Namíbia
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Dicas da Namíbia

Geral

  • A língua oficial na Namíbia é o inglês, porém é muito comum os moradores conversarem em africâner ou dialetos de cada tribo. Alemão é amplamente falado e, surpreendentemente, há muitos moradores que falam português por terem origem angolana.
  • O padrão de voltagem na Namíbia é de 220V. A tomada é bem estranha, com três pinos redondos que formam um triângulo e bocais enormes, bem maiores que as tomadas comuns no Brasil. Comprar um adaptador será fundamental. Infelizmente, os adaptadores universais aos quais estamos acostumados não se encaixam na tomada da Namíbia.
  • O fuso horário da Namíbia é de 4 horas a mais em relação a Brasília, ou seja GMT+1. O horário de verão no país começa em setembro e termina apenas em abril.
  • A moeda oficial da Namíbia é o Dólar Namibiano - NAD, porém o Rand, da África do Sul, é amplamente aceito e usado como moeda corrente. As duas moedas têm sempre o mesmo valor.  A cotação, em relação ao dólar americano, é de USD 1 para NAD 13,5 (valor atualizado em fevereiro de 2017). É praticamente impossível encontrar a moeda da Namíbia para compra no Brasil, porém é possível encontrar os rands da África do Sul.
  • Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos e caixas eletrônicos podem ser encontrados em cidades maiores, postos de combustível e supermercados. Ainda que o uso de cartão seja comum, é muito importante sempre ter uma quantia em dinheiro para pequenos mercados e postos de combustíveis isolados. Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. Veja mais sobre dinheiro na Namíbia.
  • As gorjetas na Namíbia são, normalmente, de 10% a 15% do valor total do serviço. É comum dar gorjetas aos garçons e também aos guias, no caso de um safári. Para quem estiver em safári, o valor sugerido de gorjeta é de NAD 10 a NAD 20 por dia.

Telefonia e internet

  • Comprar um chip de celular local é altamente recomendável para quem viaja para a Namíbia. O custo de um pacote de um giga para uma semana de uso é de apenas NAD 30. O preço é irrisório diante do benefício. Há duas operadoras locais que prestam serviço, sendo que a melhor delas é a MTC. É possível adquirir um chip ainda na loja da MTC do aeroporto, contudo, caso não consiga, há chips disponíveis em supermercados e lojas nas cidades maiores.
  • A internet não funciona bem pelo sinal de celular fora das grandes cidades, mas sempre há um sinal fraco que ajuda em caso de emergências. Grande parte dos lodges e campings disponibilizam sinal de Wi-Fi, porém quase sempre apenas na recepção. 

Documentação 

  • Brasileiros não precisam de visto para a Namíbia no caso de viagens de turismo com prazo de até 90 dias. O passaporte é obrigatório e deve ter validade mínima de seis meses a partir da data da viagem.
  • A Carteira Nacional de Habilitação - CNH, teoricamente, é aceita na Namíbia. Entretanto, vimos casos de locadoras que exigiram a PID (Permissão Internacional para Dirigir). No departamento de trânsito da Namíbia, a regra é que a carteira de habilitação, caso não esteja em inglês, deve ter uma tradução juramentada. Recomendamos viajar com a PID. Veja mais sobre como se locomover na Namíbia.
  • Evite andar com o passaporte na rua. Se possível, deixe-o guardado em local seguro no hotel ou lodge. Caso esteja em um camping, nunca deixe dinheiro, objetos de valor ou o passaporte dentro da barraca se não estiver no local. Tenha sempre também uma cópia do passaporte online (no email, por exemplo). Em caso de perda, comunique imediatamente o Consulado Brasileiro na Namíbia. A cópia do passaporte facilitará a retirada de um documento de emergência. Veja mais sobre segurança na Namíbia.

Fotografias

  • Os moradores da Namíbia nem sempre gostam de ser fotografados. Caso deseje uma foto de alguém específico é de bom tom pedir antes, especialmente quando se tratar das mulheres Himbas.

Roupas

  • Roupas leves e frescas são excelentes para todo o ano sob o sol da Namíbia. O ideal é ter peças com proteção contra raios solares para evitar problemas com longa exposição ao sol. O uso de chapéu, boné e óculos escuros é altamente recomendável. Não se esqueça de levar roupa de banho! As piscinas dos lodges e campings são bem convidativas e altamente necessárias em dias de calor extremo.
  • Caso esteja a caminho da Namíbia no período do inverno, leve um casaco mais quente. Especialmente no deserto costuma fazer muito frio e a temperatura pode alcançar marcas negativas. Durante o verão, o casaco será útil para os passeios de barco, por causa dos ventos gélidos e cortantes devido ao mar bem frio da região.  
  • Quanto aos calçados, o ideal é levar uma bota de trilha que proteja os pés no caso de passeios mais pesados, como em Waterberg. Entretanto, no geral, não há necessidade de calçados especiais.
  • Apesar de roupas discretas e nos tons de verde, marrom e bege serem o ideal para os game drives (passeios para ver bichos), na prática elas não farão muita diferença, especialmente se o passeio for de carro. O veículo chamará muito mais a atenção do que uma roupa de tons diferentes.
  • No geral, os campings e lodges têm lugares para lavar a roupa. Caso não queira levar uma mala ou mochila muito grande, você poderá lavar algumas peças durante a viagem.

 Saúde

  • A vacina de febre amarela é obrigatória para quem pretende visitar a Namíbia.
  • A água da torneira na Namíbia, em teoria, é potável. Ainda assim, nós não recomendamos o consumo. Prefira sempre comprar água mineral e evite um problema desnecessário.
  • Lembre-se de se manter sempre muito hidratado. O clima na Namíbia é extremamente quente e seco, o que pode causar dor de cabeça, náuseas e, em casos mais graves, desidratação severa. Para passeios no deserto, são recomendáveis o mínimo de dois litros de água. Tenha sempre um garrafão dentro do carro para evitar emergências.
  • Lembre-se de levar repelente contra mosquito, especialmente se for visitar o Etosha National Park e a região norte do país, onde há registro de casos de Malária.
  • Seguro de saúde internacional é altamente recomendável para qualquer viagem ao exterior. Evite problemas maiores e não economize na saúde.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Namíbia