Praias de Bali
Bali, por ser uma ilha, obviamente tem um extenso litoral. O mar ao seu redor é muito bonito, tem diversos tons de verde e praias com belezas distintas. O lugar é muito procurado por surfistas e principalmente por turistas, que encantados com as fotos, visitam a ilha em busca de sombra e água fresca. O que é preciso deixar claro, no entanto, é que embora o mar seja muito bonito e algumas vezes cristalino, há quem se decepcione com Bali no que diz respeito às suas praias.
Nem sempre a praia tem uma areia tão branquinha, nem sempre as praias são tão limpas, nem sempre existe uma faixa de areia para curtir o mar com tranquilidade e nem sempre o mar é tão cristalino quanto nas fotos. A ilha tem paisagens paradisíacas sim, mas não pense em Bali apenas como um destino de praia, e sim como um lugar onde você também encontrará outras atrações, entre elas os templos, as belezas naturais das plantações de arroz e uma cultura riquíssima. Inclusive, não é todo mundo que visita Bali pensando apenas no mar, há quem visite a ilha pensando em ficar em Ubud, que não tem praias.
As principais praias de Bali estão no sul da ilha e na península de Bukit. Ali estão lugares muito conhecidos, como Seminyak, Legian e Kuta. Essas três praias ficam em sequência e são lugares com excelente estrutura hoteleira. Kuta é um lugar já bastante urbanizado e Seminiyak embora seja urbanizado, tem uma atmosfera rústica e charmosa. A praia de Seminyak não nos agradou muito, pois não estava limpa, mas tem uma longa faixa de areia e nela ficam instalados excelentes beach clubs, entre eles o Ku de Ta e o Potato Head.
Um pouco além ao sul, estão as praias de Pandawa, que têm alguns barzinhos e estátuas de deuses da crença balinesa, e a bela Dreamland Beach, que está cercada por um paredão de pedras. Ainda mais ao sul, fica Padang Padang, que é uma praia pequena, mas muito bonita e que tem pedras que deixam a paisagem ainda mais exótica. Para chegar até Padang Padang, você precisa descer uma escadaria e passar por dentro de um “túnel” de pedras. Essa é uma das praias que aparecem nas gravações do filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts.
Seguindo a costa no sentido sul, chega-se à maravilhosa Uluwatu Beach (Blue Point Beach), uma praia na encosta de um enorme paredão de pedras, onde estão instalados bares e restaurantes com uma vista sensacional para o mar. Para chegar à praia, de fato, você precisa descer as escadas do paredão e então chegará em um trecho de areia que tem uma fenda no meio da rocha. É uma praia muito frequentada por surfistas e que do alto tem uma vista e pôr do sol maravilhosos. No lado leste da Península de Bukit, fica outra praia de destaque: Nusa Dua. Nessa região, estão instalados vários resorts 5 estrelas e costuma ser uma área mais tranquila da ilha.
As principais praias da ilha podem ser conhecidas em um passeio de um dia, que pode ser feito por conta própria ou com um motorista particular. Um passeio pela região é bacana porque assim você tem uma visão geral da área e, se quiser, pode reservar um dia para voltar às praias que mais gostou. A maré estava revolta e muito cheia no momento de nossa viagem, então uma boa parte da areia da praia estava encoberta pelas ondas; ainda assim, as praias que mais gostamos foram Uluwatu, Padang Padang e Nusa Dua. Seminyak achamos legal para um fim de tarde em um bom clube de praia.
Outra dica para quem quer aproveitar o melhor das férias é não resumir a viagem apenas a Bali e visitar também as Gili Islands, que têm praias lindíssimas, menos gente e um clima mais sossegado do que o de Bali, nem carro existe nessas ilhas, apenas bicicletas e cavalos. As Ilhas Gili, formadas por Gili Trawagan (a maior e mais estruturada delas), Gili Meno e Gili Air, são ótimas para quem busca tranquilidade e um bom banho no mar. Outra opção é ir para a ilha Nusa Lembongam, que fica a apenas 30 minutos de barco de Bali.