Namíbia

Damaraland

0 avaliação
0% recomendam
0

A região de Damaraland é marcada por grandes cenários rochosos. Localizada entre a costa da Namíbia e o Etosha National Park, a área é um bom ponto de parada para quem está se deslocando entre as duas regiões. Além das grandiosas paisagens e montanhas à beira da estrada, Damaraland é também reduto de diversos animais que vivem livres, como os elefantes do deserto, girafas, rinocerontes negros e até leões. O nome é diretamente ligado ao povo original da região, os damaras. Apesar de a região ser chamada oficialmente de Kunene Region atualmente, ela ainda é conhecida e popularmente tratada como Damaraland.  

O que fazer em Damaraland

Damaraland está entre os destinos prediletos dos escaladores e aventureiros que gostam de trilhas em montanhas. Na região está a Brandberg Mountain, maior montanha da Namíbia — com 2573 m de altura — e que oferece um espetáculo de cores ao pôr do sol. A formação de granito, ao receber a luz do entardecer, ganha tons de laranja e rendeu à montanha o apelido de “Fire Mountain”.

Uma das mais famosas pinturas rupestres dos antigos povos indígenas da região (chamados de Bushman ou San), a White Lady, também está na Brandberg. Os desenhos encontrados na montanha datam de 1000 a 6000 anos atrás. Os passeios são permitidos apenas com guias, que podem ser contratados no lado leste da montanha, na cidade de Uis. O estacionamento para chegar à White Lady está localizado no final da D2359, já bem próximo à pintura. Os lodges da região também oferecem passeios, que têm duração de meio dia.

Twyfelfountein, um sítio histórico repleto de desenhos milenares esculpidos nas rochas, está a 140 km da Brandberg Mountain. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Twyfelfountein revela parte do passado da região e também a riqueza de animais encontrados em Damaraland em mais de 2000 petroglifos. A visita guiada a Twyfelfountein tem duração de uma hora e pode ser contratada na recepção do sítio histórico ou nos lodges da região. A visita tem custo de NAD 60 por pessoa e o estacionamento NAD 20 por veículo. Próximo a Twyfelfountein é possível visitar ainda os locais conhecidos como Organ Pipes e Burnt Montain. Os dois estão a apenas 5 km de Twyfelfountein. Há belas formações rochosas em Organ Pipes e na Burnt Montain a graça fica no momento em que o sol bate nas rochas escuras dando tons coloridos à paisagem (apenas no início e final do dia).  

Outra região de Damaraland que atrai muitos visitantes devido às espetaculares formações rochosas em granito com belos picos é Spitzkoppe. Casa do povo Bushmen, o local é cercado de mistérios e muitas pinturas rupestres. Um detalhe curioso é que Spitzkoppe foi locação para as gravações do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. Entre os cenários mais famosos da área está a Rock Bridge, de onde se tem linda vista para o pôr do sol. Na região, é possível contratar passeios para caminhadas, escaladas e até para observação do céu. É destino para quem busca total contato com a natureza e até certo isolamento. A cidade mais próxima de Spitzkoppe é Usakos, a 50 km. O custo da visita por dia é NAD 50 por pessoa e NAD 60 para o veículo.

Como se locomover em Damaraland

É possível chegar aos lodges e campings em carro comum ou 4x4. Para visitar as atrações de Spitzkoppe e fazer os passeios em Damaraland, será necessário contratar um guia ou tour nos locais de hospedagem. Em Twyfelfountein, você chegará até o local de visitação com o próprio carro e seguirá a pé com o guia por poucos metros. Vale ficar sempre atento à estrada! A beleza da paisagem está por toda parte, assim como os animais selvagens, que podem aparecer a qualquer momento. Na região, eles nem sempre estão dentro de reservas.

Quanto tempo ficar em Damaraland

Damaraland pode ser visitada apenas como passagem entre Swakopmund e o Etosha ou pode ser um ponto de parada para alguns dias. Quem pretende visitar os arredores da Brandberg Mountain, Spitzkoppe e Twyfelfountein, precisará de, no mínimos, três dias, sendo uma noite em cada região. Twyfelfountein pode ser apenas um ponto de passagem, já que a visita é bem rápida.

Onde se hospedar para visitar Damaraland

A região de Damaraland é bem grande e, caso o desejo seja por conhecer várias atrações, será necessário escolher várias hospedagens. O ideal é ficar bem próximo ao ponto de interesse. Para quem deseja visitar a Brandberg Mountain, boas opções são o Brandberg White Lady Lodge, mais próximo à montanha; Brandberg Rest Camp e Petra’s Gaestehaus, os dois na cidade de Uis; e o Madisa Campsite, no caminho para Khorixas. Para visitar Spitzkoppe, a opção é o Spitzkoppe Campsite, que concentra todas as opções de campings do local. Para ficar próximo a Twyfelfountein, veja o luxuoso Doro Nawas, Twyfelfontein Country Lodge, o Camp Kipwe, o Movani Mountain Camp e o Aabadi Montain Camp

Uis, Uis

Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland Damaraland
Avalie Damaraland