Namíbia

Quando ir à Namíbia

A Namíbia é um excelente destino para embarcar durante todo o ano. O país não apresenta temperaturas extremas e nem períodos de chuva que atrapalhem por completo a viagem. Na prática, as temporadas da Namíbia se dividem entre dois períodos: a alta temporada, com clima seco e temperaturas amenas (de maio a outubro) e a baixa temporada, com aumento das chuvas e calor intenso (de novembro a abril). São temporadas bastante distintas e a escolha entre elas fará grande diferença durante a viagem.

É importante salientar que a Namíbia é um país muito grande e com climas bem diferentes entre as regiões. Um exemplo prático é a região de Sossusvlei, onde está o Deserto da Namíbia. Por mais que haja o aumento da incidência de chuvas durante o verão, dificilmente a região — que é extremamente seca — sofrerá com temporais. Porém ela certamente será atingida pela queda de temperaturas durante o inverno, sendo comum até mesmo índices negativos no auge do frio. Por isso, não é possível generalizar a previsão do tempo para todo o país. Em uma mesma viagem, você encontrará diversos climas e temperaturas ao percorrer a Namíbia. O ideal é estar preparado para todas as situações.

Namibia

Alta temporada – Maio a Outubro

A alta temporada na Namíbia é marcada pelos meses mais secos e com temperaturas mais amenas, especialmente entre maio e outubro, sendo o auge da alta temporada nos meses de julho e agosto. Nesse período, a temperatura cai, as chuvas se tornam raras e o tempo fica bastante seco. A vegetação perde o verde e a água se torna mais escassa no país. É o período ideal para quem deseja ver animais no Etosha. Com a diminuição da oferta de água, os bichos se acumulam nos waterholes e é muito mais fácil avistar os animais se comparado ao período de chuva.

A queda na temperatura também é um bom atenuante para quem deseja visitar o Deserto da Namíbia, na região de Sossusvlei. Com o calor menos intenso, o passeio se torna menos sacrificante. Por outro lado, o tempo extremamente seco dificulta a respiração e pode ser um fator negativo para muitas pessoas.

Etosha-national-park

Os meses mais disputados pelos turistas são julho e agosto, quando acontecem as férias de verão na Europa e os europeus embarcam para a Namíbia. É tão grande o número de viajantes que as reservas de lodges, campings e carros para self drive se esgotam com meses de antecedência. Nesse período também acontece um considerável aumento nos valores de hospedagem e aluguel de carro. Caso deseje visitar a Namíbia entre os meses de julho e agosto, é bom se organizar com muito tempo de antecedência para não ficar sem vaga.

Para quem pretende embarcar na temporada da seca, é aconselhável caprichar no agasalho. Apesar de os dias serem de sol e com temperaturas elevadas, durante a noite o frio pode alcançar até mesmo temperaturas negativas. Esteja atento e não se esqueça de peças para se aquecer, especialmente no caso de estar em acampamentos.

Sossusvlei-e-sesriem

Baixa temporada – Novembro a Abril

O mês de novembro marca o início da temporada de chuvas na Namíbia, que tem auge nos meses de janeiro, fevereiro e março. O aumento das chuvas coincide também com a alta na temperatura, quando os termômetros podem marcar facilmente 40°C. Percorrer o deserto debaixo de tanto sol pode ser um grande sacrifício, assim como passar horas passeando dentro do Etosha em busca de ver animais.

Sossusvlei-e-sesriem

Aliás, este é um dos pontos mais negativos da temporada de chuvas. Quanto mais água nos parques, menores as chances de ver os animais. Isso porque eles deixam de se concentrar nas poucas fontes de água remanescentes na seca e passam a ocupar todo o parque, que se torna um paraíso repleto de porções de água por todos os lados. Ruim para os humanos, mas maravilhoso para os bichos, que contam com fartura de alimento e um refresco com tempo úmido. As chuvas trazem também outro ponto positivo: neste período ocorre grande parte dos nascimentos de filhotes. Sendo assim, prepare-se para ver muitos bichinhos começando a vida! Filhotes de leões, girafas, zebras e elefantes estarão sempre acompanhados dos pais. Será mais difícil de encontrá-los, mas certamente será uma cena encantadora.

Etosha-national-park

No período das chuvas, a paisagem da Namíbia ganha novas cores. A água torna tudo mais verde e até mesmo algumas flores tomam conta do cenário. O céu, costumeiramente azul na seca, ganha alguns pontos brancos de nuvem e até a paisagem do deserto ganha novos tons.

A maior vantagem de viajar durante a baixa temporada é encontrar preços mais baixos em hospedagem, estradas mais tranquilas e parques bem menos tumultuados. É o período ideal para quem deseja sossego. É importante, porém, estar atento às condições das estradas, que muitas vezes alagam com o aumento das chuvas e podem atrapalhar a viagem, tornando o 4x4 quase obrigatório.

Namibia

Ainda que a baixa temporada tenha índices pluviométricos mais elevados, isso não significa que chova sem parar. Na verdade, o mais comum são grandes pancadas de chuvas isoladas, intercaladas com céu azul e tempo quente. Não se preocupe, o sol sempre aparece na Namíbia! E sempre com muita força!

Melhores meses para visitar – abril e maio, quando as chuvas já estão escassas, a temperatura mais amena, a paisagem ainda verde e não começou a alta temporada das férias dos europeus.

Piores meses para visitar – dezembro a março, quando as chuvas são mais intensas e a temperatura mais elevada.

Média anual de temperatura e índice pluviométrico no Etosha National Park

  • Janeiro - 33°C / 94 mm 
  • Fevereiro - 31°C / 107 mm 
  • Março - 31°C / 82 mm 
  • Abril - 31°C / 27 mm 
  • Maio - 28°C / 3 mm 
  • Junho - 26°C / 1 mm 
  • Julho - 26°C / 0 mm 
  • Agosto - 26°C / 0 mm 
  • Setembro - 33°C / 2 mm 
  • Outubro - 35°C / 8 mm 
  • Novembro - 34°C / 41 mm 
  • Dezembro - 34°C / 51 mm  

Tudo que você precisa saber sobre Namíbia!

Esse texto sobre Quando ir à Namíbia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir à Namíbia

  • Missing Caio Nogueira há 4 anos

    Estou programando/pesquisando para minha lua de mel com Namíbia + ilhas mauricio, seria no mes de novembro ( 20 de nov até 09 de dez) acham que vale a pena por estarmos indo em novembro ou não seria o destino ideal?

    Grande abraço
    Caio Nogueira

  • Moniquerenne Monique Renne há 4 anos

    Caio, acho que vale sim! Apesar de não ser o clima ideal, a Namíbia é sempre linda!

  • Yfwjc Inah Alvim há mais de 2 anos

    Essas fotos foram tiradas em que mês? Qual foi o mês da visita do MD?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.