Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Windhoek

A capital Windhoek é ponto de passagem obrigatório para quem viaja de avião até a Namíbia. Na cidade, está localizado o Aeroporto Internacional Hosea Kutako, as locadoras de carro e o ponto de partida da maioria dos safáris que percorre a Namíbia. Windhoek é uma cidade bem grande para os padrões do país, mas as principais atrações se concentram no centro. Em uma volta de quatro horas, será possível percorrer os principais pontos turísticos e até fazer algumas compras de lembrancinhas e artesanatos.

O que fazer em Windhoek

Um bom ponto de partida para explorar a capital é o Hotel Hilton, estrategicamente localizado no centro de Windhoek e ao lado do Centro de Atendimento ao Turista, onde é possível pegar um mapa da cidade com as principais atrações a serem visitadas. Quem tiver um dia inteiro em Windhoek poderá conhecer mais sobre a história da Namíbia e da independência do país no National Museum of Namíbia. O prédio oferece, além do acervo que ajuda a entender o povo e o país, uma linda vista para Windhoek e um bom restaurante no terraço. A entrada do museu é gratuita.

De frente para o museu, a igreja luterana Christuskirche é um dos símbolos da arquitetura germânica que marca os tempos em que o país foi invadido e colonizado. Ainda hoje as missas na igreja são celebradas em alemão. Curiosamente, a rua que segue a lateral da igreja homenageia Fidel Castro. De lá, com poucos minutos de caminhada, é possível visitar o Palácio do Parlamento, onde um belo jardim marca a frente do edifício. Para conhecer o centro de Windhoek, vale pegar um tour guiado. O hostel Chameleon oferece passeios gratuitos pela manhã, sempre de segunda a sábado. Ao final do tour, que tem duração de duas horas, cada turista oferece ao guia a gorjeta que desejar.  

Quem gosta de conhecer a cultura local com mais intensidade não pode deixar de ir a Katutura. O efervescente subúrbio de Windhoek guarda a verdadeira capital, onde mora grande parte da população. Por lá, é possível experimentar iguarias locais em mercados como Soweto e Independence, além de conhecer mais sobre a cultura do povo da Namíbia. Tours guiados são oferecidos pelas agências de turismo na cidade. Visitas diurnas podem ser feitas por conta própria, mas passeios noturnos são aconselháveis com acompanhamento de guias. Tours guiados custam a partir de NAD 300.   

Depois de percorrer as atrações de Windhoek, não deixe de passear pela Independence Avenue, principal avenida da cidade. De lá, é possível visitar também o Namibia Craft Center, onde são vendidos artesanatos, peças de arte, decoração e vestuário de toda a Namíbia. Veja mais sobre compras em Windhoek.

Onde comer e beber em Windhoek 

Com boas opções de restaurantes, Windhoek agrada a todos os paladares. Na cidade, é possível experimentar da culinária portuguesa — trazida por imigrantes angolanos — até as tradicionais carnes de caça, chamadas de game food. Sem esquecer de cardápios muito europeus, herança dos tempos de colônia e da farta quantidade de turistas daquele continente. Entre os mais procurados restaurantes de Windhoek, vale conferir os sofisticados The Stellenbosch Wine Bar and Bistro, Gathemann e Leo's at the Castle. Para aliar cerveja a game food, experimente o Joe’s Beerhouse (mais turístico) e o Roof of Africa (mais local). Se a pedida for por um drink ao final da tarde e com vista para o pôr do sol, suba ao Skybar do hotel Hilton, mas se você quiser mesmo só beber e se divertir, siga para o Andy’s Pub.  

Onde se hospedar em Windhoek

A capital Windhoek oferece grande número de hospedagens para os turistas. Os tipos variam entre hostels, guesthouses e hotéis. Os preços são amigáveis e com poucos dólares namibianos é possível garantir uma vaga no centro de Windhoek em uma boa guesthouse. As hospedagens costumam oferecer restaurantes e têm bons contatos para quem deseja fazer alguns tours de um dia. Para quem está sozinho ou quer economizar, uma boa pedida é o hotel Chameleon, que é sempre animado, cheio de viajantes e oferece vários tours e passeios a preços bem mais acessíveis que as grandes agências.

Para escolher a localização da hospedagem, fique atento à Independence Avenue. Ela é a principal avenida da cidade e de lá é possível percorrer quase todas as atrações a pé. Quando mais perto dela, melhor. O Hilton Hotel é um bom ponto de referência para a melhor localização da cidade. Veja as opções de hotéis em Windhoek.

Como se locomover em Windhoek

A melhor maneira de se locomover em Windhoek é de carro ou com transfer particular. Apesar de parecer uma cidade segura, Windhoek pode ser perigosa depois do anoitecer e quando as ruas estão vazias. Táxis comuns também são arriscados. Eles funcionam em sistema de viagem compartilhada e é difícil prever o itinerário que você irá seguir. Apesar de custarem bem menos (uma corrida varia de NAD 10 a NAD 30), nós não recomendamos o uso do táxi comum, especialmente para quem estiver sozinho ou com dinheiro. O ideal é chamar um serviço de táxi privativo por telefone ou escolher um dos táxis que ficam nos hotéis. A corrida custará um pouco mais cara (entre NAD 50 e NAD 70), porém a segurança será bem maior. Os hotéis e restaurantes costumam prestar esse serviço e chamam os carros a pedido dos clientes. Andar a pé por Windhoek durante o dia e enquanto há movimento nas ruas não é perigoso. Os cuidados devem ser os mesmos que em qualquer cidade grande. Veja mais sobre segurança na Namíbia

Dica sobre Windhoek

Apesar de ser a capital, o comércio em Windhoek fecha muito cedo. Às 18 horas, é provável que todas as lojas e supermercados já estejam de portas fechadas. Caso tenha que comprar alguma coisa, não deixe para a última hora. Restaurantes também costumam fechar às 22h. É raro um estabelecimento que tenha a cozinha funcionando até meia-noite.  

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Namíbia

Windhoek

Windhoek
Windhoek
9000