Onde comer em Montreal

Montreal clama ser a cidade da América do Norte com maior número de restaurante per capita e certamente não faltam bons lugares para comer na cidade. Há opções variadas, com diferentes tipos de gastronomia e que atendem a todos os bolsos. A cena gastronômica de Montreal tem, principalmente, restaurantes de cozinha francesa, por causa da influência de sua colonização, que se misturam à cozinha contemporânea. Qualquer café ou pequena lanchonete é capaz de surpreender pela qualidade da comida. 

No Canadá, são populares as panquecas com mapple syrup, sanduíches, o peameal bacon, butter tart, além de pratos com peixes, frutos do mar e pato (também por conta da influência francesa). Na província de Quebec, criou-se a poutine, um prato que se tornou típico do Canadá; e se você visitar qualquer cidade dessa província, como Montreal, precisa experimentar a iguaria! Poutine é um prato feito com batatas fritas, queijo e molho; à primeira vista, pode parecer uma gororoba estranha, mas se você visitar o lugar certo, vai voltar da viagem desejando encontrar poutine no Brasil também. Com o passar do tempo, novas versões foram criadas e hoje você pode incrementar sua poutine com todo tipo de acompanhamentos — desde guacamole até carne de pato. 

La-banquise

O lugar mais tradicional para comer poutine em Montreal, e nosso preferido na viagem ao Canadá, é o restaurante La Baquise. Ele funciona 24h e está sempre cheio, por isso não se espante se houver uma longa fila de espera na porta do lugar. O prato é realmente um sucesso e tem diversas misturas diferentes, vale a pena experimentar! O PoutineVille é outra opção de restaurante onde você pode montar o poutine como preferir.

O bagel é outra “comida típica” de Montreal e um lugar para experimentá-lo é o Fairmount Bagel, que funciona desde 1919. O bagel é como uma rosquinha salgada e consistente que pode ser feita com diferentes sabores; o bagel puro é meio sem graça, por isso sugerimos comê-lo com cream cheese ou manteiga. Outra dica de um ótimo lugar para comer é o Schwartz’s Montreal, que serve sanduíches de pastrami deliciosos; o lugar é pequeno e disputado, mas o sanduíche é realmente saboroso. 

Para encontrar de tudo um pouco e experimentar comidinhas deliciosas, vá ao Marché Jean-Talon, um mercado que vende frutas frescas, verduras, produtos naturais, flores etc. Nele, você pode experimentar as frutas dos expositores e visitar uma área com produtos prontos para comer, como tortas, azeitonas, carnes e queijos — é uma boa pedida para um almoço. 

La-banquise Schwartz-s-montreal-hebrew-delicatessen Olive-et-gourmando Olive-et-gourmando Juliette-chocolat Juliette-chocolat Marche-jean-talon Fairmount-bagel La-banquise

Para fazer uma refeição informal, com sanduíches maravilhosos, não deixe de ir ao Olive et Gourmando, que funciona também como boulangerie e tem doces gostosos para comprar para viagem. Se quiser fazer uma refeição em um ambiente diferente, vá ao Jardim Nelson, um restaurante na parte antiga da cidade que tem música ao vivo e se parece com um jardim! Outras alternativas simpáticas para um jantar são a Brasserie T, com um ótimo tartare, e o Modavie, com pratos variados ao som de jazz! 

Se quiser fazer um brunch, duas opções tradicionais em Montreal são o Eggspectation e o L'Avenue, com pratos muito bem servidos. Para pizzas, visite o El Focolaion, que tem um espaço pequeno, mas dezenas de opções de pizzas! Para carnes, uma boa ideia é ir ao restaurante Reuben's, alternativa também tradicional na rua Saint-Catherine que possui um cardápio recheado de boas opções! 

Se você é apaixonado por doces, faça uma visitinha a Julliette & Chocolat, que tem waffles e crepes de lamber os beiços, ou a Cacao 70, que tem diversos doces e bolos, além de pratos salgados para tomar um café da manhã ou brunch reforçado.

Dica: alguns restaurantes têm placas escrito "BYOW", que significa "Bring your own wine" (traga seu próprio vinho). Isso significa que você pode comprar uma garrafa de vinho em qualquer estabelecimento para tomá-la no restaurante sem custo. 

Dar gorjeta ao atendente do restaurante é uma prática muito comum no Canadá. Geralmente os valores variam entre 15% e 20% de gorjeta. Ao pagar com cartão de crédito, as máquinas de cartão costumam perguntar quanto o cliente deseja deixar de gorjeta, mas também há a opção de fazê-lo em espécie. 

Tudo que você precisa saber sobre Montreal!

Esse texto sobre Onde comer em Montreal faz parte do guia de Montreal no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em Montreal

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.