Gili Islands

As ilhas Gili estão localizadas no nordeste de Bali e próximas de Lombok, uma das milhares ilhas da Indonésia. Conhecidas por “Gili Islands”, elas são três: Gili Trawangan, a maior ilha, Gili Meno e Gili Air, a menorzinha delas. Para quem procura um lugar sossegado e uma atmosfera intimista, pode ser um excelente destino, já que Bali, embora seja um lugar cheio de atrações, muitas vezes não tem todo aquele sossego desejado.  

Em Gili, não existem carros ou motos, apenas bicicletas e charretes, não existe aeroporto, não existem hotéis com vários andares e por aí você já consegue ter uma ideia da atmosfera do local. Várias ruas são de terra batida ou areia e os turistas se revezam entre um mergulho no bar e se esticar na areia para tomar sol. As melhores atrações das ilhas são as suas praias, que têm águas mornas, cristalinas e calmas. Por Gili ter águas mais claras do que as de Bali, é muito comum as pessoas optarem por ficar em Gili para curtir o mar e deixar para Bali os passeios voltados para o lado cultural. 

Gil Trawangan é a maior das ilhas e a que oferece melhor estrutura — em cerca de 1h de bicicleta, você consegue dar uma volta em toda a ilha. Gili T, assim apelidada pelos locais, tem bons hotéis, vários restaurantes e vida noturna animada. É um lugar rústico, sim, mas que tem uma boa estrutura, considerando o fato de ser uma ilha pequena. Gil Meno, a de tamanho mediano em relação às demais, também tem hotéis, mas uma infraestrutura inferior, assim como sua vizinha Gili Air, a mais tranquila e inabitada delas. 

As principais atividades que as ilhas Gili oferecem são voltadas para o mar: ficar na praia tomando sol, fazer um passeio de barco entre as três ilhas, praticar snorkeling para ver tartarugas e corais, fazer mergulho com cilindro, praticar SUP, etc. As ilhas não costumam ter ondas fortes, por isso não são indicadas para surf, Bali é bem melhor nesse sentido. Em Gili T, reserve um tempo para dar uma volta completa na ilha caminhando ou de bicicleta, e no fim de tarde, não perca a oportunidade de ir para o lado oeste para admirar o pôr do sol. 

Optamos pela hospedagem em Gili Trawangan e achamos uma excelente escolha. A ilha tem um ambiente amistoso, praias de um azul incrível e áreas com pouquíssimas pessoas na areia. Também tem clubes de praia com boa estrutura na frente do mar, restaurantes com boa gastronomia, spas para fazer massagens e algumas lojinhas. É realmente um lugar singular, com preços baixos e sossego. Muitos jovens, principalmente australianos, desembarcam no local. 

Dica: As praias de Gili são lindas e oferecem paisagens estonteantes. No entanto, algumas praias têm resquícios de corais e pedrinhas na areia, por isso pode ser interessante ter um calçado de neoprene com sola de borracha para entrar no mar. 

Como chegar: 
Gili está a cerca de 2h de embarcação de Bali, mas esse tempo varia de acordo com o barco utilizado e as condições do mar no dia da viagem. Diferentes empresas realizam o trajeto, saindo geralmente de Serangan e Padang Bai (ambas áreas de Bali) e a maioria delas indo para Gili Trawangan. Se você tem outro destino, como Gili Air ou Gili Meno, pode primeiro ir para Gili T e depois pegar um barco particular para a ilha que deseja, ou então contratar uma empresa que faça o trajeto direto.

As empresas que fazem essa viagem pegam seus passageiros no hotel, levam até o ponto de embarque em Bali e depois até Gili. No retorno a Bali, também é oferecido transporte até o hotel. Lembre-se de chegar ao ponto de embarque cerca de 30 minutos antes do horário de saída do barco para fazer seu check-in. Dica: Em Gili não existe um píer, então a saída das pessoas é feita diretamente na água, portanto procure estar com um calçado que possa ser molhado no mar. 

Várias empresas realizam a viagem, algumas com barcos mais lentos outros mais rápidos. Nossa opção foi por realizar a viagem com a BlueWater Express, que prestou um bom serviço e fez a viagem em menos tempo do que esperávamos. É uma empresa mais cara que as demais, mas não temos do que reclamar. Achamos o serviço bom e o barco confortável. 

Geralmente os barcos partem para Gili pela manhã e retornam a Bali perto do meio-dia. Na alta temporada (julho), algumas empresas oferecem o retorno de Gili a Bali durante a tarde. 


O que fazer em Gili Trawangan:

- Curtir as praias de Gili T
- Fazer um passeio a pé ou de bike pela ilha (24h de aluguel de bicicleta custam em torno de Rp 50.000)
- Relaxar nos pufes de um clube de praia
- Fazer um passeio de barco pelas ilhas Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air com paradas para snorkeling (barco público aprox. Rp 100.000 / barco privado Rp 600.000)
- Ir ao Night Market para comer comida indonésia
- Participar de uma festa em um barco (aprox. Rp 350.000)
- Fazer um curso de mergulho
- Mergulhar com tartarugas
- Assistir ao pôr do sol no Ombak Sunset, um lugar que tem uma vista linda
- Comer frutos do mar frescos
- Fazer massagens por um baixo preço

 

Restaurantes:
Pizzeria Regina - pizzas muito bem servidas e com ótimo preço
Scalawags - tem cardápio variado e uma ótima vista para o mar
Natys - restaurante com boa estrutura, cardápio variado e uma vista ótima durante o dia
Night Market - barquinhas de rua, onde você pode conhecer um pouco da comida local

Noite: A cena noturna de Gili T é mais animada do que muitos pensam. Em cada dia da semana, o agito ocorre em um estabelecimento diferente. Entre as opções para aproveitar a noite estão o Blue Marlin, Tir na Nog (Irish Bar) e o Sama Sama.

O ideal é você caminhar pela rua principal de Gili e ver qual lugar te interessa mais. Nos fins de semana, sempre têm festas acontecendo. 

Quanto tempo ficar: Um bate-volta é pouco tempo para aproveitar Gili e ficaria inviável, até porque os barcos saem de Bali durante a manhã, chegando em torno das 10h/11h em Gili e retornando a Bali por volta da 0h. Se seu tempo estiver muito corrido, você pode ficar apenas uma noite em Gili e ter um gostinho do que a ilha oferece, mas não achamos essa opção tão boa. Para aproveitar a ilha com mais calma, recomendamos ficar umas 2, 3 ou 4 noites, a depender dos seus objetivos de viagem. Há quem se apaixone pelo lugar e queira ficar por lá a semana toda! 

Onde ficar: Nos hospedamos em Gili Trawangan, que das 3 ilhas Gili é a que oferece a melhor estrutura, mas se você prefere ter mais sossego, pense em se hospedar em Gili Air ou Gili Meno, que são ilhas mais pacatas. 

Existem pousadas, hostels e hotéis em Gili Trawangan e opções para todos os bolsos. Embora seja uma ilha rústica, a estrutura dos hotéis maiores é boa, com quartos espaçosos e piscina para relaxar durante o dia. Optamos pela hospedagem no hotel Scallywags Resort, que tinha um café da manhã bom e uma área de lazer com piscina. A localização do hotel também é excelente, perto do movimento da ilha e próximo de vários restaurantes e bares. Pagamos em torno de R$300 pela diária no hotel com café da manhã. Veja aqui outros hotéis em Gili Trawangan.

Para ficar bem localizado, recomendamos que se hospede na região central de Gili T. Tome como referência o local onde chegam os barcos ou o Night Market, é bem central. Se procurar por sossego e quiser ficar em Gili T, mas mais afastado do burburinho, fique do lado oeste da ilha, que tem um pôr do sol muito bonito. 

Cataratas-do-reno-rhinefalls Gili-islands Gili-islands Gili-islands Bali Gili-islands-almoco Gili-islands-almoco Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-islands Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Fim-de-tarde-em-gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan-night-market Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Gili-trawangan Almoco-em-gili-trawangan Gili-trawangan

Tudo que você precisa saber sobre Bali!

Esse texto sobre Gili Islands faz parte do guia de Bali no Melhores Destinos

Comentários para Gili Islands

  • Missing Thiago há quase 2 anos

    Olá pessoal! Estou começando a ver roteiro para lua de mel na Indonésia. Teremos 26 dias de viagem, contando os dias de trajeto. Nossa ideia é curtir praias paradisíacas! Quais as dicas? Estou completamente perdido.

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Oi, Thiago. Não entendi bem sua dúvida... que informações você busca além das que deixei no texto? Você quer saber pra que praia ir? Nesse caso acho Gili bem legal.

  • Missing Cristiano Del Moral há 8 meses

    Olá Camille! Ótimas dicas! Gostei.
    Estava pensando em conhecer Lombok também. Vc recomenda? É relativamente perto? No total devo ficar 15 dias e estou considerando Ubud, Nusa Dua, Seminyak. Vi algumas coisas de Lombok e parece ser legal. O que acha? Desde já obrigado.

  • 264mw Camille Panzera há 8 meses

    Oi, Cristiano. Bom dia.
    Eu não fui a Lombok. Sei que muitas pessoas vão e gostam bastante, mas não estive por lá, então não tenho como emitir uma opinião. Acho 15 dias de bom tamanho. Só tenho dúvidas se euescolheria ficar em Nusa Dua... você quer ficar em um resort por lá?

  • Missing Cristiano Del Moral há 8 meses

    Olá Camille! Obrigado pela resposta. Pensei em resort sim. Vc acha uma boa ideia? Ou outro tipo de estadia? Mais uma vez obrigado.

  • 264mw Camille Panzera há 8 meses

    Oi, Cristiano... bem, eu acho que Bali tem muita coisa pra fazer... Seminyak tem mais a ver com meu gosto porque dá para fazer algumas coisas fora do hotel, tem restaurantes, lojinhas, etc. Nusa Dua é mais tranquilo, bom para quem quer ficar em um resort mesmo. Estava perguntando isso porque se você tiver preferência por ficar explorando a ilha e saindo bastante do hotel, talvez ficar no resort (que geralmente é mais caro) fosse dispensável. Mas entendi que você irá dividir sua estadia em diferentes lugares e terá experiências diferentes... acho uma boa também! :)

  • Missing Lorrane há 6 meses

    Bom dia,

    Terei uma noite e dois dias para ir ou para Gili Islands, ou para Uluwatu, entre os dois locais, qual você recomenda mais? (Além desses, ficarei três dias em Ubud)

    Muito obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há 6 meses

    Oi, Lorrane. Uluwatu é super bonito, mas você pode conhecer a partir de Ubud. Gili eu gostei muito porque as praias têm um mar super claro e geralmente tranquilo (em Bali nem sempre é assim). Uluwatu, na minha opinião, é uma beleza para se observar. Gili é um lugar pra você entrar no mar e curtir. Depende muito do que você gosta. Acho que eu optaria por Gili.

  • Missing jamilly souza fonseca há 3 meses

    olá, eu li que em Gili não tem água doce. Verdade? vcs conseguiram tomar banho normal? e na praia, existe ducha? obrigada

  • Missing Lorrane há 3 meses

    Oii Jamilly, tudo bem? Acabei de ir embora de Gili, ficamos hospedados no Pearl of Trawangan, que recomendo demais para quem quer Gili de qualquer forma. Os chuveiros tem água doce normal, mas a água da piscina, e dos lavatórios é salgada mesmo kkk Para quem vai na Tailândia também (eu estou indo pra Phi Phi e Railay ainda), eu não recomendo ir em Gili. Houve um terremoto lá em agosto desse ano, e por causa dele a ilha está muito quebrada. Demos a volta na ilha toda de bicicleta, e da pena de ver tantos prédios/casas destruídos e tanto lixo pelo caminho. O nascer do sol é um espetáculo a parte, e a cor do mar também, mas tem muitas pedrinhas, ninguém entra no mar, a parte de faixa de areia que dá para entrar, é cheia de barcos, e por isso acaba não tendo como também. As fotos ficam lindas, mas não acho que compense só pela vista, porque o trânsito para chegar no pier é muito ruim (cerca de 3 horas de ubud até Padangbai). O barco é ótimo, fomos de Eka Jay, e é rápido, e bom (1:30 até a ilha), mas atrasa meia hora pra sair sempre. Minha conclusão final da ilha é de que é linda para se olhar, mas não acho que vale a pena os translados só para a vista bonita. Se você vai para outros destinos na asia, troque por Gili, e curta mais Ubud, que é mágico!

  • Missing jamilly souza fonseca há 3 meses

    Caramba Lorrane, então quer dizer que o terremoto destruiu muita coisa na ilha é? eu iria ficar dois dias em março lá. Você fez o snorkel no passeio de barco das três ilhas?? faremos tailândia também, mas são belezas e culturas diferentes. Poxa, fiquei com pesar dessa destruição toda. Todas as praias tem faixa de areia curta??

  • Missing Lorrane há 3 meses

    Fizemos o passeio no glasse boat pelas três ilhas, é realmente lindo, mas ainda assim não acho que compensa, principalmente se você já vai vir pra Phi Phi. São belezas diferentes, mas eu optaria por ficar 3 dias em ubud, e tirar Gili, se pudesse voltar atrás. Gili está realmente muito afetada pelo terremoto, com muito lixo, sem muito o que fazer a noite. Não acho que compense o deslocamento só pela vista e um hotel bacana. Ubud você vai poder viver a cultura de Bali de uma forma muito mais completa, e Tailandia é inexplicável para praia. A faixa de areia de Gili não é curta, mas na entrada do mar tem muitas pedrinhas, por isso acaba que ninguém entra. Agora Phi phi é um espetáculo a parte, estou à dois dias aqui, e amanhã vou pra Railay, mas se pudesse voltar atrás teria tirado Gili e acrescentado um dia aqui. Recomendo demais o Maya Bay Sleep Abord, uma experiência única na vida, e a praia de phi phi é a mais bonita que já vi, além do ambiente agradável e vida noturna gostosa de praia (recomendo 3 dias em phi phi, estamos no PP Princess Resort, que indico demais, vista de tirar o fôlego). Espero que sua viagem seja tão incrível quanto a nossa está sendo, são destinos realmente mágicos!

  • 264mw Camille Panzera há 3 meses

    Já eu, prefiro Gili do que as praias da Tailândia que estive (Phi Phi, Railay e outras próximas). São bonitas, sim, mas têm sempre muita gente... achei tudo muito mais comercial. São lugares com propostas diferentes, paisagens diferentes, estruturas diferentes... e, claro, estive por lá antes do terremoto.
    Quando fui pra Gili tinha praia com praticamente ninguém e o fato de ter restos de corais nas areias não incomodou. É, como sempre, questão de gosto.

  • Missing jamilly souza fonseca há 3 meses

    Poxa que triste essa história do terremoto em Gili. Estávamos com roteiro todo fechado para ir dia 12/2 para tailandia e em seguida indonesia. Gili deve ser uma caraiva com praia paradisiaca né. hehe. Decidimos ficar mais tempo em NUSA PENIDA e UBUD mesmo. Deixaremos para conhecer em outra oportunidade. Lorrane se puder me enviar algumas fotos de Gili para vermos como está agora, te agradeço demais. jamysfonseca@gmail.com // obrigadinha meninas

  • Missing Gisa há 3 meses

    Boa tarde! Meu marido e eu estamos planejando uma viagem a Bali em fevereiro. Como ficaremos apenas uma semana vamos a Ubud, e estávamos na dúvida sobre ir a Gili, em razão do terremoto, já que encontrei poucos comentários sobre a situação atual. Lorrane, o teu relato me ajudou muito! Fiquei também muito consternada com a situação, mas são poucos dias e não dá para arriscar a viagem. Poderias disponibilizar também as fotos que a Jamily pediu?
    E o clima lá, como estava? Ficamos preocupados por ser época de chuvas.
    Seria uma opção melhor então ir a Nusa Lembongan?
    No mais, conheço Phi Phi e achei mágico!
    Obrigada, meninas!!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.