Namíbia

Swakopmund e Walvis Bay

0 avaliação
0% recomendam
0

Balneário dos moradores da Namíbia, a região costeira entre as cidades de Swakopmund e Walvis Bay atrai pelas espetaculares paisagens que unem o Deserto da Namíbia ao Oceano Atlântico. Sob influência da corrente de Bengela, Swakopmund e Walvis Bay oferecem paisagem e vida bastante diferente do encontrado em Sossusvlei ou Etosha National Park. No litoral, reinam os lobos-marinhos e golfinhos sob clima bem mais ameno e muitas vezes com vento forte, névoa e frio. Tudo devido ao gélido mar que recorta a costa do país.  

Swakopmund e Walvis Bay são excelentes refrescos em meio à viagem pela Namíbia. As duas cidades oferecem boa infraestrutra, deliciosos restaurantes de frutos do mar e vários passeios de aventura. Aliás, é assim que a região se apresenta: como o destino ideal para quem deseja experiências mais radicais.

Além das duas cidades, a região também oferece aos visitantes a oportunidade de percorrer o Skeleton Coast Park, onde estão as carcaças de grandes navios naufragados e animais marinhos cobertos pelo deserto; o Dorob National Park, onde está a colônia de lobos-marinhos de Cape Cross; e toda a área do Namib Naukluft National Park, que forma um cinturão ao redor de Swakopmund e Walvis Bay.

O que fazer em Swakopmund e Walvis Bay

Swakopmund é uma cidade ótima para descansar. Por lá, há vários hotéis à beira-mar, bons restaurantes e cafés, lojinhas excelentes para compras e um delicioso clima para passeio. É lugar para curtir a tranquilidade e recarregar energia para continuar a viagem. Aproveite para alugar uma bicicleta, dar uma volta pela orla e, se o dia permitir, até pegar um sol. Aproveite a feirinha de artesanato à beira da praia e não tenha pressa. Bom mesmo é entrar de loja em loja e até comprar algumas lembranças de viagem. A cidade é pequena e tudo pode ser feito a pé, especialmente se você estiver hospedado próximo ao centro.

Apesar de haver grande oferta de passeios para quem está em Swakopmund, na prática todos eles partem de Walvis Bay. Por isso, mesmo que a atividade seja contratada em Swakop (como os moradores chamam), um transfer irá te levar até Walvis Bay. As duas cidades estão localizadas a apenas 40 km de distância uma da outra. Walvis Bay não é tão interessante para hospedagem, por ser uma cidade mais voltada para as atividades portuárias, mas certamente vale pelos tours.

Um dos passeios mais populares entre os turistas que chegam à costa é o Quad Biking nas dunas. Você irá pilotar o seu próprio quadriciclo e terá a oportunidade de subir e descer em velocidade nas dunas do Deserto da Namíbia. O passeio tem duração de 30 minutos a três horas, sendo possível contratar pacotes especiais com café da manhã e até pernoites no deserto. Os preços começam em NAD 400.

Além do popular Quad Bike, é possível curtir o deserto também em um passeio de 4x4 por Sandwich Harbor (a partir de NAD 1300), andando à cavalo pela areia do deserto, praticando sandboarding, percorrendo as dunas de bike e até treinando alguns voos em saltos de paraquedas (com custo a partir de NAD 2500) ou paragliding. E se o dinheiro estiver sobrando, experimente um sobrevoo pelo Deserto da Namíbia e a Skeleton Coat. Tem passeio para todos os graus de emoção e todos os bolsos, claro.

Quem prefere fazer passeios pelo mar não terá problemas! Em Swakopmund e Walvis Bay, é possível fazer passeios de catamaran para ver lobos-marinhos, golfinhos, flamingos e até baleias, além dos simpáticos pelicanos que sempre aparecem para cumprimentar os turistas. Para um contato mais direto com a natureza, experimente um passeio de caiaque, onde você estará bem pertinho de centenas de leões-marinhos. Caso vá fazer o passeio de barco, previna-se do frio. Durante o percurso venta muito e se sentir congelado, mesmo no verão, é uma realidade. Os passeios de barcos têm custo médio de NAD 600. Se estiver de carro, não deixe também de dar uma passadinha na Walvis Bay Lagoon para ver os flamingos que dão espetáculo por lá.

Para quem tem mais tempo na região, vale investir em passeios próximos beirando a Skeleton Coast. Cape Cross é um deles. O lugar é uma enorme colônia de lobos-marinhos, onde milhares de animais vivem livres dentro do Dorob National Park, entre o deserto e o mar e a 120 km de Swakopmund. A visita não tomará muito tempo, mas a graça dos bichos renderá muitas fotos! O custo da entrada na Cape Cross Reserve é de NAD 80 por pessoa e mais NAD 10 por veículo e a reserva permanece aberta todos os dias de 10h a 17h entre 1 de julho e 15 de novembro e de 8h a 17h, de 16 de novembro a 30 de junho.  

A Skeleton Coast é o nome dado a toda a área litorânea de Swakopmund até a fronteira com a Angola. Entre as dunas e o mar, é possível avistar alguns navios e animais mortos encalhados que deram fama à região. Um trecho em particular é conhecido como Skeleton Coast Park. Ele está localizado entre Torra Bay e a fronteira com a Angola. A Skeleton Coast não é totalmente acessível a veículos e percorrer o parque, especialmente a caminho da região norte, é extremamente perigoso. Atolar no caminho é muito fácil e a região, inabitada, não oferece oportunidades para socorro. Caso deseje ver a parte norte da Skeleton Coast, é recomendável fazer um sobrevoo de avião. Todavia, para circular próximo à entrada do parque, será necessário apenas seguir pela C34 até Terrace Bay. Um dos famosos portões, com as caveiras à frente, é o Ugab Gate, localizado na C34 entre Swakpmund e Torra Bay. Um bom ponto de partida para um passeio pela Skeleton Coast.

Empresas que realizam passeios em Swakopmund e Walvis Bay

Onde comer e beber em Swakopmund e Walvis Bay

As cidades litorâneas de Swakopmund e Walvis Bay têm como carro-chefe na gastronomia peixes e frutos do mar. Nos cardápios, é comum encontrar ostras e lagostas, tudo fresquinho. Claro que nem só de pratos à base de frutos do mar vivem as cidades, por isso estão disponíveis nos menus desde grandes hambúrgueres à mais internacional culinária. Ninguém vai passar aperto para comer nas duas cidades.

Em Swakop, a dica é escolher os lugares que oferecem, além de bons pratos, uma linda vista para o mar. É o caso do Jetty 1905 e do Tug, um em cada ponta do píer que é cartão-postal da cidade e do Ocean Cellar, com ambiente descolado e clima leve. Se a arquitetura germânica da cidade despertar uma vontade de comidas típicas alemãs, vá ao Swakopmund Brauhaus. Já quem prefere aliar boa comida a bebida de qualidade vai se encantar pela cervejaria Butcher and The Brewer, onde os tonéis de cervejas artesanais ficam no salão junto com os clientes e também pelo Kuckis Pub, onde o balcão é sempre garantia de diversão. Para um clima mais tranquilo e preços bem camaradas, o Village Café é boa pedida. Já quem gosta de investir em várias deliciosas porções aliadas à simplicidade dos mercados e padarias, o melhor é seguir até a Farmhouse Delli. Para Walvis Bay, a dica de seguir os ambientes à beira-mar também vale! Escolha entre o Anchors The Jetty e o The Raft e curta uma boa refeição com linda vista. 

Quanto tempo ficar em Swakopmund e Walvis Bay

Para conhecer o básico de Swakomund e fazer alguns passeios em Walvis Bay, serão necessários, no mínimo, três dias inteiros. Entendemos que esse tempo pode ser demais para muitos roteiros, por isso tenha em mente que quanto menos tempo, menos passeios. Quase sempre os tours partem pela manhã, por isso, programe-se para ficar ao menos um dia inteiro na região (dormindo por lá duas noites seguidas), assim você terá a certeza de poder ao menos investir em um tour de uma manhã ou de um dia inteiro. Cape Cross pode ser conhecido no trajeto de ida e volta, a depender do roteiro. Não é preciso separar muito tempo e uma paradinha estratégica quando estiver na estrada ajudará a conhecer o local.

Como chegar a Swakopmund e Walvis Bay

A melhor maneira para ir até as duas cidades é em carro próprio. A estrada a partir de Windhoek, com 350 km de trajeto pela B12, é bem fácil e um carro comum será suficiente para o trajeto. Caso não esteja de carro, opte por empresas que realizam transfer entre Windhoek, Swakopmund e Walvis Bay. Um trem também faz o trajeto, mas os horários são extremamente restritos e nós não recomendamos se prender a ele.

Veja empresas que realizam transfer

Onde se hospedar em Swakopmund e Walvis Bay

Swakopmund é a cidade da Namíbia com melhor infraestrutura holeteira. A oferta é grande e há diversas opções de hotéis confortáveis e modernos, muitos deles com vista para o mar. Invista em um bom quarto para descansar e curtir. Palm Beach é a praia mais movimentada e um bom ponto de referência para hospedagem, assim como a Sam Nujoma Avenue, principal rua da cidade e onde estão boas opções de lojas. Veja as opções de hospedagem em Swakopmund. Entre Swakopmund e Walvis Bay, Swkop ganha disparada em termos de oferta de hospedagem. Porém, caso seja necessário pernoitar em Walvis Bay, não há com o que se preocupar. A cidade é bem grande e também oferece vários hotéis. Veja as opções de hospedagem em Walvis Bay


Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay Swakopmund-e-walvis-bay
Avalie Swakopmund e Walvis Bay