Bali
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Gili Islands

As ilhas Gili estão localizadas no nordeste de Bali e próximas de Lombok, uma das milhares ilhas da Indonésia. Conhecidas por “Gili Islands”, elas são três: Gili Trawangan, a maior ilha, Gili Meno e Gili Air, a menorzinha delas. Para quem procura um lugar sossegado e uma atmosfera intimista, pode ser um excelente destino, já que Bali, embora seja um lugar cheio de atrações, muitas vezes não tem todo aquele sossego desejado.  

Em Gili, não existem carros ou motos, apenas bicicletas e charretes, não existe aeroporto, não existem hotéis com vários andares e por aí você já consegue ter uma ideia da atmosfera do local. Várias ruas são de terra batida ou areia e os turistas se revezam entre um mergulho no bar e se esticar na areia para tomar sol. As melhores atrações das ilhas são as suas praias, que têm águas mornas, cristalinas e calmas. Por Gili ter águas mais claras do que as de Bali, é muito comum as pessoas optarem por ficar em Gili para curtir o mar e deixar para Bali os passeios voltados para o lado cultural. 

Gil Trawangan é a maior das ilhas e a que oferece melhor estrutura — em cerca de 1h de bicicleta, você consegue dar uma volta em toda a ilha. Gili T, assim apelidada pelos locais, tem bons hotéis, vários restaurantes e vida noturna animada. É um lugar rústico, sim, mas que tem uma boa estrutura, considerando o fato de ser uma ilha pequena. Gil Meno, a de tamanho mediano em relação às demais, também tem hotéis, mas uma infraestrutura inferior, assim como sua vizinha Gili Air, a mais tranquila e inabitada delas. 

As principais atividades que as ilhas Gili oferecem são voltadas para o mar: ficar na praia tomando sol, fazer um passeio de barco entre as três ilhas, praticar snorkeling para ver tartarugas e corais, fazer mergulho com cilindro, praticar SUP, etc. As ilhas não costumam ter ondas fortes, por isso não são indicadas para surf, Bali é bem melhor nesse sentido. Em Gili T, reserve um tempo para dar uma volta completa na ilha caminhando ou de bicicleta, e no fim de tarde, não perca a oportunidade de ir para o lado oeste para admirar o pôr do sol. 

Optamos pela hospedagem em Gili Trawangan e achamos uma excelente escolha. A ilha tem um ambiente amistoso, praias de um azul incrível e áreas com pouquíssimas pessoas na areia. Também tem clubes de praia com boa estrutura na frente do mar, restaurantes com boa gastronomia, spas para fazer massagens e algumas lojinhas. É realmente um lugar singular, com preços baixos e sossego. Muitos jovens, principalmente australianos, desembarcam no local. 

Dica: As praias de Gili são lindas e oferecem paisagens estonteantes. No entanto, algumas praias têm resquícios de corais e pedrinhas na areia, por isso pode ser interessante ter um calçado de neoprene com sola de borracha para entrar no mar. 

Como chegar: 
Gili está a cerca de 2h de embarcação de Bali, mas esse tempo varia de acordo com o barco utilizado e as condições do mar no dia da viagem. Diferentes empresas realizam o trajeto, saindo geralmente de Serangan e Padang Bai (ambas áreas de Bali) e a maioria delas indo para Gili Trawangan. Se você tem outro destino, como Gili Air ou Gili Meno, pode primeiro ir para Gili T e depois pegar um barco particular para a ilha que deseja, ou então contratar uma empresa que faça o trajeto direto.

As empresas que fazem essa viagem pegam seus passageiros no hotel, levam até o ponto de embarque em Bali e depois até Gili. No retorno a Bali, também é oferecido transporte até o hotel. Lembre-se de chegar ao ponto de embarque cerca de 30 minutos antes do horário de saída do barco para fazer seu check-in. Dica: Em Gili não existe um píer, então a saída das pessoas é feita diretamente na água, portanto procure estar com um calçado que possa ser molhado no mar. 

Várias empresas realizam a viagem, algumas com barcos mais lentos outros mais rápidos. Nossa opção foi por realizar a viagem com a BlueWater Express, que prestou um bom serviço e fez a viagem em menos tempo do que esperávamos. É uma empresa mais cara que as demais, mas não temos do que reclamar. Achamos o serviço bom e o barco confortável. 

Geralmente os barcos partem para Gili pela manhã e retornam a Bali perto do meio-dia. Na alta temporada (julho), algumas empresas oferecem o retorno de Gili a Bali durante a tarde. 


O que fazer em Gili Trawangan:

- Curtir as praias de Gili T
- Fazer um passeio a pé ou de bike pela ilha (24h de aluguel de bicicleta custam em torno de Rp 50.000)
- Relaxar nos pufes de um clube de praia
- Fazer um passeio de barco pelas ilhas Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air com paradas para snorkeling (barco público aprox. Rp 100.000 / barco privado Rp 600.000)
- Ir ao Night Market para comer comida indonésia
- Participar de uma festa em um barco (aprox. Rp 350.000)
- Fazer um curso de mergulho
- Mergulhar com tartarugas
- Assistir ao pôr do sol no Ombak Sunset, um lugar que tem uma vista linda
- Comer frutos do mar frescos
- Fazer massagens por um baixo preço

Restaurantes:
Pizzeria Regina - pizzas muito bem servidas e com ótimo preço
Scalawags - tem cardápio variado e uma ótima vista para o mar
Natys - restaurante com boa estrutura, cardápio variado e uma vista ótima durante o dia
Night Market - barquinhas de rua, onde você pode conhecer um pouco da comida local

Noite: A cena noturna de Gili T é mais animada do que muitos pensam. Em cada dia da semana, o agito ocorre em um estabelecimento diferente. Entre as opções para aproveitar a noite estão o Blue Marlin, Tir na Nog (Irish Bar) e o Sama Sama.

O ideal é você caminhar pela rua principal de Gili e ver qual lugar te interessa mais. Nos fins de semana, sempre têm festas acontecendo. 

Quanto tempo ficar: Um bate-volta é pouco tempo para aproveitar Gili e ficaria inviável, até porque os barcos saem de Bali durante a manhã, chegando em torno das 10h/11h em Gili e retornando a Bali por volta da 0h. Se seu tempo estiver muito corrido, você pode ficar apenas uma noite em Gili e ter um gostinho do que a ilha oferece, mas não achamos essa opção tão boa. Para aproveitar a ilha com mais calma, recomendamos ficar umas 2, 3 ou 4 noites, a depender dos seus objetivos de viagem. Há quem se apaixone pelo lugar e queira ficar por lá a semana toda! 

Onde ficar: Nos hospedamos em Gili Trawangan, que das 3 ilhas Gili é a que oferece a melhor estrutura, mas se você prefere ter mais sossego, pense em se hospedar em Gili Air ou Gili Meno, que são ilhas mais pacatas. 

Existem pousadas, hostels e hotéis em Gili Trawangan e opções para todos os bolsos. Embora seja uma ilha rústica, a estrutura dos hotéis maiores é boa, com quartos espaçosos e piscina para relaxar durante o dia. Optamos pela hospedagem no hotel Scallywags Resort, que tinha um café da manhã bom e uma área de lazer com piscina. A localização do hotel também é excelente, perto do movimento da ilha e próximo de vários restaurantes e bares. Pagamos em torno de R$300 pela diária no hotel com café da manhã. Veja aqui outros hotéis em Gili Trawangan.

Para ficar bem localizado, recomendamos que se hospede na região central de Gili T. Tome como referência o local onde chegam os barcos ou o Night Market, é bem central. Se procurar por sossego e quiser ficar em Gili T, mas mais afastado do burburinho, fique do lado oeste da ilha, que tem um pôr do sol muito bonito. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bali