Namíbia

Fish River Canyon e Deserto do Kalahari

0 avaliação
0% recomendam
0

Localizado no extremo sul da Namíbia, o Fish River Canyon é uma das mais belas paisagens naturais do país. Visitar o lugar significa chegar à ponta da Namíbia e passar por áreas bastante isoladas e praticamente sem ninguém. O desafio se torna recompensador logo que os viajantes se deparam com a imensidão do cânion. Considerado um dos maiores do mundo, o Fish River Canyon é cenário imperdível para quem gosta da natureza na sua mais pura essência. São 161 km de extensão, 27 km de largura e quase 550 metros de profundidade que dão beleza e magnitude ao Fish River Canyon. Para chegar à região, será necessário passar pelo Deserto do Kalahari (próximo às cidades de Mariental e Keetmanshoop), por isso a visita aos dois faz parte do mesmo “pacote” de viagem.

O que fazer no Fish River Canyon e no Deserto do Kalahari

O Fish River Canyon faz parte de uma grande área de reserva chamada de Ai-Ais Richtersveld Transfrontier Park, localizada tanto da Namíbia quanto da África do Sul e com fronteiras livres. A visita ao Fish River Canyon acontece pelo lado da Namíbia, onde há diversos mirantes que permitem ver a imensidão do lugar. A principal porta de entrada para o parque nacional está próxima a Hobas, de onde se tem acesso ao Main Viewpoint (10 km da entrada do parque). É neste mirante onde se pode ver a famosa “curva” do cânion, chamada de Hell’s Bend. No local, há diversos cartazes que explicam a geologia da região. Um bom ponto de partida para explorar o Fish River Canyon!

Depois de apreciar a vista clássica do Hell’s Bend, siga pela borda do cânion para aproveitar outros ângulos. Indo para a direita, por apenas 3 km, será possível ter outro visual a partir do Hiker’s Viewpoint. Depois, volte para o Main Viewpoint e continue para a esquerda. Vá sempre margeando o cânion e você encontrará diversas oportunidades para fotos, com destaque para o Sulphur Springs Viewpoint, Eagle’s Rock e, ao final, o Ai-Ais Hot Springs Spa, que será um bom ponto de apoio para uma refeição, um banho relaxante, uma massagem e até para o pôr do sol. De lá, você voltará à pista normal pela C37.

Quem desejar curtir mais intensamente o Fish River Canyon poderá fazer a trilha de cinco dias. São 86 km de caminhada pelo leito do rio e o passeio está disponível apenas na temporada de seca. Apenas trinta pessoas por dia estão autorizadas a fazer o percurso, que começa no Hiker’s Viewpoint e vai até Ai-Ais. Por isso é importante fazer a reserva com antecedência com a NWR. Para quem não tem tanto tempo, mas deseja conhecer mais o Fish River Canyon, uma boa opção é se hospedar em alguns dos lodges próximos que oferecem passeios, como o Fish River Lodge

A caminho do Fish River Canyon, é possível visitar outras atrações, entre elas o Deserto do Kalahari. Com mais de 900 mil km² de extensão, o Deserto do Kalahari está localizado em sete diferentes países, entre eles a Namíbia, Botwana, Angola e África do Sul. Apesar do nome de deserto, a região recebe mais água que um deserto comum, por isso a vegetação é constante e também o grande número de animais. A areia vermelha é característica da região, assim como a vegetação de suculentas, entre elas as Quiver Trees. Para aproveitar um pouco do Deserto do Kalahari, vale experimentar algumas reservas que oferecem deliciosos passeios e game drives, como o Bagatelle Kalahari Game Ranch e a Intu Afrika Kalahari Game Reserve, ambas com passeios para ver animais.

Outra parada que pode ser aproveitada no percurso para o Fish River Canyon é a Quiver Tree Forest. Localizada nas proximidades da cidade de Keetmanshoop, a “floresta” reúne grande quantidade das tradicionais árvores da Namíbia. Elas podem ser vistas ainda na estrada. Escolha o seu ponto predileto para um retrato e siga viagem para o Fish River Canyon. Se quiser fazer uma visita com mais calma, vá à Quivertree Forest and Giant’s Playground, localizada a 14 km de Keetmanshoop.

Como chegar e circular pelo Fish River Canyon

O Fish River Canyon está localizado no Sul da Namíbia, a 650 km de Windhoek, por isso ir até lá exigirá ao menos uma parada no meio do caminho. Boas opções de desvio são a cidade de Luderitz, onde é possível visitar a cidade fantasma de Kolmanskop e o Deserto do Kalahari, onde algumas reservas oferecem game drives. As principais cidades no caminho entre Windhoek e o Fish River Canyon são Mariental e Keetmanshoop. Para quem vem de Sossusvlei, uma boa opção de parada é a cidade de Aus.

Não há transporte público até o Fish River Canyon. O mais recomendado é alugar um carro ou fazer um safári que passe pela região. Para circular, vale a mesma dica, sendo que em carro próprio será mais fácil percorrer vários mirantes e curtir o cânion por mais tempo.  

Onde se hospedar para visitar o Fish River Canyon e o Deserto do Kalahari

Próximo à entrada do Ai-Ais Park, há várias opções de lodges e campings que recebem os visitantes. O site oficial dos parques nacionais da Namíbia, o NWR, oferece duas opções, uma em cada ponta do parque. O Hobas Campsite está próximo à entrada de Hobas e na ponta sul está o Ai-Ais Hot Springs Spa. Fora do parque, é possível escolher entre o Gondwana Canyon Roadhouse, o Gondwana Canyon Lodge e o Fish River Lodge, onde são oferecidos diversos passeios de um a cinco dias.

Para o Deserto do Kalahari, o melhor é ficar nos lodges e campings que oferecem game drive, assim você poderá unir a hospedagem e um passeio para ver animais. Duas boas opções são o Bagatelle Kalahari Game Ranch e a Intu Afrika Kalahari Game Reserve. Vale também conferir o Gondwana Kalahari Anib Lodge, Gondwana Kalahari Farmhouse e o Stampriet Historical Guesthouse, todos nos arredores de Mariental. 

Hobas, Hobas

Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Fish-river-canyon-e-deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari Deserto-do-kalahari
Avalie Fish River Canyon e Deserto do Kalahari