil, porém é possível encontrar os rands da África do Sul.
  • Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos e caixas eletrônicos podem ser encontrados em cidades maiores, postos de combustível e supermercados. Ainda que o uso de cartão seja comum, é muito importante sempre ter uma quantia em dinheiro para pequenos mercados e postos de combustíveis isolados. Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. Veja mais sobre dinheiro na Namíbia.
  • As gorjetas na Namíbia são, normalmente, de 10% a 15% do valor total do serviço. É comum dar gorjetas aos garçons e também aos guias, no caso de um safári. Para quem estiver em safári, o valor sugerido de gorjeta é de NAD 10 a NAD 20 por dia.

Telefonia e internet

  • Comprar um chip de celular local é altamente recomendável para quem viaja para a Namíbia. O custo de um pacote de um giga para uma semana de uso é de apenas NAD 30. O preço é irrisório diante do benefício. Há duas operadoras locais que prestam serviço, sendo que a melhor delas é a MTC. É possível adquirir um chip ainda na loja da MTC do aeroporto, contudo, caso não consiga, há chips disponíveis em supermercados e lojas nas cidades maiores.
  • A internet não funciona bem pelo sinal de celular fora das grandes cidades, mas sempre há um sinal fraco que ajuda em caso de emergências. Grande parte dos lodges e campings disponibilizam sinal de Wi-Fi, porém quase sempre apenas na recepção. 

Documentação 

  • Brasileiros não precisam de visto para a Namíbia no caso de viagens de turismo com prazo de até 90 dias. O passaporte é obrigatório e deve ter validade mínima de seis meses a partir da data da viagem.
  • A Carteira Nacional de Habilitação - CNH, teoricamente, é aceita na Namíbia. Entretanto, vimos casos de locadoras que exigiram a PID (Permissão Internacional para Dirigir). No departamento de trânsito da Namíbia, a regra é que a carteira de habilitação, caso não esteja em inglês, deve ter uma tradução juramentada. Recomendamos viajar com a PID. Veja mais sobre como se locomover na Namíbia.
  • Evite andar com o passaporte na rua. Se possível, deixe-o guardado em local seguro no hotel ou lodge. Caso esteja em um camping, nunca deixe dinheiro, objetos de valor ou o passaporte dentro da barraca se não estiver no local. Tenha sempre também uma cópia do passaporte online (no email, por exemplo). Em caso de perda, comunique imediatamente o Consulado Brasileiro na Namíbia. A cópia do passaporte facilitará a retirada de um documento de emergência. Veja mais sobre segurança na Namíbia.

Fotografias

  • Os moradores da Namíbia nem sempre gostam de ser fotografados. Caso deseje uma foto de alguém específico é de bom tom pedir antes, especialmente quando se tratar das mulheres Himbas.

Roupas

  • Roupas leves e frescas são excelentes para todo o ano sob o sol da Namíbia. O ideal é ter peças com proteção contra raios solares para evitar problemas com longa exposição ao sol. O uso de chapéu, boné e óculos escuros é altamente recomendável. Não se esqueça de levar roupa de banho! As piscinas dos lodges e campings são bem convidativas e altamente necessárias em dias de calor extremo.
  • Caso esteja a caminho da Namíbia no período do inverno, leve um casaco mais quente. Especialmente no deserto costuma fazer muito frio e a temperatura pode alcançar marcas negativas. Durante o verão, o casaco será útil para os passeios de barco, por causa dos ventos gélidos e cortantes devido ao mar bem frio da região.  
  • Quanto aos calçados, o ideal é levar uma bota de trilha que proteja os pés no caso de passeios mais pesados, como em Waterberg. Entretanto, no geral, não há necessidade de calçados especiais.
  • Apesar de roupas discretas e nos tons de verde, marrom e bege serem o ideal para os game drives (passeios para ver bichos), na prática elas não farão muita diferença, especialmente se o passeio for de carro. O veículo chamará muito mais a atenção do que uma roupa de tons diferentes.
  • No geral, os campings e lodges têm lugares para lavar a roupa. Caso não queira levar uma mala ou mochila muito grande, você poderá lavar algumas peças durante a viagem.

 Saúde

  • A vacina de febre amarela é obrigatória para quem pretende visitar a Namíbia.
  • A água da torneira na Namíbia, em teoria, é potável. Ainda assim, nós não recomendamos o consumo. Prefira sempre comprar água mineral e evite um problema desnecessário.
  • Lembre-se de se manter sempre muito hidratado. O clima na Namíbia é extremamente quente e seco, o que pode causar dor de cabeça, náuseas e, em casos mais graves, desidratação severa. Para passeios no deserto, são recomendáveis o mínimo de dois litros de água. Tenha sempre um garrafão dentro do carro para evitar emergências.
  • Lembre-se de levar repelente contra mosquito, especialmente se for visitar o Etosha National Park e a região norte do país, onde há registro de casos de Malária.
  • Seguro de saúde internacional é altamente recomendável para qualquer viagem ao exterior. Evite problemas maiores e não economize na saúde.

Tudo que você precisa saber sobre Namíbia!

Esse texto sobre Dicas da Namíbia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Namíbia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.