Namíbia

Segurança na Namíbia

A Namíbia é um país relativamente seguro para quem mora no Brasil, mas alguns cuidados básicos ajudarão a evitar problemas durante a viagem. Os conselhos que são seguidos em qualquer cidade grande devem ser observados também no país. Vigilância nunca é demais e ficar atento a dinheiro, bolsa, mala, câmera fotográfica e qualquer item de valor é sempre válido. Além disso, há alguns cuidados especiais a serem tomados em relação ao lado selvagem da Namíbia, especialmente quando falamos sobre os animais e os desertos. Então vamos às dicas para não passar aperto e ter uma viagem tranquila!

  • Ao realizar reservas em hotéis, lodges e campings, tenha cuidado com a forma de pagamento. É comum que os estabelecimentos peçam o número do cartão de crédito e até mesmo a cópia. Caso não se sinta confortável em enviar, dê preferência a transferências internacionais ou use cartões de crédito virtuais disponibilizados por vários bancos, em que um número de cartão é gerado para apenas uma compra. 
  • Antes de embarcar, deixe todos os detalhes de passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carro e roteiro com alguém de confiança no Brasil. Escolha, preferencialmente, uma pessoa que fale inglês e seja descolada o suficiente para auxiliar em uma emergência, caso seja necessário.
  • Tenha uma cópia do passaporte e de todos os documentos referentes à viagem em um meio eletrônico que possa ser acessado não só pelo celular, mas também pelo computador. Não adianta ter o passaporte e o telefone furtados e a cópia do passaporte estar somente no telefone. Prefira um email, por exemplo.
  • Ao chegar ao aeroporto de Windhoek, evite o serviço de táxi comum e prefira os transfers oficiais oferecidos no guichê dentro do saguão de desembarque. Vale também solicitar ao hotel um transfer que já esteja te esperando no local. Veja mais em como chegar à Namíbia.
  • Em Windhoek, evite os táxis comuns. Eles funcionam em sistema de “carona”, ou seja, haverá vários passageiros com destinos diferentes e você terá que dividir a corrida sem a certeza do tempo total da viagem e muito menos para onde você estará indo. Apesar do baixo custo, o táxi compartilhado não é muito seguro e nós não recomendamos seu uso. Prefira chamar um transfer particular (hotéis ou restaurantes auxiliam no pedido). Custará um pouco mais caro, mas você não terá problemas. Enquanto um táxi comum custa NAD 20 o particular custará NAD 70. Uma diferença de menos de 15 reais que garantirá a sua segurança. 
  • Não é recomendado andar sozinho à noite em áreas sem movimento nas cidades maiores, como Windhoek, Swakopmund e Walvis Bay. Ao perceber que o número de pessoas está caindo (por volta de 18h), prefira locomover-se de carro. Não há problema durante o dia.
  • Ao alugar um carro, nunca deixe pertences e bolsas à mostra ao sair. Deixe tudo dentro da mala do automóvel. A dica vale para qualquer estacionamento, mesmo dentro de parques nacionais ou lodges.
  • Caroneiros à beira da estrada são comuns na Namíbia, mas não necessariamente é seguro oferecer ou pegar carona. Nós não recomendamos dar carona a desconhecidos à beira da estrada e nem pegar carona com ninguém desconhecido, mas é claro que montar um grupo no hostel, lodge ou camping é sempre uma boa pedida para economizar e ter companhia nos passeios.  
  • Caso tenha uma grande quantia de dinheiro em espécie, deixe o montante em local seguro dentro do lodge ou hotel, preferencialmente no cofre ou trancado dentro da mala (se ela for do tipo que tem cadeado e segredo). O mesmo vale para o passaporte. Tenha uma cópia autenticada do documento para andar no dia a dia, mas guarde o original em local seguro. Vale também guardar um cartão de crédito para emergência em local diferente dos demais. Caso você perca a bolsa ou seja furtado, ainda haverá uma opção de pagamento disponível.
  • Em parques e reservas em que há presença de animais selvagens, siga todas as regras de segurança de cada local, principalmente a regra de não sair de dentro do carro. Lembre-se de que você não está lidando com bichinhos de estimação, mas sim com alguns dos mais perigosos predadores do mundo, como leões e leopardos. Não dê sorte para o azar e evite o risco de acidentes e até morte.
  • Ao percorrer as áreas desérticas, lembre-se de sempre levar muita água, usar roupas com proteção contra raios solares e calçados adequados para trilhas. É comum encontrar no deserto pequenos bichos como cobras, escorpiões, aranhas e outros que podem ser perigosos. Sendo assim, nunca faça trilhas em locais isolados sem orientação profissional ou sozinho. Faça os passeios mais isolados sempre em grupo.
  • Comprar um chip de celular local é fundamental para quem vai viajar pelo país. Ele será um valioso instrumento para buscar informações, servir de GPS e também para pedir socorro em qualquer eventualidade. O custo é baixíssimo! Um plano com 1 giga de internet não custará mais de NAD 40, ou seja, por volta de R$ 10. 
  • Em caso de emergência, entre em contato com a Embaixada Brasileira em Windhoek. Endereço: Bismarck Street 52, Windhoek. Horário de funcionamento: Segunda a quinta, de 9h a 12h e de 13h30 a 16h30; sextas, de 9h a 13h. Site: http://windhoek.itamaraty.gov.br/pt-br/. E-mail: brasemb.windhoek@itamaraty.gov.br. Telefones: +264 61- 237368 e +264 811276202 (plantão). 

Tudo que você precisa saber sobre Namíbia!

Esse texto sobre Segurança na Namíbia faz parte do guia de Namíbia no Melhores Destinos

Comentários para Segurança na Namíbia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.