Namíbia

Campings e lodges: onde se hospedar na Namibia

Embarcar para a Namíbia significa percorrer centenas de quilômetros para conhecer várias regiões do país. E em cada ponto da viagem será necessário escolher uma hospedagem diferente. Não adianta pensar que na Namíbia será possível ter uma base em uma cidade apenas e de lá percorrer várias atrações. Esqueça e desapegue dos hotéis. Prepare-se para uma maratona de pesquisas em busca dos lodges e campings perfeitos para explorar as mais belas paisagens do país. Com a boa notícia de que os preços são ótimos e existem opções para todos os bolsos e níveis de conforto exigidos pelos viajantes.

Namibia

Antes de começar a busca por hospedagens, será necessário decidir se a viagem acontecerá em sistema de safári ou self drive, sendo que o self drive pode ser em carro comum, carro 4x4 ou carro 4x4 com barraca de camping acoplada. Para ajudar nessa escolha, preparamos um post especial com detalhes sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de viagem. Veja mais detalhes no post sobre safáris e self drive na Namíbia para que seja mais fácil decidir sobre o tipo de acomodação.

A Namíbia é um país voltado para o turismo e há boa oferta de hospedagem em suas regiões mais visitadas. As principais opções para quem vai passar alguns dias viajando são os lodges e os campings. O país oferece boa infraestrutura e é até surpreendente a qualidade dos locais que recebem os viajantes para uma noite de descanso. A tarefa de organizar o itinerário e escolher a hospedagem pode não ser fácil, mas certamente é muito prazerosa! Quem não tiver tempo ou disposição para procurar lodges e campings poderá contratar um safári com tudo incluído ou mesmo um self drive com roteiro pré-organizado. Porém, mesmo que uma empresa faça todo o serviço de reservas, você terá que decidir se deseja se hospedar em um lodge ou curtir a experiência de acampar. Sendo assim, vamos contar como cada um deles funciona e suas vantagens e desvantagens!

Namibia

Campings na Namíbia

Queridinhos dos viajantes mais aventureiros e também dos mais econômicos, os campings na Namíbia são a melhor pedida para quem deseja maior contato com a natureza e também para os que precisam economizar alguns dólares namibianos. Bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, na Namíbia os campings oferecem excelente infraestrutura e são muito bem organizados. Não há o que temer ao optar por um camping, mas é preciso estar preparado com todo o aparato necessário para o acampamento.

Barraca, saco de dormir, cooler e utensílios de cozinha são itens básicos para quem vai acampar. E tudo isso deve ser providenciado antes de encarar uma viagem pelos campings. Quem aluga carros 4x4 equipados com barraca não terá problema, assim como os viajantes que optarem por safáris. Nesses casos, os itens de camping já estarão incluídos no pacote. Para quem vai viajar em carro normal, será necessário alugar os equipamentos em lojas especializadas na Namíbia ou levar do Brasil.

Namibia

Namibia Namibia Namibia Namibia Namibia

As áreas de camping costumam oferecer cozinha, churrasqueira (ou um tipo de fogareiro), banheiro (com sanitário e chuveiro) e fontes de eletricidade. Apesar de não ser comum em todos os campings, a maioria deles oferece piscina e também pequenos mercadinhos com produtos básicos. Em alguns, é possível encontrar bares e restaurantes, especialmente nos campings que também são lodges. Já sinal de Wi-Fi é bastante raro e, quando existe, é restrito à recepção.

O grau de isolamento do camping varia bastante. Em locais como o Etosha e Sossusvlei, as barracas ficam mais juntas e sempre haverá um vizinho por perto. Em campings maiores, banheiro, lavanderia e cozinha costumam ser compartilhados. Já nos campings menores, o grau de isolamento é maior. As áreas destinadas a cada barraca são mais afastadas e mesmo os banheiros têm mais contato com a natureza. Em alguns deles, até o sanitário é de frente para a mata e os chuveiros em meio às pedras. Tudo sempre muito bem pensado e produzido, o que torna a experiência ainda melhor. Água quente nos chuveiros é comum, assim como eletricidade nas tomadas. Mas é sempre bom estar preparado para a falta dos dois.

Namibia

Os campings na Namíbia costumam ser bastante seguros e não há por que temer dormir nas barracas. Dificilmente um animal de grande porte irá se aproximar das tendas (ainda que seja possível ouvir rugidos de leões), mas insetos e pequenos bichos são bem comuns nos arredores. É preciso ficar alerta e deixar a barraca sempre fechada para dormir com mais tranquilidade. Difícil mesmo é levantar à noite, apenas sob a luz das estrelas, para ir ao banheiro. Mas um pouco de emoção na madrugada não faz mal a ninguém. Para não passar aperto, tenha sempre à mão uma lanterna.

Outro fator que pode tornar a estada nos campings um pouco mais complicada é o clima. Calor demais, chuva demais, vento demais e frio demais sempre são preocupantes para o campista. A depender da época da visita, é bom estar preparado para as intempéries namibianas. Muitas vezes a temperatura varia bastante entre o dia e a noite, por isso fique atento!

Namibia

No geral, os campings na Namíbia oferecem áreas numeradas e predefinidas para os viajantes. Por isso a reserva antecipada é importante. Há número máximo de hóspedes por camping e o risco é grande de ficar sem vaga, especialmente na alta temporada e em locais disputados, como o Etosha e Sossusvlei. O valor da hospedagem costuma ser cobrado por pessoa e não por barraca. Os preços variam entre baixa e alta temporada, porém não aumentam de acordo com a demanda dentro de cada temporada. E os custos da hospedagem são a maior vantagem dos campings em relação aos lodges. Quem deseja economizar deve investir pesado nos acampamentos e abrir mão do conforto dos lodges.     

Lodges na Namíbia

Apesar de os campings oferecerem experiências realmente maravilhosas e apaixonantes, há quem não abra mão de dormir em uma boa cama e ter o conforto de um quarto para passar a noite. Para esses viajantes, a Namíbia reserva surpresas maravilhosas! O país é repleto de charmosos lodges e muitos deles aliam o conforto ao rústico que combina com a paisagem local. Se você faz a linha que não encara camping de jeito nenhum, não se preocupe. Não faltam opções de lodges em todo o país.

Namibia

Muitos lodges também oferecem campings, por isso a área dos dois tipos de hospedagem em alguns momentos será compartilhada. Restaurantes, piscinas e livings poderão ser divididos entre todos os hóspedes. Outros lodges, mais privativos, são destinados apenas aos viajantes que estão hospedados nos quartos e chalés. Não há um padrão, porém a maioria dos lodges oferece restaurante, bar, piscina, loja e mercadinho. Tudo para o conforto dos hóspedes.

Aliás, conforto é a palavra chave para quem está nos lodges. Depois de muitos quilômetros de estrada, não é nada ruim deitar em uma cama confortável, ter um banheiro só para você e ainda aproveitar um delicioso jantar. A depender do nível do lodge, é possível até ficar na varanda observando a paisagem e os bichos que chegam bem pertinho, como acontece nos chalés de frente para os waterholes dentro do Etosha ou em reservas particulares, como Erindi. O bolso será o seu limite. E quanto mais luxo e benefícios, mais caro será o quarto ou chalé, claro.

Namibia

Namibia Namibia Namibia Namibia Namibia

Como escolher a hospedagem e fazer a reserva na Namíbia

Viajar pela Namíbia significa explorar várias regiões do país. E estamos falando de um país com grandes dimensões. Por isso, não será possível ter apenas uma base de hospedagem. O mais comum é trocar de camping ou lodge quase todos os dias. Será necessário investir algum tempo na escolha das hospedagens, mas não sem antes definir o roteiro a ser feito.

Depois de decidir quais locais serão visitados, será mais fácil escolher as hospedagens por região. Alguns detalhes valem ser observados, como a proximidade das atrações e o horário de acesso e passeios oferecidos em cada uma delas, especialmente se a hospedagem estiver dentro de reservas particulares ou parques nacionais que não permanecem abertos 24h por dia, como é o caso do Etosha e de Sossusvlei. Não adianta, por exemplo, escolher uma hospedagem dentro do Etosha se, pela programação, o grupo chegará depois do anoitecer. O parque fecha as portas ao pôr do sol e a chance de passar a noite ao relento será grande nesse caso.

Namibia

Namibia Namibia Namibia Namibia Namibia

Reservas naturais particulares que oferecem game drive também precisam de atenção, como Okonjima (onde está a Africat Foundation), Bagatelle (no Deserto do Kalahari) e Erindi (no caminho entre Windhoek e o Etosha). Isso porque os game drives costumam acontecer em horário fixos, normalmente no início e final do dia. Se você sair do lodge ou camping no início da manhã ou se chegar depois do horário do Game Drive, perderá a oportunidade de fazer o passeio. Muitas vezes será necessário fazer paradas estratégicas no meio do caminho entre uma atração e outra simplesmente para estar no local em horário hábil para as atrações. É o caso de Swakopmund e Luderitz, que oferecem passeios que partem quase sempre no início da manhã, ou mesmo Kolmanskop, que tem horário fixo para visitação.

Namibia

Tanto o Etosha National Park quanto Sossusvlei (onde estão as famosas dunas do Deserto da Namíbia) oferecem hospedagem dentro da área do parque. E os hóspedes que estão nos lodges e campings intramuros têm algumas vantagens que ajudam na hora da visita. No caso do Etosha, o parque oferece passeios exclusivos para os hóspedes. É possível fazer game drive noturno e no começo do dia, antes da abertura dos portões para o público. Outra vantagem de se hospedar dentro do Etosha é ter acesso aos waterholes que estão localizados próximos aos lodges e campings e podem ser vistos 24h por dia, o que permite ver animais também durante a noite. Já em relação a Sossusvlei, a vantagem é poder entrar no parque uma hora antes da abertura dos portões (que acontece no nascer do sol). Essa vantagem permite chegar à Duna 45 a tempo de ver, lá do alto, o espetáculo do sol nascendo no deserto.

Na hora de fazer a reserva dos lodges e campings, é preciso ter em mente que nem sempre eles estarão disponíveis em sites de reserva como o Booking. Muitas das hospedagens são reservadas apenas pelos próprios sites dos lodges ou operadoras de turismo local e quase sempre há a exigência de pagamento antecipado. O sistema de pagamento varia, mas, no geral, será necessário fazer uma transferência internacional ou enviar os dados de cartão de crédito para o lodge. Por isso, não se assuste se for necessário pagar tudo pela internet e pelos mais variados meios.

Namibia

Alguns sites concentram ampla oferta de hospedagem e ajudam na hora da busca. Para cidades maiores, como Windhoek, Swakopmund, Walvis Bay, Luderitz e arredores do Etosha, o Booking continua sendo uma boa opção. Entretanto, um dos mais importantes sites para hospedagem no país é o Namibia Wildlife Resorts – NWR, que pertence à operadora oficial de todos os lodges e campings que funcionam dentro dos parques nacionais da Namíbia, entre eles o Etosha National Park, o Namib Naukluft National Park (onde está Sossusvlei), Waterberg Plateau Park e Skeleton Coast National Park. A rede de lodges e campings Gondwana também tem grande oferta de hospedagens no país e um bom site para encontrar várias opções de lodges e campings em todo o país é o Cardboard Box, onde há grande oferta com detalhes de preço e amenidades.  

Cada região da Namíbia tem questões bem particulares em relação à hospedagem, por isso, acesse abaixo o post de cada uma das principais atrações para ver dicas de hospedagem, localização e sugestões de lodges e campings nas proximidades.

Esse texto sobre Campings e lodges: onde se hospedar na Namibia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Campings e lodges: onde se hospedar na Namibia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.