Dicas de Montreal

- Para ir ao Canadá, é necessário um passaporte e visto válido condizente com o propósito da viagem. O visto para turistas pode ser obtido online e é um pouquinho burocrático, mas completamente possível de ser feito por você mesmo. Desde 2017, pessoas com visto para os Estados Unidos ou que tenham obtido o visto canadense nos últimos 10 anos podem entrar no Canadá por via aérea através de uma autorização eletrônica obtida pela internet. 
Para mais informações, consulte a página oficial sobre o visto do Canadá e sobre o eTa, a autorização eletrônica canadense

Lembre-se de que, caso viaje ao Canadá passando por um terceiro país, além das regras de imigração do Canadá, você deve se atentar às regras de imigração do local de conexão. Fazendo conexão nos Estados Unidos, você precisará também do visto estadunidense. 

- Não são necessárias vacinas para visitar o Canadá.

- A CNH brasileira pode ser utilizada para digirir em Quebec, e a PID (Permissão Internacional para Digirir) não é considerada obrigatória, mas pode facilitar eventuais problemas que você tenha no país. 

- A idade legal para beber álcool na província de Quebec é de 18 anos. Ao sair para baladas e para curtir a vida noturna, recomendamos ter um documento que comprove sua idade. 

- O fuso horário padrão de Montreal é o UTC -5; no verão, a cidade incorpora o horário de verão (UTC -4).

- Segurança: Montreal é uma cidade segura e tem muito menos criminalidade do que as cidades brasileiras, por isso não tenha medo de caminhar pelas ruas, mesmo à noite. Ainda assim, evite deixar seus pertences sem vigilância ou andar em locais muito isolados durante a madrugada... Um pouco de cuidado nunca é demais. 

- A rede elétrica no Canadá é de 120V/60Hz. As tomadas são de dois tipos: dois pinos chatos ou, às vezes, de dois pinos chatos e um pino redondo (que funcionam tranquilamente em aparelhos em que o encaixe é de apenas dois pinos chatos). 

- As línguas oficiais no Canadá são inglês e francês. Montreal é uma cidade da província francesa de Quebec e a maioria das pessoas na cidade tem o francês como primeira língua. Muitas pessoas são bilíngues e também falam inglês, mas você perceberá que, entre si, os moradores da cidade falam francês. Pessoas ligadas ao turismo geralmente falam as duas línguas. 

- Casaco é um item que deve estar na sua mala independentemente do mês da viagem. Faz calor em Montreal durante o verão, mas durante a noite pode esfriar e, se estiver ventando, você pode sentir frio. No inverno, o frio é extremo e, em alguns dias, as temperaturas atingem 40 graus negativos; se viajar nesse período, leve roupas para inverno pesado e calçados para neve, que oferecem maior aderência e permitem caminhar com mais tranquilidade. Luvas, cachecol, segunda pele e outros artigos de roupas de frio também são essenciais para enfrentar o rigoroso inverno da cidade. 

- Não se acanhe em pedir informações nas ruas, os canadenses têm fama de serem educados e, na maioria das vezes, eles realmente são muito solícitos. Ouvi-los desculpando-se por um esbarrão ou vê-los segurando uma porta para outros transeuntes é comum. 

- Quantos dias ficar em Montreal: Nossa sugestão é passar 4 ou 5 dias em Montreal. O lugar é grande, tem diversos pontos turísticos, ótimos restaurantes, boas baladas e, nesse período, você poderá conhecer o essencial da cidade.

- O Montréal Museum Pass é um tipo de combo que dá direito à entrada em museus da cidade. Para quem gosta desse tipo de atração e pretende visitar algumas delas, ele pode render uma boa economia. Há opções de combos que, além da entrada nos museus, permitem o uso do transporte público. Clique aqui para mais informações.

- Se você viaja em família, fique atento aos descontos oferecidos para famílias (geralmente dois adultos e duas crianças) na entrada dos pontos turísticos ou nos ônibus. Comprar o ingresso familiar pode render uma bela economia! 

Tudo que você precisa saber sobre Montreal!

Esse texto sobre Dicas de Montreal faz parte do guia de Montreal no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Montreal

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.