Como chegar a Montreal

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá e tem um dos aeroportos mais movimentados do país. Porém, para quem já está em solo canadense, fazer viagens de avião nem sempre é a melhor alternativa, pois, algumas vezes, os trens e ônibus são uma maneira mais prática e barata de visitar as cidades vizinhas. Avalie qual será seu roteiro no Canadá, as distâncias dos trajetos para então decidir sobre a maneira mais prática de realizar suas viagens.


Avião

Não há voos diretos entre o Brasil e Montreal, é necessário fazer ao menos uma conexão antes de chegar à cidade. A companhia canadense Air Canada tem voos diretos entre Guarulhos e Toronto e, a partir de Toronto, você pode ir para dezenas de cidades canadenses, incluindo Montreal. Outra maneira para chegar até Montreal é voar com empresas como a United, Copa, American Airlines e Delta, cada uma fazendo conexões em seus respectivos hubs. Para quem já está no Canadá, é possível voar com empresas como a própria Air Canada, Porter e WestJet.

Quarto maior aeroporto em número de passageiros do país, o Montréal–Pierre Elliott Trudeau International Airport opera voos diários para diversas cidades canadenses e dos Estados Unidos, tais como Toronto, Calgary, Quebec, Vancouver, Nova York, Chicago e cidades europeias, como Paris, Londres e Amsterdã. 


Como sair do aeroporto

O aeroporto internacional de Montreal está localizado a cerca de 20 km do centro da cidade. De carro, esse trajeto pode levar 40 minutos ou até 1h dependendo do trânsito. Para sair do aeroporto, estão disponíveis táxis, Uber, limousines, shuttles e ônibus. Entre o aeroporto e o centro da cidade, a tarifa mínima de táxi é de $41, já a de limousines, $68. De Uber, esse valor é um pouco mais baixo. 

A alternativa mais econômica para esse trajeto é utilizar o ônibus 747 Express ($10) que funciona 24h e liga o aeroporto à estação central de ônibus e ao metrô (Berri-UQAM métro station). A partir desse ponto, você pode acessar toda a cidade com o transporte público. A passagem de ônibus pode ser comprada em máquinas de autoatendimento na área de chegadas internacionais do aeroporto ou no próprio ônibus (nesse caso, só é aceito o dinheiro exato da passagem); ao comprá-la, você tem direito ao uso do transporte público na cidade por 24h, incluindo ônibus e metrô. 

Para quem chega em Montreal através do aeroporto, mas na verdade pretende viajar a outra localidade da província de Quebec que não seja a cidade de Montreal, saem do próprio aeroporto ônibus para cidades vizinhas. Verifique os trajetos disponíveis através dos sites das empresas de ônibus, como Greyhound e Orleans


Trem

Os trens da VIA Rail podem ser uma boa opção para viajar por via terrestre pelo Canadá. Essa alternativa é interessante especialmente para viajar entre destinos como Toronto, Ottawa e a Cidade de Quebec, que ficam relativamente próximos. A principal estação de trens de Montreal, chamada Gare Centrale/Central Station, fica localizada no centro da cidade, pertinho de tudo e está ligada à cidade subterrânea. 

Nossa sugestão é ficar de olho nas passagens de ônibus e trem, ver os horários de ambos os meios de transporte, o tempo de duração das viagens e então decidir qual vale mais a pena no seu caso. 


Ônibus

Empresas de ônibus como a Greyhound e Orléans Express fazem trajetos para cidades vizinhas de Montreal. As estradas no Canadá costumam estar em boas condições para viagens e os ônibus geralmente são confortáveis, com Wi-Fi gratuito e tomadas em alguns deles.

Vale sempre a pena ficar de olho e comparar o valor e tempo de deslocamento gasto nas viagens de trem e de ônibus. Em determinadas situações, o trajeto de trem dura quase o mesmo tempo do que o trajeto de ônibus, mas o ônibus é consideravelmente mais barato e, portanto, mais vantajoso para boa parte das pessoas. 


Carro

Viajar de carro pelas principais cidades da costa leste do Canadá é bastante comum. São cerca de 250 km entre Montreal e Ottawa através da Trans-Canada/Hwy 20 e cerca de 200 km entre Montreal e a capital federal Ottawa, através da Trans-Canada/Hwy 40.


Distâncias (por terra):
Montreal - Ottawa: 198 km
Montreal - Quebec City: 260 km
Montreal - Toronto: 540 km
Montreal - Winnipeg: 2.260 km

Tudo que você precisa saber sobre Montreal!

Esse texto sobre Como chegar a Montreal faz parte do guia de Montreal no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Montreal

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.