Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Jardim Botânico de Bogotá

Uma área linda de 19 hectares no meio da cidade, o Jardim Botânico de Bogatá é um dos passeios mais gostosos para fazer na capital colombiana. Não vou dizer que é ideal para um dia de sol, porque isso é pedir muito no clima de Bogotá: se não estiver chovendo já está ótimo.

O nome oficial é Jardim Botânico José Celestino Mutis, em homenagem ao diretor da Expedição Botânica do Novo Reino de Granada realizada em 1783 para documentar a riqueza natural da Colômbia.  

A área verde é muito bem cuidada, mas o que me encantou mesmo nesse lugar foi o Tropicário: seis grandes domos de vidro que reproduzem condições bioclimáticas originais de ecossistemas da Colômbia. É uma obra moderna e, de fato, bem nova: foi inaugurada em 2021. 

Jardim Botânico de Bogotá

Se você não tiver muito tempo na atração, sugiro que vá direto até lá, mais especificamente no Bosque Seco e no Bosque Úmido. É uma delícia caminhar por suas passarelas nessas verdadeiras florestas criadas dentro de estufas. Parece uma viagem pelos diferentes ecossistemas do país. 

Jardim Botânico de Bogotá

Passando de uma estufa a outra, você vai reparar que a temperatura muda, para respeitar as condições necessárias para manter cada conjunto de plantas. Também vai ouvir o som de grilos, rãs e aves, gravações que servem para nos colocar no clima de cada lugar.  

Na frente do Tropicário, ainda há um enorme jardim de rosas. Vale encher a sua galeria de fotos com ela. Dizem que ali tem 73 tipos de rosas. 

Jardim Botânico de Bogotá

A Civitatis tem um tour guiado pelo Jardim Botânico de Bogotá que busca os turistas no hotel e tudo — veja neste link

Jardim Botânico de Bogotá: como visitar

O Jardim Botânico de Bogotá fica mais ao norte de Bogotá, a 11 km de La Candelaria e a 7 km da Zona T. Abre de terça a domingo — fecha para manutenção interna nas segundas. É cobrado ingresso dos visitantes: em junho de 2024, a entrada no parque custava 8 mil pesos colombianos (R$ 10) ou 27 mil com o Tropicário incluído (R$ 35).

Jardim Botânico de Bogotá: fotos

Seguem mais algumas fotos que fiz durante a visita em abril de 2024.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá

Jardim Botânico de Bogotá

Avenida José Celestino Mutis,68-95
Engativá
111071
http://www.jbb.gov.co/