Namíbia

Sossusvlei e Sesriem

0 avaliação
0% recomendam
0

As árvores petrificadas em meio às dunas avermelhadas do Deserto da Namíbia estão entre as imagens mais espetaculares — e famosas — do país. A região, chamada de Sossusvlei, reúne algumas das mais belas e inesquecíveis paisagens da viagem. Considerado o mais antigo deserto do mundo, o Deserto da Namíbia reserva um cenário inóspito, com cores intensas e sombras capazes de enlouquecer qualquer amante de fotografia. É lugar para passar muitas horas simplesmente curtindo o jogo de luzes e as formas das dunas, além, é claro, se ser hipnotizado pela beleza das árvores de Deadvlei e a imensidão de areia da Duna 45 e da Big Daddy.

Sossusvlei está localizado dentro do Namib Naukluft National Park. O parque é a maior área de conservação do país e compreende grande parte do Deserto da Namíbia e da cadeia de montanhas de Naukluft. Sossusvlei é marcado por um vale e uma grande baía seca de argila e sal, resultado de enchentes do Rio Tsauchab. Apesar de ser a mais famosa atração do parque, Sossusvlei não é a única. É possível investir mais na região para curtir intensamente algumas das maiores dunas do mundo, que podem alcançar até 400 metros de altura.

O que fazer em Sossusvlei – Principais atrações

Prepare a câmera fotográfica! Sossusvlei é um daqueles destinos onde o dedo não para de clicar nem um minuto. A cada hora do dia, a paisagem ganha novos contornos e as fotos, outra vida. Deixe-se levar pelas lindas imagens de Sossusvlei e registre cada momento, tanto na câmera quanto na memória.

As principais atrações de Sossusvlei estão localizadas entre 45 km e 60 km do portão do Namib Naukluft National Park, em Sesriem. O caminho é repleto de dunas, mas a parada mais famosa para começar o passeio é a Duna 45. Localizada a 45 km de Sesriem (por isso o nome) e com fácil acesso, ela é o ponto ideal para quem entra no parque antes no dia começar e deseja ver o nascer do sol no topo de uma duna. A subida, com 85 metros de altura, demora entre 20 e 30 minutos, a depender da disposição do viajante. O trajeto começa com céu ainda escuro, mas a cada passo a luz aumenta, até que o sol desponta no horizonte do deserto. A descida é bem fácil e basta se lançar com velocidade a passos largos. Em menos de cinco minutos, você já estará aos pés da duna.

A Duna 45 costuma ser o ponto base para quem deseja um café da manhã especial. Uma delícia para começar bem o passeio. Aos pés da duna, os turistas que entram cedo no parque podem curtir o café e recuperar as energias. Monte a sua mesinha e aproveite o visual enquanto descansa para encarar as próximas caminhadas.

Seguindo por mais 15 km, você chegará ao primeiro estacionamento de Sossusvlei, onde param os carros comuns (sem tração) e de onde partem os transfers 4x4 que levam até as proximidades de Deadvlei. Muitos grupos de safári preferem fazer o trajeto de 5 km até Deadvlei a pé. É uma experiência maravilhosa, mas que deve ser feita com acompanhamento de guia. Esteja preparado para o calor, vá com roupas de proteção contra o sol e leve, no mínimo, dois litros de água.

Se encarar a caminhada pelo deserto não é para você, pegue o transfer! O custo, ida e volta, é de NAD 150 por pessoa. O trajeto de carro só pode ser realizado por veículos com trações nas quatro rodas. Se esse for o seu caso, você poderá realizar o trecho final até o estacionamento seguinte dirigindo. Peça ajuda para deixar os pneus na medida certa para circular na areia, assim você não corre o risco de atolar. Nós recomendamos esse trajeto de carro apenas para quem tem experiência em areia. Caso contrário, opte pelo transfer que pode ser contratado no escritório localizado nesse estacionamento.

O trajeto de transfer até o segundo estacionamento tem 5 km de distância e de lá todos seguem a pé para visitar o Deadvlei, a Duna Big Daddy e o Hiddenvlei. A caminhada não é pesada, mas é preciso se proteger do sol e beber muita água. Para quem está com disposição e tempo, subir a Big Daddy é um desafio enorme! Para ser mais exato, um desafio de 325 metros de altura. Chegar ao topo leva, em média, de 40 a 60 minutos. A duna é vizinha ao Deadvlei e a subida é encarada por poucos.

O próximo ponto de parada é o Deadvlei, principal cartão-postal da Namíbia e onde estão as árvores petrificadas há mais de 900 anos em meio ao deserto. O fenômeno, causado pelo desvio repentino do curso de um rio que passava pela região, transformou a área em um local único. Difícil não ficar impressionado com o contraste das dunas vermelhas, o céu profundamente azul, as árvores negras e o chão de argila seca e branca. Um paraíso para fotógrafos! A trilha tem pouco mais de 1 km, mas com o sol forte pode ser bem cansativa. Aproveite cada minuto no local e se deixe levar pela imensidão da espetacular paisagem.

Ao terminar a visita ao Deadvlei, se ainda restar energia, siga para o outro lado do estacionamento, onde está o Hiddlenvlei. Com bem menos visitantes e uma trilha de apenas 1 km, o lugar é uma ótima oportunidade para escapar do movimento e entrar em contato com os sons do deserto.

Se você tiver feito todos os passeios acima e subido nas dunas 45 e Big Daddy, a chance é enorme de o sol já estar a pico. O ideal é voltar para o acampamento, descansar, e depois retornar e ver o entardecer. Para acompanhar o pôr do sol, vale investir na Duna Elim. Ela está localizada a apenas 5 km de Sesriem e do alto permite visual tanto para as montanhas de Naukluft quanto para as dunas do deserto. Ótima pedida e bem pertinho do portão para não perder a hora do parque fechar. A subida completa leva por volta de 1h.

O pôr do sol pode ser visto também em meio ao Sesriem Canyon. Apesar de não ser muito grande (são apenas 30 metros de profundidade), ele permite caminhar entre as frestas nas pedras e oferece lindos cenários para fotos, assim como um entardecer espetacular em meio às rochas. Localizado a 4 km de Sesriem, mas fora dos muros do parque, é um bom passeio para quem está com tempo livre.

Atrações próximas a Sossusvlei

Apesar de Sossusvlei ser a principal atração da região, ela não é a única. É possível curtir o deserto de outras maneiras, como em um passeio de balão, um jantar em meio ao deserto e regado a vinho, um sobrevoo nas dunas e até uma reserva inteiramente dedicada a ter o mínimo de luz possível para facilitar a observação do céu, conhecida como  International Dark Sky Reserve (IDSR). Vale até investir em experiências mais exclusivas de hospedagem na Namíbia. Um dos melhores lugares para fazer passeios diferentes é a NamibRand Nature Reserve, que une todas as atrações acima e ainda não é cheia de turistas, oferecendo assim ambiente bem mais tranquilo. A reserva, localizada ao sul de Sesriem, ocupa metade do tamanho da Bélgica e é considerada uma das maiores reservas particulares da África.  

Quem chega a Sesriem vindo de Windhoek muito provavelmente verá um pitoresco povoado chamado Solitaire. O ponto é estratégico para reabastecimento do carro. Mas não só isso! Em Solitaire, há belos cenários para fotos entre os charmosos carros antigos abandonados e também um dos mais famosos apfelstrudels da Namíbia. Paradinha providencial para seguir viagem!

Como se locomover

A melhor maneira para passear por Sossusvlei é de carro, principalmente se for um carro 4x4. O local permite circulação de veículos particulares e, para quem não estiver com um 4x4, um transfer é oferecido para fazer os 5 km finais, onde apenas carros com tração nas quatro rodas são permitidos. Ao chegar ao estacionamento de onde partem os transfers (60 km a partir do portão), basta pagar o serviço (NAD 150 ida e volta) e seguir no veículo até o ponto mais próximo ao Deadvlei, Duna Bid Daddy e Hiddlenvlei. Do ponto de parada, será mais 1 km caminhando até as atrações. Este último percurso de 5 km, que é feito pelo transfer, também pode ser realizado a pé. Nesse caso, recomendamos a contratação de um guia ou o uso da pista dos carros para não perder o caminho em meio às dunas. A Duna 45 está à beira da pista e é acessível em carro comum, assim como a Duna Elim e o Sesriem Canyon.

Onde comer em Sossusvlei

Dentro da área do Namib Naukluft National Park próxima a Sossusvlei não há opções de restaurantes. Há um posto de gasolina antes do portão de entrada, onde é possível comprar comida e bebida, por isso prepare o lanche e compre todo o necessário para ficar durante o dia. Um café da manhã aos pés das dunas é altamente recomendável. É possível ainda usar os restaurantes dos lodges e campings nos arredores do parque, assim como fazer uma paradinha para um apfelstrudel em Solitaire.

Quando ir a Sossusvlei e horário de funcionamento

Sossusvlei pode ser visitado durante todo o ano, mas o clima pode ser fator decisivo na hora da viagem. No verão, o tempo é mais quente e úmido (é possível até ver algumas nuvens), enquanto no inverno é extremamente seco e à noite pode fazer bastante frio, com temperaturas até negativas. Prepare um casaco se estiver na Namíbia entre os meses de julho e agosto. Veja mais em quando ir à Namíbia.

Um detalhe muito importante para quem visita Sossusvlei é o horário de abertura dos portões do Namib Naukluft National Park. O parque tem horário de funcionamento de acordo com o nascer e o pôr do sol, por isso varia durante todo o ano. Um detalhe, no entanto, faz toda diferença: quem se hospeda dentro das dependências do parque pode entrar uma hora mais cedo e sair uma hora mais tarde. Isso significa que os viajantes que estão hospedados dentro do Namib Naukluft National Park poderão entrar ainda com o dia escuro e ver o nascer do sol no alto de uma duna. O mesmo vale para o pôr do sol, que pode ser visto até o anoitecer. Esse privilégio é exclusivo de quem está hospedado no Sossus Dune Lodge e no Sesriem Campsite, únicas opções dentro do parque e próximas a Sossusvlei. Caso deseje ver um nascer do sol nas dunas, será obrigatório ficar hospedado dentro do parque.

Quanto tempo ficar em Sossusvlei

Sossusvlei pode ser visitado em apenas um dia, mas não é o ideal. Se você estiver com tempo muito corrido, durma uma noite no parque, siga de manhã cedo para os passeios em Sossusvlei, passe uma manhã e depois visite o Sesriem Canyon na saída. À tarde, você já estará seguindo viagem. Ainda que seja possível, o ideal é ficar, no mínimo, duas noites na região. Assim você terá um dia inteiro para curtir do nascer ao pôr do sol e, quem sabe, até voltar ao seu lugar predileto ou investir em um passeio de balão.

Custo da entrada

O custo da entrada no Namib Naukluft National Park é de NAD 80 por pessoa/dia e mais NAD 10 pelo carro. A permissão é vendida no portão de Sesriem. Caso não haja ninguém no local, aguarde para ser atendido. O custo do transfer 4x4 é NAD 150 ida e volta, mas é possível também comprar apenas um dos trechos.

Como chegar a Sossusvlei

Para chegar a Sossusvlei, nós recomendamos o uso de um carro 4x4 , especialmente no período de chuva, porém ele não é obrigatório e um carro comum pode dar conta. Muitos trechos de estrada a caminho de Sossusvlei são de terra ou brita e podem alagar ou enlamear a depender das chuvas. Tenha sempre um estepe preparado para eventualidades. Lembre-se de que as estradas classificadas como D são bem ruins, mas elas são uma constante no caminho que contorna Sossusvlei. Uma das estradas que mais sofre com as chuvas é a D854, por isso evite circular por ela. O trecho da junção entre a C19, a D854 e a C27 também costuma alagar no período de chuva devido ao rio que cruza a região. Esse trecho é obrigatório para todos que visitam Sossusvlei. Com estradas bem ruins, o caminho até Sossusvlei demorará bem mais que o habitual em estradas de asfalto. Esteja preparado e, se necessário, faça uma parada no caminho. Veja mais em como se locomover na Namíbia.

Onde se hospedar para visitar Sossusvlei

Antes de mais nada, você terá que decidir se deseja se hospedar dentro ou fora do Namib Naukluft National Park. A grande vantagem de se hospedar dentro do parque é poder entrar uma hora antes do horário de abertura dos portões (sempre ao nascer do sol) e sair uma hora depois (já à noite). Isso significa que apenas quem está hospedado dentro do parque poderá curtir o nascer e o pôr do sol no alto de uma duna. Só esse argumento já é suficiente para preferir a hospedagem dentro do parque, mas como ela é muito disputada, pode ser difícil conseguir vaga.

Há apenas duas opções de hospedagem dentro do parque. O Sossus Dune Lodge é voltado para o público que deseja um lodge confortável e mais requintado. As diárias têm custo a partir de NAD 1650 e há oferta de várias atividades com custo entre NAD 280 e NAD 660. Já o Sesriem Camp é destinado aos campistas e os custos são bem menores. O valor da diária, por pessoa em camping, é de NAD 200. O camping oferece bar, restaurante, piscina e um lindo pôr do sol.

Fora do parque, a melhor referência de localização para hospedagem é a cidade de Sesriem, à beira dos portões para Sossusvlei. Bem pertinho da entrada, está o Desert Camp, o Sossusvlei Lodge, Desert Quiver Camp e o Sossus Oasis Campsite. Um pouco mais afastado, é possível escolher o Le Mirage Resert & Spa, com infraestrutura bem impressionante; o Hoodia Desert Lodge e o Little Sossus Lodge. Para quem deseja opções de luxo ou com alto grau de conforto, vale investir nas hospedagens do grupo Wolwedans, que agrega vários lodges e campings requintados. 

Namib Naukluft National Park, Sesriem
Do nascer ao pôr do sol.

Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem Sossusvlei-e-sesriem
Avalie Sossusvlei e Sesriem