Quando ir a Montreal

O frio é realidade grande parte do ano em Montreal e, durante o inverno, as médias de temperatura são negativas, por isso o verão é aproveitado ao máximo e é um período em que a cidade ferve de gente. Cada estação tem sua beleza e proporciona uma experiência diferente, basta escolher aquela que mais agrada a você. 

O inverno (dezembro a março) é marcado pelas baixas temperaturas e, nos meses mais frios do ano, a média é de -5,5ºC. Janeiro é o mês mais frio e tem média de -8,6ºC, sendo que, em dias bastante extremos, a temperatura pode ser de -40ºC. Viajando nesse período, você provavelmente irá dar uma atenção maior às atividades em locais fechados e irá aproveitar bastante a neve. Ter agasalhos que suportem as baixas temperaturas é primordial para viajar no inverno. Nesse período, acontece o festival de inverno Fête de Neiges no Parc Jean-Drapeau e o Montréal en Lumière, que mistura arte e gastronomia. 

Com a chegada da primavera, as temperaturas vão aumentando; em maio, Montreal já tem média de 14ºC. No verão, a cidade vive seus dias mais movimentados… E como diz uma frase popular no Canadá: “If you can’t handle me in January… You don’t deserve me in July” (Se você não consegue lidar comigo em janeiro, você não me merece em julho). No verão, as atividades ao ar livre ganham as ruas e curtir as áreas dos parques ou qualquer coisa em lugares abertos é um programa apreciado por todos. 

No verão (junho a setembro), as médias são de 19,5ºC, mas podem passar dos 30ºC nos dias quentes. No início do verão, acontece o Grand Prix de F1 do Canadá, em Montreal; no dia 1º de julho, há festividades do Canada Day; e, nessa mesma época, também acontece o International Jazz Festival, um festival que agita as noites e os dias da cidade e reúne diversos artistas. Como o verão é o período de alta temporada, procure reservar o hotel com antecedência caso planeje viajar nessa época.

Cada estação oferece uma paisagem diferente, mas para quem não está acostumado ao frio, o inverno provavelmente será mais difícil de lidar. Para fugir de temperaturas extremas, evite viajar em janeiro ou viaje na primavera ou outono. Junho, julho e agosto são os meses mais quentes e quanto mais próximo deles você viajar, mais altas serão as temperaturas que encontrará. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e não há uma estação seca ou chuvosa bem definidas, mas elas ocorrem com frequência, então, um guarda-chuva ou um casaco resistente à água são bem-vindos para continuar a programação quando chover. 

Veja abaixo o clima de Montreal mês a mês. Informações retiradas do site Weather.com.

Clima-de-montreal

Independentemente da época em que viaje, procure olhar a previsão do tempo nos dias anteriores à viagem e acompanhar as temperaturas, assim será mais fácil montar a mala e saber o que esperar do tempo. Colocar um casaco na bagagem é recomendado até para quem viaja no verão, pois, mesmo nessa estação, pode fazer um pouco de frio ou vento durante a noite e a manhã. 

Veja aqui o calendário de eventos de Montreal

Feriados no Canadá:
1º de janeiro (New Year’s Day); Good Friday (variável); segunda-feira de Páscoa; Victoria Day (variável); 1º de julho (Canada Day); 1ª segunda-feira de setembro (Labour Day); 2ª segunda-feira de outubro (Thanksgiving Day); 11 de novembro (Remembrance Day); 25 de dezembro (Natal) e 26 de dezembro (Boxing Day). 

Tudo que você precisa saber sobre Montreal!

Esse texto sobre Quando ir a Montreal faz parte do guia de Montreal no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Montreal

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.