Dinheiro e gastos em Montreal

A moeda oficial do Canadá é o dólar canadense (CAD), representado por $ ou C$. Ela é a moeda utilizada no país e a que você deve ter em mãos para fazer suas compras. O dólar canadense tem notas de plástico de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares e moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos, 1 e 2 dólares. 

O dólar canadense tem uma cotação inferior ao dólar americano e, em tempos de dólar americano alto, pode ser uma boa alternativa fazer compras no Canadá. 

Para obter o dólar canadense, a maneira mais econômica atualmente é comprá-lo ainda no Brasil. A moeda é oferecida por diversas casas de câmbio, mas em algumas delas, de acordo com a quantidade comprada, pode ser necessário fazer reserva. Outra opção é fazer o saque de dólares canadenses em um caixa eletrônico direto de sua conta corrente já em solo canadense — nesse caso, há a aplicação de IOF de 6,38%, o valor é descontado de sua conta corrente no mesmo dia do saque e é utilizada a cotação do dólar no dia da retirada. 

Não nos pareceu muito vantajosa a opção de levar dólares americanos para trocá-los por dólar canadenses no Canadá. A cotação estava ruim no aeroporto de Toronto, quase um dólar americano para um dólar canadense. 

Os caixas eletrônicos estão espalhados por Montreal e cartões de crédito são amplamente aceitos pelos estabelecimentos locais. É possível pagar praticamente tudo com cartões de crédito, exceto o pagamento de pequenos valores, como os de meio de transporte.

Em relação às gorjetas, muitas vezes é possível pagá-las com o cartão; na hora de fazer o pagamento, as máquinas perguntam qual percentual você gostaria de deixar para o atendente e você escolhe entre 15%, 18% e 20%. 

Confira abaixo alguns valores* praticados na cidade:

Basilique Notre-Dame: $6
Aura (show noturno da Basílica Notre-Dame) $26,50 para adultos
Musée des beaux-arts de Montréal (exibições principais): $15 (de 13 a 30 anos), $23 (a partir 31 anos)
MAC - Museu de Arte Contemporânea: $17 para adultos
Biosphere: $15
Chateau Ramezay: $11
Centre Des Sciences: $12 (adultos)
Torre de Montreal: $23,25
Biodome $19,25 — fechado para reformas
Planetário: $20,50
Jardim Botânico de Montreal: $20,50
Transporte público: $3,25 (uma passagem paga em dinheiro)
Passe de ônibus com 1 dia de viagens ilimitadas: $8,60
Parque Mont-Royal: Gratuito 
Valor de um prato principal em um restaurante: $10-35

 

* Valores cotados em novembro de 2018

Tudo que você precisa saber sobre Montreal!

Esse texto sobre Dinheiro e gastos em Montreal faz parte do guia de Montreal no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro e gastos em Montreal

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.