Namíbia

Dinheiro na Namíbia

A moeda oficial e corrente na Namíbia é o dólar namibiano (NAD), sua cotação segue a mesma cotação do rand (ZAR), moeda oficial da África do Sul. O rand é amplamente aceito na Namíbia e as duas moedas circulam juntas no país. É comum até mesmo fazer um pagamento em dólares da Namíbia e receber de troco alguns rands. Dólar e euro não são moedas correntes no país.

Conseguir comprar a moeda da Namíbia ainda no Brasil é praticamente impossível. Caso deseje embarcar para o país já com a moeda local, procure pela compra de rands (moeda da África do Sul). O mais recomendado, entretanto, é viajar com dólares ou euros e fazer o câmbio das moedas ao chegar à Namíbia. No Aeroporto de Windhoek, há diversas casas de câmbio, com cotações bem similares, para a troca da moeda. Não há grande diferença entre a troca nas casas de câmbio do aeroporto ou da cidade, por isso, prefira realizar a troca em local seguro e confiável ainda no aeroporto.

Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos na Namíbia, porém alguns comércios de beira de estrada e postos de gasolina poderão aceitar apenas o pagamento em dinheiro. O mesmo pode acontecer com alguns passeios. Para não passar aperto, tenha sempre dinheiro em espécie. Fique atento à bandeira do cartão de crédito. As bandeiras Visa e Master Card são as mais comuns no país, porém American Express não tem tanta aceitação. Caso esteja viajando com um Amex, procure levar outra forma de pagamento para emergências. É comum encontrar nos postos de gasolina, supermercados e comércios caixas eletrônicos onde podem ser efetuados saques em dinheiro.

Quem pretende organizar a viagem com antecedência e fazer a reserva de campings, lodges ou safáris poderá ter que realizar pagamentos antecipados. Muitas vezes, os pagamentos são feitos por transferência bancária internacional ou sistemas como Paypal, Exchage 4 Free e outros. Há ainda a possibilidade de pagar enviando os dados do cartão de crédito. Esse método é bastante estranho para os brasileiros, especialmente diante do alto índice de clonagem de cartão. Porém, na Namíbia, é muito comum que as pessoas enviem os dados do cartão de crédito para o pagamento. Quem mora por lá diz que não é comum o registro de fraudes, mas é sempre bom ficar atento à conta do cartão.

Preços na Namíbia

Ao converter os preços de produtos básicos, podemos perceber que a Namíbia tem valores de mercado muito próximos aos do Brasil. Produtos de supermercado, bebidas, comidas e até mesmo combustível têm preços equivalentes aos nossos. Por isso, o cálculo de gastos durante a viagem pode levar em consideração o que estamos acostumados no Brasil.

Um detalhe interessante é que os lodges e campings têm preço padrão e não costumam cobrar valores exorbitantes para comidas e bebidas. O preço médio de uma cerveja, água ou coca-cola será o mesmo em um lodge simples ou um mais requintado. Até mesmo as refeições têm preços semelhantes entre eles. Um excelente e completo jantar nos restaurantes mais requintados de Windhoek custará por volta de NAD 250. Já um lanche mais simples custará por volta de NAD 50. Preços bem acessíveis ao bolso brasileiro. Para saber mais sobre gastos durante a viagem, veja os posts sobre campings e lodges, comida e compras, além de safáris e self-drive.  

Tudo que você precisa saber sobre Namíbia!

Esse texto sobre Dinheiro na Namíbia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro na Namíbia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.