Entendendo Bali
Bali é uma das mais de 13 mil ilhas da Indonésia. Ela está localizada a leste de Java, a segunda maior ilha do país e onde fica a capital Jacarta. A Indonésia é um país de maioria muçulmana, mas Bali se diferencia de praticamente todo o país, seus moradores, em maioria, acreditam no hindu-balinês, cujas crenças são diferentes do hindu praticado na Índia. A língua oficial da Indonésia é a língua indonésia, mas em Bali fala-se o balinês.
A ilha tem cerca de 5.780 km², que corresponde a uma área similar a do Distrito Federal, e sua população é de mais de 4,2 milhões de pessoas. Muita gente pensa em Bali como um paraíso para curtir o mar, sombra e água fresca, e sim, você encontra isso na ilha, mas é preciso entender que talvez essa imagem esteja um pouco distorcida. Para começar, saiba que a ilha não é tão pequena, que a população é grande, que existe trânsito e que eventualmente você pegará congestionamento. A população da Indonésia é maior do que a do Brasil e isso certamente reflete em Bali.
A capital de Bali é Denpasar, que é onde fica o aeroporto, servido por diversos voos internacionais. Entre as principais áreas de interesse para turistas estão Ubud, Seminyak e Kuta. As atrações da ilha ficam afastadas umas das outras, as estradas em Bali não são duplicadas e os carros não andam em alta velocidade, então, para ir de uma cidade a outra, você pode levar um bom tempo de viagem, principalmente se houver trânsito. É por isso, principalmente, que ao longo da viagem muitas pessoas optam por hospedar-se em áreas diferentes. Desse modo, evita-se longos deslocamentos e perda de tempo.
Para transitar de um lado a outro, muita gente opta por alugar uma moto; ao chegar na ilha, você verá como elas são muitas! É impressionante a quantidade de motocicletas nas ruas! Pra todo lado que se olha você verá motos de baixa potência, que são o suficiente para levar as pessoas aonde querem por um baixo custo. Os carros, que são mais confortáveis, nem sempre oferecem um custo/benefício tão interessante, principalmente porque enfrentam o trânsito, consomem mais combustível e porque transitam na mão inglesa, o que no início não é fácil para brasileiros.
Se você quer conhecer a área histórica da ilha, visitar templos e se conectar com a natureza, provavelmente o melhor lugar para passar alguns dias será Ubud. Se você quer ficar na área mais urbanizada, com bastante opção de shoppings e restaurantes, Kuta seria uma boa opção. Para relaxar em um resort, a melhor pedida é Nusa Dua, onde estão instalados resorts de grandes redes hoteleiras em frente ao mar. Já para quem prefere um lugar que tem praias e bons restaurantes, mas com um clima mais intimista, a dica é Semyniak.
Há também quem pense que Bali, por ficar afastada, não oferece estrutura; esse pensamento não poderia estar mais equivocado. Certamente Bali tem suas áreas mais rústicas e as pessoas têm uma vida simples, mas os turistas contam com tudo que precisam na viagem! As cidades têm caixas eletrônicos, tem wi-fi nos hotéis, você pode comprar um chip pré-pago de celular, há uma enorme quantidade de táxis nas ruas, existem lojas de marcas internacionais, restaurantes de alta gastronomia e hotéis de ponta. O mais legal é que ser turista em Bali não é caro, pelo contrário, comparado aos preços praticados no Brasil, Estados Unidos e Europa, os valores em Bali são, algumas vezes, uma pechincha!
Bali é um destino para ver mais do que praias, pois nem sempre elas são tão impactantes quanto as fotos mostram.
Curiosidades sobre Bali:
- Os balineses fazem oferendas aos deuses em quem acreditam todos os dias. Essas oferendas são feitas em pequenas cestinhas de folhas de bananeira; dentro, coloca-se itens como flores, dinheiro, cigarro e comida.
- As famílias de balineses nomeam seus filhos com os mesmos nomes, de acordo com a ordem de nascimento. Os primogênitos são chamados Wayan, Putu ou Gede, os segundos filhos, Made, Kadek e Nengah, os terceiros, Nyoman ou Komang e os quartos filhos, Ketut. Quando a família tem mais de 4 filhos, nomeiam-nos novamente com o nome do primogênito e seguem a ordem.
- Os balineses enxergam a vida de uma forma diferente e festejam muitas coisas, entre elas a morte, o casamento, o nascimento e outros momentos da vida familiar. As casas tradicionais costumam sempre ter um templo para as práticas festivas familiares.