Namíbia

Safári e Self Drive na Namíbia

Uma das primeiras decisões a serem tomadas por quem visita a Namíbia é se a viagem será feita em esquema de safári, self drive ou carro alugado (que muitas vezes também é chamado de self drive). Dessa decisão dependerá todo o resto do planejamento da viagem. Em resumo, o safári será uma excursão com tudo incluído. Transporte, roteiro, passeios, guias, comida e hospedagem farão parte do pacote e você não terá nenhuma preocupação fora o pagamento. Já o esquema de self drive exigirá que o viajante dirija o próprio carro, porém a agência contratada organizará todo o roteiro e fará as reservas das hospedagens. No caso de um carro alugado em sistema comum, o viajante organizará passo a passo o roteiro da viagem, as hospedagens e os passeios, além de dirigir o carro. Muitas vezes, o aluguel comum de carro também é tratado pelo nome de self drive. Há diversas modalidades dentro das três opções e certamente uma delas irá se encaixar no seu orçamento e nível de aventura desejado. Os custos também podem variar muito, por isso avalie com atenção cada uma das alternativas para ter certeza de quais estão dentro do seu orçamento.

Damaraland

Safári na Namíbia – Vantagens e desvantagens

Os safáris são a maneira mais prática e fácil para conhecer a Namíbia. Diferente do que costumamos dizer no Brasil, os safáris não são apenas o passeio para ver bichos. Na Namíbia, o safári é o nome para a excursão completa. No geral, estão incluídos no safári o transporte, o serviço de guia, os passeios, a maioria das refeições e a hospedagem, seja ela em lodge ou camping.

Os roteiros dos safáris variam desde passeios curtos de três dias para destinos mais populares como Sussusvlei e Etosha até grandes viagens de um mês que podem incluir visitas a países vizinhos, como África do Sul, Botsuana, Zimbábue e Zâmbia. No caso da Namíbia, um safári de 14 dias é uma boa referência para conhecer grande parte do país e as principais atrações, mas se o tempo for curto, um safári para o Etosha e Sossusvlei já será um bom começo.

Namibia

Os safáris são oferecidos tanto com opção de hospedagem em lodges quando em campings. Os safáris em lodges têm custo mais alto, porém oferecem mais conforto. Já os campings têm a vantagem do intenso contato com a natureza e da experiência única de estar em meio à natureza da Namíbia. Na opção de camping, os custos são bem mais baixos e os safáris costumam oferecer a barraca, cadeira, colchonete, cobertor e saco de dormir (este quase sempre alugado à parte).  

A grande vantagem dos safáris é a comodidade de não precisar se preocupar com nada. Você terá apenas que decidir qual safári irá fazer e realizar o pagamento. Depois disso, a preocupação será apenas curtir. É também uma excelente opção para quem vai viajar sozinho e não quer passar longas horas na estrada dirigindo sem companhia. No safári, haverá outros viajantes e muitas vezes pode ser bem divertido dividir experiências com turistas de vários países. Entretanto, um grupo grande pode tornar a viagem bastante cansativa, por isso pergunte ao safári contratado qual o máximo de pessoas no grupo. Os guias também fazem diferença em muitos momentos da viagem, como no Etosha, onde o conhecimento sobre a fauna africana enriquece muito o passeio.

Namibia

Ponto positivo também dos safáris é a comida. Você não terá que se preocupar com compras ou como irá preparar a refeição ao longo da viagem. Os guias cuidarão de tudo e a comida é sempre muito saborosa e de verdade. Nada de passar dias à base de salgadinhos e pão. Além disso, o grupo sempre faz paradas em mercados para compras básicas e você poderá adquirir alguns itens pessoais. Bebidas não costumam estar incluídas nos pacotes, por isso aproveite a parada para comprar alguns suplementos básicos, como sucos, refrigerantes, cervejas e vinhos. Tudo pode ser colocado no cooler que costuma ser disponibilizado para os viajantes.

Namibia

Um dos pontos negativos do safári é o alto custo, especialmente para quem viaja de casal ou com grupo de amigos. Para quem viaja sozinho, ele será uma opção até econômica, mas para grupos certamente será mais caro que o self drive. Um safári em camping com três dias de duração tem custo a partir de NAD 4500. Já um safári mais longo, com 10 dias em camping, custará a partir de NAD 14000 e um de 14 dias terá preços a partir de NAD 25000. Os custos variam bastante entre diferentes empresas, por isso é importante pesquisar. Safáris podem ser contratados também para grupos particulares.

Outra desvantagem dos safáris é a data fixa para saída de grupos. Caso você deseje fazer um safári, é importante pesquisar com antecedência as datas de saída para não chegar após a partida do grupo. Muitos safáris saem apenas uma vez por semana, por isso, pesquise antes de realizar a compra da passagem aérea.

Veja algumas empresas que realizam safári na Namíbia e sites para busca de safáris:

Namibia

Self Drive e carro alugado na Namíbia – Vantagens e desvantagens

Para quem foge de excursões, adora organizar viagens, está com um grupo ótimo, quer economizar e não abre mão de se aventurar nas estradas, o self drive ou um carro alugado serão as melhores pedidas! Você poderá alugar um carro comum, um 4x4, um 4x4 com barraca de camping acoplada ou fazer um self drive com roteiro predefinido por uma agência. Os custos, é claro, acompanham a comodidade. Um carro simples sairá bem em conta, já um 4x4 totalmente equipado e com roteiro montado será um pouco mais caro.

Namibia

Antes de tudo, um ponto fundamental é preciso ser mencionado em relação a dirigir na Namíbia: o trânsito é na mão inglesa, ou seja, o contrário do Brasil. É preciso certa habilidade no começo da viagem, mas em poucas horas o motorista já estará craque! Veja mais em como se locomover pela Namíbia.

Algumas vantagens são comuns a todas as modalidades em que o turista dirige o próprio carro. Quem escolhe encarar as estradas terá mais liberdade para organizar horários, datas, itinerário e locais para hospedagem. É uma viagem bem pessoal e montada ao gosto do viajante. Isso, claro, gera uma boa economia ao bolso, especialmente se o grupo tiver mais de duas pessoas. O que para muitos é uma vantagem, para outros pode ser o principal ponto negativo. Quem viaja com carro próprio terá que se preocupar com cada detalhe, desde o equipamento de camping até a comida em cada dia da viagem.

Carro comum ou carro 4x4

Sem dúvida esta é a maneira mais barata de se viajar pela Namíbia. O aluguel de um carro comum não pesa no bolso e é oferecido por muitas empresas no país. Se alugado com antecedência, o custo será baixíssimo. É preciso, no entanto, ficar muito atento aos seguros contratados. As estradas na Namíbia, especialmente no período de chuva, não são excelentes e um carro comum sofrerá um bocado. É fundamental fazer o seguro também para pneus e vidros, assim um prejuízo maior será evitado.

Sossusvlei-e-sesriem

O carro comum, apesar de muito econômico, não é o ideal para percorrer o Etosha, por exemplo. Por ser muito baixo, ele não ajuda na hora de ver os animais. Nesse caso, um carro alto será bem mais vantajoso. É aqui que entra a opção de alugar um 4x4. Os carros com tração, além de serem mais eficientes nas estradas de terra, ajudarão muito na hora de procurar animais em meio à vegetação. Acredite! A altura do carro faz toda a diferença. A desvantagem do 4x4 é o preço. Se comparado a um veículo comum, ele terá custo bem mais alto, mas as vantagens compensam.

Quem aluga um carro comum ou 4x4 sem os equipamentos de camping incluídos terá uma preocupação a mais. Para quem deseja ficar em lodges, isso não fará diferença. Mas os viajantes que desejam acampar terão que levar barraca e todos os acessórios necessários. Algumas locadoras de veículos também disponibilizam equipamentos de camping para aluguel, o que torna a opção bem mais prática.

Namibia

Os custos do aluguel de um carro variam muito, especialmente se compararmos um carro básico com um 4x4. Alugar com antecedência, pesquisar em diferentes locadoras e usar o seguro disponibilizado pelos cartões de crédito pode gerar uma boa economia. Nós recomendamos que todos os seguros de carro disponíveis sejam contratados, especialmente os de pneus, que sofrem muito ao longo da viagem. Evite um prejuízo maior.  

Carro 4x4 com barraca acoplada

Este é o sonho de muitos viajantes que chegam à Namíbia. Difícil não olhar para os 4x4 com barraca acoplada e não sentir uma pontinha de inveja. Eles são práticos, altos e já vem com todo o equipamento de camping da loja. Isso inclui as barracas, cadeiras, mesa, saco de dormir, cobertor, toalha, utensílios de cozinha, fogareiro e até cooler. Prático e muito fácil para quem não deseja se preocupar com detalhes. Sem dúvida, é uma das melhores maneiras de viajar pelo país e também uma das mais divertidas.

Namibia

No caso desta modalidade, em que se aluga apenas o carro e o equipamento, todo o roteiro ficará por conta do viajante, assim como refeições, hospedagens e tudo mais que envolve a organização da viagem. Liberdade total!

A desvantagem dos veículos 4x4 com barraca acoplada é o preço, nem sempre camarada. Uma diária de um 4x4 todo equipado e com quilometragem livre para uma viagem de 14 dias, custará a partir de NAD 1100 para duas pessoas. Há também carros que oferecem duas barracas e servem para grupos de quatro viajantes, com custo a partir de NAD 1250 a diária. Alugar com antecedência é fundamental! Os veículos são muito disputados, principalmente na alta temporada. Assim como no aluguel de carros comuns, recomendamos que todos os seguros do carro sejam contratados, incluindo os de pneus e vidros.   

Swakopmund-e-walvis-bay

Self Drive com roteiro contratado

Uma modalidade pouco conhecida entre os viajantes brasileiros é o self drive. Na prática, o self drive é o aluguel de um carro em uma agência que organiza todo o itinerário e faz a reserva das hospedagens. Você precisará apenas dizer quais são os pontos de interesse a serem visitados, quantos dias terá disponível para a viagem e a agência organizará passo a passo o roteiro. Para quem não tem tempo de programar a viagem, mas deseja ter a liberdade de dirigir o próprio carro, essa é uma ótima solução! Você continuará com a preocupação e emoção do dia a dia da viagem, mas embarcará para a Namíbia com todos os detalhes de roteiro e hospedagens já resolvidos pela agência. Além de ter todo o suporte em caso de qualquer problema com o carro ou itinerário.

Namibia

Uma das desvantagens do self drive é não ter a liberdade para adaptar o roteiro durante a viagem. Apesar de ser possível negociar o itinerário e acomodações antes de embarcar, durante a viagem será bem mais difícil fazer qualquer alteração. O preço também é um pouco mais alto se comparado ao aluguel comum de um 4x4 com barraca. Um self drive de 11 dias custará, por pessoa, a partir de NAD 12500 e um de 17 dias a partir de NAD 24000. Vale lembrar que os custos de hospedagem já estarão incluídos nesse valor, porém não os custos com combustível, alimentação, passeios e entradas nos parques. Como comparativo, os custos de um self drive e de um safári serão similares se levarmos em consideração que o safári já inclui o combustível, os passeios e a alimentação.

Veja algumas empresas que oferecem aluguel de carros 4x4, carros 4x4 com barraca acopladas e a organização de itinerários para self drives.

Veja mais sobre como planejar uma viagem para a Namíbia, como se locomover e dicas sobre os campings e lodges

Tudo que você precisa saber sobre Namíbia!

Esse texto sobre Safári e Self Drive na Namíbia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Safári e Self Drive na Namíbia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.