Bali
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Transportes em Bali

Bali é uma ilha grande e muito mais desenvolvida do que muita gente pensa. As cidades não ficam tão próximas umas às outras e para visitar suas principais atrações será necessário um meio de transporte para fazer o deslocamento. Programe seu dia considerando que as distâncias para visitar as atrações podem tomar um bom tempo.

O trânsito na ilha é intenso, cheio de carros e principalmente motos, e não raramente você enfrentará congestionamentos. Buzinar é muito comum, fazer ultrapassagens em lugares que não parecem propícios também, e dividir o espaço com outros carros em ruas estreitas é algo do cotidiano. Como se utiliza a mão inglesa na ilha e o trânsito é um tanto quanto maluco, dirigir pode não ser das experiências mais satisfatórias, então avalie bem suas opções e escolha uma alternativa que se encaixe no seu perfil. 

Ubud

Muitos turistas optam por alugar um carro, outros preferem uma scooter, que é um meio de transporte barato e muitíssimo popular. Essas duas alternativas são boas para visitar as atrações por conta própria, lembre-se apenas de redobrar o cuidado ao dirigir na mão direita. Outra opção excelente e com um custo menor do que se imagina é contratar um motorista particular para levá-lo aos principais pontos da ilha. 

A pé
Embora Bali seja uma ilha grande e com várias cidades, há áreas onde vale a pena conhecer caminhando, como é o caso de Ubud e Seminyak. Se você estiver em um hotel centralizado, você conseguirá conhecer um pouco da região a pé. 


Motocicleta
Se você está viajando em até 2 pessoas, alugar uma moto sai muito barato, é possível encontrar diárias entre Rp 40.0000 e Rp 60.000. As motocicletas são muito utilizadas em Bali e provavelmente você se espantará com a quantidade de motos nas ruas e a habilidade dos motociclistas — não é incomum ver pessoas carregando volumes enormes em motos pequenas ou até uma família de 4 pessoas dividindo o mesmo assento. Até criança pilotando e cachorro sendo carregado na moto também tem. 

Usar capacete é obrigatório e para dirigir em Bali recomendamos fazer a PID (Permissão Internacional para Dirigir), que deve ser feita em sua cidade. 


Carro alugado
Para quem está em família e não gosta da ideia de alugar uma moto, outra alternativa é alugar um carro. A diária também sai barata, Rp 200.000 por dia. 

Embora o custo do aluguel seja baixo, preferimos a opção de alugar um carro com motorista, pela comodidade de transitar com uma pessoa que conhece melhor a ilha e seu modo de funcionamento. 


Carro com motorista
Se não quiser se preocupar com o trânsito complicado de Bali, uma opção é contratar um motorista particular. Alguns motoristas prestam apenas o serviço de translado, outros, além do transporte, fazem o serviço de um guia, o que faz toda a diferença para conhecer as atrações da cultura local. 

Um carro com um motorista é uma opção mais barata do que parece e se você está em grupo passa a ser uma excelente alternativa. Esses motoristas cobram o valor de uma diária e você pode escolher os lugares onde deseja ir. 

O trajeto ao longo do dia do passeio é você quem escolhe, mas o motorista também deve fazer sugestões, dar algumas dicas para incrementá-lo. Se o motorista sugerir parar em um lugar que não lhe pareça interessante, não tenha receio em recusar. Alguns motoristas apenas apontam as opções que existem ao longo do caminho e deixam os turistas à vontade para escolher, outros insistem em visitar lugares em busca de comissão. 

Nós experimentamos o serviço de diferentes motoristas e o que mais gostamos foi do Mopeto, que além de solícito em explicar sobre a ilha e suas crenças, sempre estava no local marcado com antecedência. Entramos em contato com ele através do Facebook e não temos do que reclamar de seu serviço, pelo contrário, achamos uma ótima escolha. 


Táxi
Andar de táxi em Bali é barato e pode ser uma boa pedida para conhecer alguns lugares. A ilha tem empresas de táxi, entre elas a Bluebird Taxi, que tem uma boa reputação e que funciona com taxímetro. Em um táxi de uma boa companhia, o taxista irá ligar o taxímetro antes de realizar a viagem, caso não ligue, peça a ele para que o faça. Para facilitar encontrar táxis de qualidade, você pode usar o app da BlueBird. 

Na prática, muitas pessoas fazem transporte ilegal em carros comuns como serviço de táxi. Essas pessoas geralmente utilizam seu carro pessoal, se denominam taxistas e ficam nas ruas oferecendo seus serviços, cobrando um preço fixo pelo trajeto. A prática é tão comum que parece até que todo mundo com um carro arrumado é taxista em Bali. Como a oferta de carros das empresas de táxi é pequena perto da quantidade de taxistas ilegais, utilizamos esse tipo de serviço por diversas vezes e não tivemos problemas. Em Ubud, por exemplo, nem se via o serviço de táxis cadastrados da BlueBird, então fez-se necessário pegar táxis ilegais. 

Uma dica importante ao pegar um “táxi” que não tenha taxímetro é perguntar pelo preço da corrida antes de entrar no carro e sempre (sempre!) negociar. O táxi é baratíssimo, então evite ser enganado e pagar valores altos para curtas distâncias. 

Outra dica boa é que em Bali também existe Uber, então você pode se valer de seus serviços sem se sujeitar aos preços desproporcionais que cobram os taxistas ilegais.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bali