Melhores Destinos
Bogotá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Quando ir a Bogotá

Se você quer saber quando ir a Bogotá, eu tenho uma notícia boa e uma ruim. A boa é que não há estações definidas, então não tem período contraindicado, e, a ruim, é que não há estações definidas; o sol dificilmente brilha forte e há nevoeiro 220 dias por ano. 

Eu tinha na cabeça que, como uma cidade colombiana, o clima em Bogotá seria quente, mas não podia estar mais enganada. Os 25°C que fizeram em fevereiro de 2017 foram o recorde em 60 anos! Normalmente amanhece por volta de 10°C e a temperatura máxima no dia mal beira os 20°C. Muda pouco ao longo do ano. 

Quando ir a Bogotá

Essas características estão relacionadas à altitude (2,6 mil metros), às florestas que cercam a cidade e à localização próxima à linha do Equador. Embora a temperatura se mantenha constante, existem meses mais ou menos chuvosos. Outubro, novembro, março, abril e maio são meses que geralmente têm maiores acumulados. O tempo seco predomina de dezembro a fevereiro e de julho a agosto. 

Eu não tive problemas, mas tem gente que sente o efeito da altitude em Bogotá, que pode gerar respiração curta, dor de cabeça, náusea, fadiga, tontura, insônia e perda de apetite. Uma dica é tomar chá de coca. 

Viajei em abril, um dos meses mais chuvosos. Peguei vários dias nublados, com períodos de chuva fraca e algumas aberturas de sol. De seis dias, apenas um teve uma chuva mais significativa, mas ainda assim com períodos firmes. Em outros dois dias, teve chuvinha fraca, que, com uma sombrinha, não representou grande problema. 

Clima em Bogotá

Esse gráfico do site climate-data.org nos ajuda a ter uma ideia das temperaturas médias e volumes/dias de chuva:

Quando ir a Bogotá

Minha dica para fazer a mala é levar calçados fechados, calças, camisetas e algumas blusas de manga longa e casacos também, sendo pelo menos um mais quentinho. Não usei bermuda ou sandálias em nenhum dia. Ah, e vale levar uma sombrinha.

Quando ir a Bogotá: alta temporada e eventos

As férias escolares podem ser consideradas a alta temporada, ou seja, o período em que pode haver mais turistas e preços um pouco mais elevados, especialmente dezembro, janeiro e julho.

Você também pode ficar atento ao calendário de eventos ao decidir quando ir a Bogotá. Não que haja algo no nível Carnaval do Rio, que torne o ato de turistar difícil, mas mais para ver se algo lhe interessa mesmo.

O Festival Iberoamericano de Teatro é um dos mais importantes do mundo, recebendo mais de 800 companhias de teatro internacionais para fazer apresentações de artes cênicas variadas. Isso acontece entre março e abril

A terra de Gabriel García Márquez tem um festival de literatura importante, um dos maiores da América Latina. A Feria Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) aconteceu no último ano entre abril e maio, e também homenageou o Brasil, veja que massa. Em maio também costuma acontecer o Festival Internacional de Jazz, que traz às salas do Teatro Libre de Bogotá artistas de todo o mundo. 

Entre junho e julho, acontece na cidade o Festival Rock al Parque, onde bandas locais e internacionais fazem shows de rock, metal, blues e reggae ao ar livre nesse grande festival gratuito no Parque Simón Bolívar. 

O Festival de Verano de Bogotá é considerado a festividade mais importante da cidade. Normalmente são nove dias de programação gratuita no mês de agosto, com música, recreação, eventos esportivos, peças de teatro, entre outros. Em 2023, até o Brasil se juntou à celebração com sua cultura, gastronomia e esporte.

Para os católicos, em setembro em Bogotá acontece uma festividade importante, mais especificamente no dia 8. É quando se celebram as festas de La Virgen de Monserrate e se leva a imagem desde o santuário do morro homônimo até a Catedral de Bogotá.

Agora que você já sabe quando ir, quem sabe ler sobre como chegar a Bogotá?

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá