Namíbia

Pontos turísticos da Namíbia

Viajar pela Namíbia significa conhecer várias atrações dentro de um país com dimensões grandiosas. Você não embarcará para a Namíbia para ficar em apenas uma cidade ou ter como base apenas um hotel. Para conhecer o país, ou parte dele, será necessário viajar centenas de quilômetros. As principais atrações turísticas da Namíbia não estão localizadas próximas à capital Windhoek e muito menos podem ser visitadas em um bate e volta de um dia. E é isso que torna a Namíbia ainda mais especial. Você terá a chance de visitar várias regiões e ver paisagens incrivelmente diferentes a cada centena de quilômetro percorrido. Um prato cheio para que qualquer viajante ausculte uma boa pitada de aventura.

Deserto-do-kalahari

Uma viagem para a Namíbia inclui ver grandes animais selvagens, percorrer paisagens espetaculares em meio a vários desertos, ver cenários grandiosos em diferentes formações rochosas, praticar esportes de aventura, conhecer diversas culturas e até curtir o mar. E se você quiser ver a maioria das atrações, serão necessários, no mínimo, 15 dias de viagem. Por isso, organize-se para passar um bom tempo no país.

Sossusvlei-e-sesriem

Para ver animais selvagens

Os grandes animais selvagens são objetivo de muitos turistas que chegam à Namíbia. Por lá, é possível ver leões, leopardos, chitas, elefantes, rinocerontes, girafas, zebras e vários outros animais típicos do continente africano. Diferente do que imaginamos, não há animais selvagens em toda a Namíbia. Para ver os grandes mamíferos, é preciso ir a áreas de parques nacionais ou reservas particulares, onde a vida selvagem é preservada e acontece como na natureza.

Namibia

Os passeios para ver animais podem ser feitos em carro próprio, chamados de self drive, ou com os guias e carros locais, chamados de game drive. No geral, os passeios guiados duram três horas e o conhecimento dos guias ajuda a localizar os animais. Mas dirigir o próprio carro para ir ao encontro de leões e elefantes é realmente emocionante!

O principal local para ver animais selvagens na Namíbia é o Etosha National Park. Com área maior do que o estado de Sergipe, o Etosha é uma das grandes atrações do país. Para visitá-lo, será necessário investir em dois ou três dias, assim as chances serão maiores de encontrar os animais que, de fato, estão soltos na natureza. O ideal para quem vai visitar o Etosha é hospedar-se dentro do parque, de onde é possível também fazer game drives noturnos. Vale dizer que, apesar do grande número de animais, no Etosha não é possível ver os Big Five (os cinco grandes mamíferos terrestres mais difíceis de serem caçados), já que não há o búfalo americano no parque. Veja mais sobre o Etosha National Park.

Etosha-national-park

Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park Etosha-national-park

Outro parque nacional que oferece a oportunidade de ver animais e também paisagens espetaculares é o Waterberg Plateau National Park. O desvio para visitar Waterberg é no caminho entre Windhoek e o Etosha, por isso casa bem com o roteiro. A grande atração de Waterberg, como diz o nome, é o grande platô presente na paisagem da região. As trilhas do parque, que podem ser percorridas a pé, reservam, entre outras surpresas, muitos rinocerontes e búfalos americanos. Próximo ao parque nacional, é possível ainda visitar a Waterberg Wilderness Private Nature Reserve, onde estão disponíveis safáris a pé para ver animais.  

Além dos parques nacionais, é possível encontrar animais também em grandes áreas de reservas particulares. Muitas delas oferecem lodges e campings confortáveis, além de game drives para ver os bichos. A principal reserva particular da Namíbia para quem deseja ver animais é a Erindi Private Game Reserve. Localizada no caminho entre Windhoek e o Etosha National Park, ela oferece a possibilidade de ver os Big Five. Uma raridade na Namíbia. Outra reserva que se destaca é a Okonjima Nature Reserve, onde está a Africat Foundation. O programa de proteção a grandes felinos permite a visita ao parque onde estão leopardos e chitas resgatados e em recuperação para retorno à natureza. Okonjima também está no caminho entre Windhoek e o Etosha, por isso é um bom ponto de parada para dormir e, de quebra, ver os grandes felinos. Para quem busca opções de safáris mais luxuosos, a Ongava Game Reserve, às bordas do Etosha, proporciona conforto aliado aos game drives. Lá você estará bem pertinho do Etosha e poderá curtir os dois locais no mesmo dia.

Namibia

Namibia Namibia Namibia Namibia Namibia

O forte mesmo da Namíbia para ver os grandes animais é a região próxima ao Etosha. Mas é possível investir em passeios para ver bichos também em outras áreas. Para quem está a caminho da borda sul da Namíbia, onde está o Fish River Canyon, é possível fazer paradas em reservas que oferecem lodges, campings e game drives. Uma das principais reservas é a Bagatelle Kalahari Game Ranch, localizada no Deserto do Kalahari e com diversos animais. É um bom ponto de partida para quem quer ver bichos, mas se você for ao Etosha primeiro, poderá ficar decepcionado. Ainda assim, vale pela ótima hospedagem e o passeio! O game drive pode incluir até um lanche com espumante ao pôr do sol no alto das dunas.

Deserto-do-kalahari

Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari

Já no extremo noroeste do país está a região de Zambezi, também conhecida como Caprivi Strip, uma pequena tira de terra da Namíbia localizada entre Botswana e Angola que é repleta de vida e completamente diferente de todo o resto do país. A região tem paisagem bem verde e pode ser percorrida passando por quatro diferentes parques nacionais e várias reservas particulares. Na Caprivi Strip, é possível ver elefantes, rinocerontes, búfalos americanos, girafas e os cachorros selvagens, além de crocodilos e hipopótamos, animais não encontrados na região do Etosha. O acesso à região, no entanto, é bem contramão para quem tem poucos dias de viagem, por isso acaba ficando de fora de grande parte dos roteiros.   

Para ver belas paisagens

Um dos pontos fortes da Namíbia é a grande variedade de paisagens. O país tem desde atrações litorâneas até um dos mais antigos desertos do mundo, passando por montanhas, cânion, platôs e um grande número de cenários espetaculares. Muitas vezes, nem é preciso sair do carro para curtir as obras da natureza. Basta ficar atento durante os percursos de carro para se deparar com imagens inesquecíveis. Em todos os lugares onde são encontrados animais selvagens, a paisagem é sempre atração à parte. Mas é claro que em alguns lugares a paisagem se destaca ainda mais e se torna o foco da visita.

Sossusvlei-e-sesriem

A mais famosa paisagem do país está no Deserto da Namíbia. É em Sossusvlei que as árvores petrificadas em meio à argila branca e seca, rodeada pelas dunas vermelhas do deserto, dá cara ao mais famoso cartão-postal do país. Deadvlei, como é chamado este paraíso dos fotógrafos, é passagem obrigatória para quem está na Namíbia e muitas vezes o objetivo principal dos viajantes que chegam ao país. Imagem símbolo do turismo local, Sossusvlei reserva aos visitantes muitas dunas (entre elas a Duna 45 e a Big Daddy), cores saturadas, céu azul sempre limpo e um pôr e nascer do sol realmente mágicos. Para completar, ainda vale uma visita ao Sesriem Canyon, a cereja do bolo da região. Se quiser conhecer tudo com calma, o ideal é ficar dois dias inteiros na região, mas em apenas um já é possível curtir Sossusvlei.

Sossusvlei-e-sesriem

Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem

Outra região marcada por lindos cenários é Damaraland. Localizada entre o Etosha National Park e a costa da Namíbia, Damaraland é repleta de formações rochosas que proporcionam lindos registros. Para curtir com calma, é preciso ao menos três dias na região, onde você poderá conhecer os desenhos centenários esculpidos nas pedras de Twyfelfontein, as impressionantes formações rochosas de Spitzkoppe e a Brandberg Montain (maior montanha da Namíbia). Com sorte, será possível ainda ver os elefantes do deserto, girafas e até leões soltos na natureza. Damaraland é também casa de uma das Himba Village que vive fora da região original (na fronteira com a Angola). É uma oportunidade única de ter contato com um dos povos que mais mantêm e preserva as tradições na Namíbia.  

Damaraland

Himba-village Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland

Bem ao sul do país, o Fish River Canyon é um dos mais grandiosos cenários da viagem. O cânion está entre os maiores do mundo e reserva um espetáculo para os visitantes. A cada mirante, um novo visual é apresentado, mas é fazendo a trilha de cinco dias que se pode de fato entrar em contato com a natureza do lugar. Se o tempo for curto, vale apenas curtir a paisagem. Quem tiver mais dias disponíveis poderá se hospedar em um dos lodges da região para fazer trilhas, passeios e até relaxar em um spa à beira do cânion. Depois vale ir até a NamibRand Nature Reserve, uma das maiores reservas particulares da Namíbia e localizada entre o Fish River e Sossusvlei. Na reserva, são oferecidos desde walking safaris até passeios de balão sobre o deserto. Tudo rodeado de belas paisagens. 

Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari

Percorrendo o litoral

A região litorânea da Namíbia reserva paisagens e clima bem diferentes dos encontrados no resto do país. Sob influência da Corrente de Bengela, o mar gelado que cerca a Namíbia traz para a costa animais como pinguins, lobos marinhos, golfinhos e até baleias. Aliado à rica fauna marinha, a paisagem desértica de frente para o mar encanta os visitantes e permite ver, no mesmo cenário, dunas grandiosas e belas ondas. Passear por lugares como Sandwich Harbor, Skeleton Coast e o Dorob National Park é certeza de belos cliques. Sem falar na espetacular cidade fantasma de Kolmanskop, bem pertinho de Luderitz, onde a luz a cada minuto presenteia os apaixonados por fotografia em um cenário surreal tomado pelo deserto.

Swakopmund-e-walvis-bay

Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay

As principais cidades para quem deseja conhecer mais do litoral da Namíbia são Ludertiz (ao sul de Sossusvlei), Swakopmund e Walvis Bay (as duas ao sul de Sossusvlei). Para quem busca esportes de aventura, Sossusvlei e Walvis Bay são visitas imperdíveis. Nas duas, é possível fazer passeios de quadriciclo pelas dunas, praticar sandboarding, paragliding e até saltar de paraquedas sobre o deserto. Vale ainda fazer um delicioso passeio de barco para ver a fauna marinha que toma conta da região, como em Cape Cross, onde centenas de lobos marinhos podem ser vistos nas Skeleton Coast.

Luderitz-e-kolmanskop

Luderitz-e-kolmanskop Luderitz-e-kolmanskop Luderitz-e-kolmanskop Luderitz-e-kolmanskop Luderitz-e-kolmanskop

O passeio pelo mar também é destaque na cidade de Luderitz, onde está uma das maiores colônias de pinguins da África e com a rara presença de flamingos no mesmo espaço. Ainda que o mar seja uma linda atração, o que mais atrai visitantes para a Luderitz é mesmo Kolmanskop, a cidade abandonada onde na primeira metade do século XX imperava o luxo e o trabalho na busca por diamantes, mas que agora está tomada pelas dunas em um cenário absolutamente impressionante.

Para começar ou terminar a viagem

A capital Windhoek é ponto de partida e chegada de quase todos os viajantes que irão percorrer a Namíbia. A cidade não é muito grande, mas é uma boa oportunidade para entender mais sobre a história daquele país. Uma visita ao Museu Nacional ajuda a compreender como aconteceu a formação do povo e o que hoje é a Namíbia. A arquitetura germânica da cidade ainda é forte marca dos tempos em que o país não era livre. Uma visita ao Namibia Craft Center também ajuda a conhecer mais sobre a cultura dos diferentes povos que vivem por lá, sem contar que é ótimo para levar lembrancinhas de volta para o Brasil. Sabemos que elas serão lindas, mas o importante mesmo serão as boas recordações que a Namíbia deixará registradas na memória de cada viajante que percorrer do mar ao deserto. E quanto mais tempo tiver por lá, mais lembranças levará para casa.

Windhoek

  • Caprivi

    Nota:  de 10 (0)

    A paisagem da Faixa de Caprivi (Caprivi Strip) destoa de toda a Namíbia. Repleta de água e muito verde, esta região no noroeste do país oferece, em 450 km de extensão, cenários que se parecem muito mais com os vizinhos Zâmbia, Zimbábue e Botswana do que com a Namíbia. Conhecida atualmente como Zambezi, a...

  • Damaraland

    Damaraland

    Nota:  de 10 (0)

    A região de Damaraland é marcada por grandes cenários rochosos. Localizada entre a costa da Namíbia e o Etosha National Park, a área é um bom ponto de parada para quem está se deslocando entre as duas regiões. Além das grandiosas paisagens e montanhas à beira da estrada, Damaraland é também...

  • Etosha-national-park

    Etosha National Park

    Nota:  de 10 (0)

    O Etosha National Park é o principal destino da Namíbia para quem deseja ver animais selvagens. São mais de 22 mil km² de área onde vivem, em total liberdade, leões, leopardos, chitas, elefantes, rinocerontes negros e brancos, girafas, zebras, kudus, órixes, hienas e, em fartura, os simpáticos spingboks e steenboks,...

  • Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari

    Fish River Canyon e Deserto do Kalahari

    Nota:  de 10 (0)

    Localizado no extremo sul da Namíbia, o Fish River Canyon é uma das mais belas paisagens naturais do país. Visitar o lugar significa chegar à ponta da Namíbia e passar por áreas bastante isoladas e praticamente sem ninguém. O desafio se torna recompensador logo que os viajantes se deparam com a imensidão do...

  • Himba-village

    Himba Village

    Nota:  de 10 (0)

    Originalmente da região norte da Namíbia, na fronteira com a Angola, o povo himba pode ser visto em vários locais do país. Com traços e hábitos muito característicos e particulares, é fácil identificar um himba na rua. Porém, para conhecer de perto a cultura daquele povo e as tradições que...

  • Luderitz-e-kolmanskop

    Luderitz e Kolmanskop

    Nota:  de 10 (0)

    A cidade de Luderitz é marcada pelo período do auge da exploração de diamantes no país na primeira metade do século XX. Com traços da arquitetura germânica, Luderitz ainda é pouco explorada pelos visitantes, porém é lá onde está uma das mais interessantes atrações do...

  • Sossusvlei-e-sesriem

    Sossusvlei e Sesriem

    Nota:  de 10 (0)

    As árvores petrificadas em meio às dunas avermelhadas do Deserto da Namíbia estão entre as imagens mais espetaculares — e famosas — do país. A região, chamada de Sossusvlei, reúne algumas das mais belas e inesquecíveis paisagens da viagem. Considerado o mais antigo deserto do mundo, o Deserto da...

  • Swakopmund-e-walvis-bay

    Swakopmund e Walvis Bay

    Nota:  de 10 (0)

    Balneário dos moradores da Namíbia, a região costeira entre as cidades de Swakopmund e Walvis Bay atrai pelas espetaculares paisagens que unem o Deserto da Namíbia ao Oceano Atlântico. Sob influência da corrente de Bengela, Swakopmund e Walvis Bay oferecem paisagem e vida bastante diferente do encontrado em Sossusvlei ou Etosha...

  • Waterberg Plateau Park

    Nota:  de 10 (0)

    O grande platô cercado de verde é uma cena rara entre as atrações mais populares da Namíbia. A paisagem tem mata fechada e nem parece estar em meio a dois desertos. Waterberg é destino para quem busca belas paisagens e contato mais direto com a natureza e os animais. E quando dizemos mais direto, queremos dizer que, de fato, é...

  • Windhoek

    Windhoek

    Nota:  de 10 (0)

    A capital Windhoek é ponto de passagem obrigatório para quem viaja de avião até a Namíbia. Na cidade, está localizado o Aeroporto Internacional Hosea Kutako, as locadoras de carro e o ponto de partida da maioria dos safáris que percorre a Namíbia. Windhoek é uma cidade bem grande para os padrões do...

Tudo que você precisa saber sobre Namíbia!

Esse texto sobre Pontos turísticos da Namíbia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos da Namíbia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.