Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Himba Village

Originalmente da região norte da Namíbia, na fronteira com a Angola, o povo himba pode ser visto em vários locais do país. Com traços e hábitos muito característicos e particulares, é fácil identificar um himba na rua. Porém, para conhecer de perto a cultura daquele povo e as tradições que há séculos regem a vida deles em comunidade, é preciso ir até uma das tribos, o que é raro fora da região norte. Um lugar especial, no entanto, mantém as tradições do povo em meio a Damaraland, no caminho entre a costa da Namíbia e o Etosha National Park.

Para quem deseja visitar os himbas, este é o ponto mais acessível em meio às principais atrações do país, a Otjikandera Himba Village. Na tribo, moram cerca de 50 himbas que foram para a região depois que uma mulher himba precisou de tratamento médico. Desde então, amigos e parentes seguiram os passos dela e hoje há uma pequena vila fora da área original. O local é também um orfanato e tem escola própria. O himbas lutam para manter as tradições daquele povo e se recusam a frequentar escolas comuns. Deslocados para um clima extremamente seco e em solo improdutivo, os himbas dessa tribo vivem em constante desafio de sobrevivência. A subsistência acontece por meio de doações, produção de artesanatos, criação de animais e cobrança de ingresso para a visita (NAD 200 por pessoa).

Visitar a Tribo Himba é entrar em profundo contato com as origens de um dos povos mais expressivos da Namíbia. Os moradores seguem todos os costumes e tradições, que são passados de pais para filhos. Entre os mais curiosos está o hábito das mulheres de proteger a pele e cabelo com argila e de ter como meio de limpeza apenas um “banho” de fumaça. Durante toda a vida, apenas os homens tomam banho comum com água.

A visita à tribo é livre a qualquer turista e um guia himba que fala inglês serve como intérprete e explica mais sobre a cultura daquele povo. Quem quiser conhecer mais a fundo as tradições himbas poderá até passar a noite no local, dormir nas casas e experimentar da comida típica desse povo. Uma experiência marcante, sem dúvida.

Para quem deseja ajudar os Himbas, doações de comida são bem-vindas, assim como a compra dos artesanatos. As crianças também costumam ficar muito felizes com doces, balas e pirulitos. Uma boa maneira de fazer pequenos e simpáticos amigos durante a visita.

A Himba Village é aberta todos os dias para visitação e não há horário regular para receber os turistas. Basta chegar e chamar por alguém na casinha antes da entrada da Villa. A tribo está lozalizada à beira da estrada C40, entre as cidades de Kamanjab (distante 20 km) e Otijikondo (distante 52 km). O local é uma boa parada para quem está indo de Damaraland para o Etosha. 


Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Namíbia

Himba Village

Himba