Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Damaraland

A região de Damaraland é marcada por grandes cenários rochosos. Localizada entre a costa da Namíbia e o Etosha National Park, a área é um bom ponto de parada para quem está se deslocando entre as duas regiões. Além das grandiosas paisagens e montanhas à beira da estrada, Damaraland é também reduto de diversos animais que vivem livres, como os elefantes do deserto, girafas, rinocerontes negros e até leões. O nome é diretamente ligado ao povo original da região, os damaras. Apesar de a região ser chamada oficialmente de Kunene Region atualmente, ela ainda é conhecida e popularmente tratada como Damaraland.  

O que fazer em Damaraland

Damaraland está entre os destinos prediletos dos escaladores e aventureiros que gostam de trilhas em montanhas. Na região está a Brandberg Mountain, maior montanha da Namíbia — com 2573 m de altura — e que oferece um espetáculo de cores ao pôr do sol. A formação de granito, ao receber a luz do entardecer, ganha tons de laranja e rendeu à montanha o apelido de “Fire Mountain”.

Uma das mais famosas pinturas rupestres dos antigos povos indígenas da região (chamados de Bushman ou San), a White Lady, também está na Brandberg. Os desenhos encontrados na montanha datam de 1000 a 6000 anos atrás. Os passeios são permitidos apenas com guias, que podem ser contratados no lado leste da montanha, na cidade de Uis. O estacionamento para chegar à White Lady está localizado no final da D2359, já bem próximo à pintura. Os lodges da região também oferecem passeios, que têm duração de meio dia.

Twyfelfountein, um sítio histórico repleto de desenhos milenares esculpidos nas rochas, está a 140 km da Brandberg Mountain. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Twyfelfountein revela parte do passado da região e também a riqueza de animais encontrados em Damaraland em mais de 2000 petroglifos. A visita guiada a Twyfelfountein tem duração de uma hora e pode ser contratada na recepção do sítio histórico ou nos lodges da região. A visita tem custo de NAD 60 por pessoa e o estacionamento NAD 20 por veículo. Próximo a Twyfelfountein é possível visitar ainda os locais conhecidos como Organ Pipes e Burnt Montain. Os dois estão a apenas 5 km de Twyfelfountein. Há belas formações rochosas em Organ Pipes e na Burnt Montain a graça fica no momento em que o sol bate nas rochas escuras dando tons coloridos à paisagem (apenas no início e final do dia).  

Outra região de Damaraland que atrai muitos visitantes devido às espetaculares formações rochosas em granito com belos picos é Spitzkoppe. Casa do povo Bushmen, o local é cercado de mistérios e muitas pinturas rupestres. Um detalhe curioso é que Spitzkoppe foi locação para as gravações do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. Entre os cenários mais famosos da área está a Rock Bridge, de onde se tem linda vista para o pôr do sol. Na região, é possível contratar passeios para caminhadas, escaladas e até para observação do céu. É destino para quem busca total contato com a natureza e até certo isolamento. A cidade mais próxima de Spitzkoppe é Usakos, a 50 km. O custo da visita por dia é NAD 50 por pessoa e NAD 60 para o veículo.

Como se locomover em Damaraland

É possível chegar aos lodges e campings em carro comum ou 4x4. Para visitar as atrações de Spitzkoppe e fazer os passeios em Damaraland, será necessário contratar um guia ou tour nos locais de hospedagem. Em Twyfelfountein, você chegará até o local de visitação com o próprio carro e seguirá a pé com o guia por poucos metros. Vale ficar sempre atento à estrada! A beleza da paisagem está por toda parte, assim como os animais selvagens, que podem aparecer a qualquer momento. Na região, eles nem sempre estão dentro de reservas.

Quanto tempo ficar em Damaraland

Damaraland pode ser visitada apenas como passagem entre Swakopmund e o Etosha ou pode ser um ponto de parada para alguns dias. Quem pretende visitar os arredores da Brandberg Mountain, Spitzkoppe e Twyfelfountein, precisará de, no mínimos, três dias, sendo uma noite em cada região. Twyfelfountein pode ser apenas um ponto de passagem, já que a visita é bem rápida.

Onde se hospedar para visitar Damaraland

A região de Damaraland é bem grande e, caso o desejo seja por conhecer várias atrações, será necessário escolher várias hospedagens. O ideal é ficar bem próximo ao ponto de interesse. Para quem deseja visitar a Brandberg Mountain, boas opções são o Brandberg White Lady Lodge, mais próximo à montanha; Brandberg Rest Camp e Petra’s Gaestehaus, os dois na cidade de Uis; e o Madisa Campsite, no caminho para Khorixas. Para visitar Spitzkoppe, a opção é o Spitzkoppe Campsite, que concentra todas as opções de campings do local. Para ficar próximo a Twyfelfountein, veja o luxuoso Doro Nawas, Twyfelfontein Country Lodge, o Camp Kipwe, o Movani Mountain Camp e o Aabadi Montain Camp


Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Namíbia

Damaraland

Uis
Uis