Viajar para Foz do Iguaçu pode ser também uma oportunidade para conhecer um pouco mais de religiões pouco difundidas no Brasil. Construída a partir de 1981, a mesquita muçulmana Omar Ibn Al-Khattab oferece visitas guiadas entre 9h/11h30 e 14h/17h30 em dias úteis. A atividade é rápida e simples, feita por uma senhora que responde perguntas e explica sobre hábitos da mesquita e seus frequentadores.
Como são sunitas, as orações no local ocorrem 5 vezes ao dia; por isso, nos horários das orações, não são permitidas visitas. Como na religião católica, em que as igrejas possuem um sino, a mesquita possui um chamamento, que é feito com a própria voz humana. A religião, guiada pelo Alcorão, tem costumes diferentes daqueles com que os brasileiros estão acostumados, como o fato de homens e mulheres rezarem em espaços separados.
Antes da visita guiada, é preciso que todos retirem os calçados e que as mulheres cubram o cabelo com um véu que a própria mesquita oferece. Para quem gosta de conhecer locais e culturas diferentes, é um belo passeio.
A entrada é gratuita.
A beleza da construção
Beleza da decoração
Fui no horário sem visita guiada