Dicas de Bali

Visto: Brasileiros viajando a turismo por até 30 dias não precisam de visto para conhecer a Indonésia. Até o início de 2016, os brasileiros precisavam do documento, que era obtido na chegada ao aeroporto mediante pagamento de taxa; porém, isso não é mais necessário! Para quem viaja a turismo, atualmente é preciso ter apenas o passaporte com validade superior a 6 meses, certificado de vacinação contra febre amarela e passagem de ida e volta. Durante nossa viagem, em junho de 2016, os trâmites de imigração foram bem tranquilos e realmente não foi preciso pagar nenhuma taxa, nem na entrada, nem na saída do país. Para mais informações, consulte o site da Embaixada da Indonésia

Idioma: A língua oficial da Indonésia é a língua indonésia, porém, em Bali, fala-se o balinês. Muitas pessoas que trabalham com turismo também falam inglês para poderem se comunicar com os turistas, então essa é a língua que você deverá usar no dia a dia. No geral, o inglês das pessoas que trabalham em lojas e serviços é básico e com um sotaque forte, mas suficiente para você ser bem atendido, dizer o que deseja ou pedir informação.

O fuso horário utilizado em Bali é o UTC/GMT +8, o que significa que geralmente Bali está 11 horas à frente do horário de Brasília. 

A rede elétrica da Indonésia é de 230V e as tomadas do país são de dois pinos redondos e fundos. 

Se pretende dirigir no país, tire sua PID (permissão internacional para dirigir) antes de viajar. A PID tem a mesma validade de sua CNH brasileira. 

A Indonésia é um país muçulmano, mas, em Bali, o que predomina é o hindu-balinês. Não existem tantos muçulmanos na ilha, portanto viajar a Bali durante o ramadam não deverá interferir em nada na sua percepção do lugar. 

Existem muitas festividades em Bali e não será incomum presenciar cortejos nas ruas ou ver pessoas vestidas com trajes típicos em razão de alguma celebração. As oferendas também são uma característica forte da crença local e, ao caminhar pelas ruas — ou até mesmo nos hotéis —, você verá pequenas oferendas por todos os lados. Geralmente essas oferendas têm flores, incenso, algumas vezes dinheiro, comida e cigarro. 

Usar o sarong quando for visitar um templo é imprescindível, especialmente para mulheres que estão com roupas curtas. Essa vestimenta é usada em sinal de respeito e todos a utilizam, inclusive homens. Em alguns templos, há sarongs para pegar emprestado, mas, se preferir, você pode comprar um para usar em todos os templos que visitar — é baratinho e vendido em diversos lugares. 

Cuidado com os macacos! Pode parecer engraçado, mas os macacos de atrações como o Uluwatu Temple e Monkey Forest estão interessados em uma única coisa: comida. Esses animais parecem ser dóceis, mas são animais selvagens que ao longo do tempo se acostumaram a ver turistas, por isso, se você estiver carregando comida, cuidado, eles tentarão tomá-la de você. Em Uluwatu Temple, principalmente, evite atravessar a pequena mata que dá acesso ao templo com óculos ou bonés, porque eles podem tentar pegar objetos soltos para chamar sua atenção em troca de receber comida. Feche bem sua mochila e fique atento aos acontecimentos ao seu redor. Presenciamos macacos “roubando” óculos e até chinelos de turistas. 

As punições para tráfico de drogas na Indonésia são severas, portanto evite transportar pertences que não sejam seus. Não leve para o país malas que não são suas ou que você não saiba a procedência. 

Bali é um lugar seguro e nos sentimos confortáveis quanto à segurança em todo momento da viagem. Não tivemos qualquer problema para fazer nossos passeios pela ilha ou andar durante a noite, tanto em Bali quanto em Ubud. Ainda assim, recomendamos não deixar seus pertences fora de seu campo de visão. 

Na Indonésia e em outros países da Ásia, fique atento à gastronomia e aos pratos que podem ser bastante apimentados. Se você não gosta de pimenta, sempre pergunte aos atendentes dos restaurantes sobre isso antes de fazer seu pedido.

Aconselhamos a você que beba apenas água mineral para evitar qualquer tipo de problema intestinal. 

Em áreas onde há plantações e florestas, é extremamente recomendável que você tenha um repelente, pois é possível que haja mosquitinhos muito incômodos. 

Tudo que você precisa saber sobre Bali!

Esse texto sobre Dicas de Bali faz parte do guia de Bali no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Bali

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.