Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Monserrate

O Monserrate é um morro que se ergue ao lado da Candelaria, centro histórico de Bogotá. Com 3.152 metros de altitude, a vista lá do topo é provavelmente a melhor da cidade, você precisa conhecer!

No topo do Cerro Monserrate (cerro significa monte, em espanhol) há um belo santuário, uma lanchonete e três restaurantes. Também tem um poço de desejos, onde uma galera para fazer um pedido. Deve ter dinheiro de todo o canto do planeta lá no fundo!

Monserrate Foto: Divulgação/Cerro Monserrate

Existem três formas de chegar ao topo do Monserrate:

  • Funicular (foto abaixo): é uma espécie de bondinho, um vagão que sobe o morro sobre trilhos. Foi inaugurado em 1928 e modernizado em 1964. A viagem total leva cerca de 15 minutos, onde todo mundo permanece de pé.
  • Teleférico: Foi inaugurado em 1955, com grandes janelas de onde se avistam o topo das árvores. Tem 820 metros, percorridos em quatro minutos apenas.
  • A pé: dá para subir o morro a pé também, em um caminho super ingrime de quase 3km. Leva aproximadamente 40 minutos, você vai admirando as árvores dos bosques andinos, aves, como o colibri, e talvez até alguns mamíferos. Mas atente que a altitude cobra seu preço, pode ser muito cansativo. 

Monserrate

Vale reservar, no mínimo, duas horas para o passeio, mais se a intenção for almoçar ou jantar lá em cima. Veja os horários de funcionamento dos meios de elevação e preços atualizados no site oficial

Monserrate: como foi o nosso passeio

O funicular (bondinho) foi o meio que a gente usou para chegar no topo do Monserrate, partindo da Estación de Teleférico y Funicular de Monserrate. O transporte já faz parte da experiência: é um vagão com janelas por toda parte, até no teto, para valorizar a linda vista da cidade que revela a medida que sobe no cerro. Cabem dezenas de pessoas de uma só vez, de pé, segurando nas barras de metal para não cair. Ele vai bem devagarinho, e leva uns 15 minutos para chegar no topo.

A gente visitou o Monserrate ao entardecer, a ideia era pegar o pôr do sol lá em cima. Porém, logo descobri que o sol não é presença tão garantida na capital colombiana. O céu podia estar encoberto, mas logo a cidade brilhou com uma infinidade de luzinhas, uma constelação urbana. Vale conhecer a atração tanto de dia quanto à noite, só se certifique que não tem neblina no topo do morro. 

Monserrate

O prédio que mais chama atenção no skyline é a Torre Colpatria, um edifício de escritório construído entre 1973 e 1978. Como se não bastasse ser o terceiro prédio mais alto da cidade, com 196 metros e 50 andares, ainda é revestido com painéis de LED, que compõem um jogo de luzes na fachada à noite. Quando a gente esteve no Monserrate, estava projetado na fachada do prédio a frase: "El Centro vive". Não deixe de observar também a estátua da Virgem de Guadalupe no topo do morro vizinho, que leva o nome da santa. 

Monserrate

Santuário de Monserrate

Monserrate

O Santuário de Monserrate é um importante centro de peregrinação em Bogotá. A origem remonta a 1620, quando foi construída a primeira capela no morro, mas o templo atual só foi concluído em 1925, em estilo neogótico.

Monserrate

Vale entrar no prédio e admirar o Señor Caído de Monserrate, uma imagem de Cristo deitado que data de 1650. Existe uma crença popular de que ela tem poderes de cura, muita gente anda de joelhos até ela. Também vale visitar a capela na nave direita de quem entra no santuário (foto abaixo), observe os detalhes feitos de folha de ouro 24 quilates no altar. 

Monserrate

Restaurantes no Cerro Monserrate

Monserrate

Nada mal unir a vista maravilhosa do Monserrate com uma bela refeição. Quando eu visitei o cerro, em 2024, eram esses os restaurantes por lá:

  • Restaurante Casa San Isidro (foto acima): é um restaurante francês bem fino com 40 anos de tradição. Fica em um casarão colonial lindamente iluminado, que remete à atmosfera pacata da cidade em meados do século 19. 
  • Restaurante Casa Santa Clara: oferece pratos típicos colombianos (foto abaixo) em uma bela casa de estilo francês construída em 1924 na localidade de Usaquén e transferida para Cerro de Monserrate em 1979.
  • Restaurante Monserrate Parrilla: No lado oriental do Santuário de Monserrate, esse restaurante tem vista sobre a reserva natural do Aqueduto de Bogotá. É especializado em carnes na parrilla. 

Você pode conferir os horários e contatos para reserva neste link

Monserrate

Monserrate

Santa Fe
110311