Melhores Destinos
Bogotá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pontos turísticos de Bogotá

A lista de pontos turísticos de Bogotá é longa, mas com três dias na cidade, dá para conhecer os principais. Vai ser uma delícia conhecer a história, as belezas e os sabores dessa cidade latina por excelência. 

A maioria dos pontos turísticos de Bogotá fica concentrada no Centro da cidade, ou seja, em La Candelaria e em Santa Fé. Mas também há atrativos interessantíssimos espalhados pela capital colombiana. Por isso, neste post separamos as dicas nessas duas regiões, para ficar mais fácil de montar seu roteiro.

Top 10 pontos turísticos de Bogotá

Pontos turísticos no Centro de Bogotá

La Candelaria é o coração de Bogotá, e a Plaza de Bolívar é o coração da Candelaria. É a praça mais importante e com mais história da cidade, fundada em 1539. Ao redor dela se concentram os principais edifícios da capital: 

  • Capitolio Nacional: É a sede do Congresso da Colômbia, órgão máximo legislativo colombiano. Fica ao sul da Plaza de Bolívar, na Calle 10, e foi construído entre 1848 e 1926 com forte inspiração neoclássica.
  • Colegio Mayor San Bartolome: É a escola mais antiga da Colômbia, fundada em 1604 pelo arcebispo e pelos jesuítas. Ali, estudaram mais de 20 presidentes da Colômbia. Ainda hoje funciona como colégio. Fica na esquina das ruas 10 e Real.
  • Catedral Primada: Foi construída em 1823, mas está no mesmo lugar da primeira catedral, de 1539, que havia sido construída a pedido do fundador da cidade, Jiménez de Quesada. Guarda os restos de personagens da história nacional, como o próprio Quesada. 
  • Museo de La Independência: fica em uma charmosa casa colonial que foi cenário do grito da independência da Colômbia, em 1810. Tem aproximadamente 2.000 objetos relacionados com a história da independência do país. Fica na esquina das ruas Real e 11, e é cobrado ingresso.
  • Palacio da Justicia da Colômbia: é um edifício localizado ao norte da Plaza de Bolívar, na Calle 11. É sede e símbolo do Poder Judiciário na Colômbia, e foi destruído e reconstruído duas vezes: durante o já citado Bogotazo e durante a guerrilha de M-19, em 1985. O edifício atual é de 1990.
  • Palacio Liévano (Prefeitura): prédio de arquitetura francesa localizado no lado oeste da Plaza de Bolívar, na Calle 8. Ali já ficaram a Penitenciária Feminina, os Cartórios, o Gabinete dos Prefeitos e a Câmara Municipal.

Pontos turísticos de Bogotá

Nas quadras que rodeiam a Plaza de Bolívar, há outros pontos turísticos importantes de Bogotá. Subindo a Calle 8, o Museu Botero é imperdível. O lugar reúne mais de 120 obras de Fernando Botero, o mais famoso pintor e escultor colombiano, conhecido pelas figuras volumosas (ele rejeitava a palavra "gordinhas"). No mesmo complexo tem outros museus do Banco da República, com acesso gratuito. 

Na Calle 10 fica o Teatro Colón. Inaugurado em 1895, em estilo neoclássico, é o principal centro de artes cênicas e musicais da Colômbia. O lugar tem programação para todos os públicos, de dança, teatro, espetáculo infantil, ópera, circo, e ainda oferece a possibilidade de visitas guiadas. Mas quando fui, em 2024, estava fechado para restauração. 

Pontos turísticos de Bogotá

Agora se você optar pela Carrera 8, vai encontrar o Museu de Santa Clara, uma igreja antiga transformada em museu (cobra entrada), e, na quadra seguinte, a Casa de Nariño, residência oficial do presidente, que tem sua própria troca da guarda, tipo em Londres. 

Outro lugar que eu recomendo fortemente a visita na Candelaria é a Plazoleta Chorro de Quevedo, em cujos arredores surgiram bares e restaurantes cheios de personalidade. Muitos historiadores asseguram que foi onde Gonzalo Jiménez de Quesada estabeleceu sua guarnição militar antes de fundar Bogotá, em 1538. 

Pontos turísticos de Bogotá

Dali, parte a Calle del Embudo, provavelmente a rua mais pitoresca e animada de Bogotá. Ela tem míseros 130 metros; apressando o passo, você a percorre em um minuto. Mas alguns dos grafites mais bonitos de Bogotá estão ali, e também há lojas de roupas estilosas, bancas de lembrancinhas e muitos bares, inclusive de salsa. 

O morro que a gente enxerga da Candelaria, com um santuário no topo, chama-se Cerro Monserrate e é também um dos principais pontos turísticos de Bogotá. Dá para subir o morro de funicular (bondinho), teleférico ou a pé — mas haja fôlego! A vista lá de cima é incrível! 

Indo em direção a Santa Fé, é impossível passar reto pelo Museu do Ouro de Bogotá. Ele abriga a maior coleção de ouro do período pré-hispânico: são 34 mil peças, além de outros 25 mil objetos de cerâmica, pedras e tecidos que pertenceram às culturas Calima, Zenú, Tairona, Tolima, entre outros povos originários do país. 

Pontos turísticos de Bogotá

Na mesma quadra, tem ainda o Museu da Esmeralda de Bogotá. Não é tão grande e famoso quanto o vizinho, mas também enche os olhos e dá uma aula sobre essas pedras com mais de 30 milhões de anos.

Por fim, para os "ratos de museu", indico o museu Museu de Arte Moderna - Mambo, que expõe peças de artistas colombianos e internacionais, do final do século XIX até os comtemporâneos. Também tem exposições interativas interessantíssimas. 

Sobrou tempo? Seguem outros pontos turísticos no Centro de Bogotá:

  • Templo de San Agustín
  • Casa de la Moneda
  • Centro Cultural García Marquez
  • Santuario Nacional Nuestra Señora del Carmen
  • Museo Nacional de Colombia

Pontos turísticos fora do Centro de Bogotá

Das atrações que ficam mais distantes do Centro, eu indico o Jardim Botânico de Bogotá, para um dia de tempo firme, especialmente em razão do Tropicário — seis grandes domos de vidro que reproduzem condições bioclimáticas originais de ecossistemas da Colômbia. A atração fica mais ao norte de Bogotá, a 11 km de La Candelaria e a 7 km da Zona Rosa. 

Pontos turísticos de Bogotá

Ah, falando nela, a Zona Rosa - Zona T, no Chapinero, é o lugar preferido dos turistas para compras e para bater perna ao entardecer. Essa área é cheia de restaurantes, bares, cassinos e lojas de marcas badaladas, inclusive algumas que não tem no Brasil. 

Uma pegada totalmente diferente que a Zona Rosa você encontra no Distrito Grafittiuma zona industrial do bairro Puente Aranda que virou ponto turístico em razão dos painéis gigantes de até 10 metros de altura, que rendem fotos muito legais. Mas atente-se que não é um lugar com estrutura para o turista, nem é muito bom ir sozinho. 

Pontos turísticos de Bogotá

Se você gosta de conhecer os parques dos destinos que visita, o Parque Central Simón Bolívar é o maior e mais importante: com 114 hectares, é considerado o pulmão da cidade. É muito usado pelos locais para fazer atividades físicas ou relaxar em meio ao verde curtindo a vista do lago. 

Já na zona nobre de Bogotá está o Parque de La 93, que é outra pegada. É, na verdade, uma praça com a jardinagem em dia, onde muitas famílias colombianas curtem os domingos de sol. Mas essa região é muito apreciada pelos turistas devido à boa infraestrutura e à sensação de segurança. Tem bons restaurantes, cafeterias e, claro, hotéis. 

Outros pontos turísticos que ficam fora do Centro de Bogotá:

  • Parque de La Independencia
  • Plaza Cultural La Santamaría
  • Museo del Chicó
  • Mercado de las Pulgas de Usaquén
  • Mercado de Paloquemao

Passeios em Bogotá

Para além desses pontos turísticos em Bogotá, a gente indica dois passeios incríveis na Região Metropolitana. Na verdade, dá para fazer ambos no mesmo dia em um bate e volta. 

A Catedral de Sal de Zipaquirá é a atração mais impressionante da região de Bogotá, na Colômbia. Mesmo para quem nem tem religião, como eu: a grandeza da obra e a criatividade do projeto arquitetônico me embasbacaram. Fora que foi a minha primeira experiência em uma mina de verdade — a catedral ocupa um cantinho das galerias subterrâneas do empreendimento, que segue com as extrações de sal. 

Já a Lagoa de Guatavita é o lugar que inspirou a famosa lenda de El Dorado, pois era onde povos indígenas atiravam toneladas de ouro em rituais religiosos. O cacique cobria o corpo com ouro e mergulhava no lago, enquanto se atiravam as joias como uma forma de agradecer à mãe terra por tudo que lhes era ofertado. Nesse passeio a gente conhece detalhes da história e vê a lagoa a partir de mirantes.

Foi esse passeio aqui que fiz. Otimizei o meu tempo em Bogotá e emendei os dois no mesmo dia. Foi um pouco cansativo, mas eu adorei. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá