Melhores Destinos
Bogotá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Como chegar em Bogotá

É fácil chegar a Bogotá. Inclusive, tem voos diretos para a capital da Colômbia partindo de quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. E a oferta de voos só aumenta. 

Pesquisar passagens aéreas

Isso porque a cidade tem uma localização estratégica na América Latina. Muita gente pousa na cidade a caminho de algum destino mais recorrente nas revistas de turismo, como Cartagena ou San Andrés, ou mesmo como conexão para outro país. Mas há um movimento de turistas que decidem sair do Aeroporto El Dorado para explorar Bogotá. Motivos existem: é uma cidade cheia de história, de cores e sabores.

Como chegar em Bogotá

A gente viajou a Bogotá no voo inaugural da Gol partindo do Aeroporto de Guarulhos. A empresa retomou a rota em abril de 2024, após quase 13 anos sem aterrissar em terras colombianas. O voo ocorreu a bordo de um Boeing 737 MAX 8, que tem capacidade para 176 passageiros, e poucos bancos ficaram vazios. As outras empresas que voam do Brasil para Bogotá são a Latam e, em volume maior, a Avianca. 

Voos diretos partindo do Brasil: 

  • Guarulhos (SP) a Bogotá: cerca de 5h50min de voo, operado por Gol, Latam e Avianca.
  • Rio de Janeiro (RJ) a Bogotá: cerca de 6h20min de voo, operado pela Avianca.
  • Belo Horizonte (MG) a Bogotá: cerca de 6h10min de voo, operado pela Avianca.
  • Manaus (AM) a Bogotá: cerca de 2h55min de voo, operado pela Avianca.

Se não houver voos diretos disponíveis a partir da sua cidade de origem, será necessário fazer uma conexão em uma dessas capitais ou outras cidades sul-americanas. Deve aumentar o tempo total de viagem, mas ainda assim é uma opção viável.

Após baixar o aplicativo do Melhores Destinos, acione as notificações por região desejada para não perder as promoções de passagem para a Colômbia!

Onde fica Bogotá

A cidade fica na região central da Colômbia, país que faz fronteira com o Brasil apenas por meio do estado de Amazonas. Inclusive, a Colômbia tem a sua própria porção de Floresta Amazônica.

Em linha reta, Bogotá fica 4,3 mil km distante de São Paulo. Não tem maneira fácil de ir a Bogotá por terra, por isso indicamos apenas a via aérea, por meio do Aeroporto El Dorado.

Aeroporto de Bogotá

Como chegar em Bogotá

O Aeroporto de Bogotá, ou Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), está localizado no bairro de Fontibón, a 11 km do Centro de Bogotá e a 13 km da Zona T, uma das regiões preferidas dos turistas. Em 2024, ganhou o prêmio Skytrax de melhor aeroporto da América do Sul. 

Ele possui duas pistas de 3,8 mil metros cada e dois terminais. Eu só conheci o Terminal 1 (Eldorado), que abrange os voos para o Brasil e basicamente quase todos os voos de companhias aéreas nacionais e internacionais. Já o Terminal 2 (denominado também de Puente Aéreo) é um terminal anexo que atende às companhias Clic e Satena.

Como chegar em Bogotá

O terminal principal tem pelo menos quatro corredores diferentes de check-in, o que pode ser meio confuso. Então sugiro chegar com antecedência para conseguir se localizar. Eu mesma me enganei sobre a área do despacho em um primeiro momento, demorei para entender onde estaria o guichê da Gol.

O Aeroporto de Bogotá é grande, mas nada que seja um absurdo, e tem uma boa infraestrutura para o turista. Tem farmácia, livrarias, lojas de roupa, lojinha que vende adaptador de tomada, até loja de produtos para pets vi que tem. 

Há restaurantes e lanchonetes na área de embarque, mas a maioria se concentra no desembarque. Ali, há cafés e lojinhas de comida espalhados (tipo de donuts e café Juan Valdez) e pelo menos duas praças de alimentação: uma no terceiro piso, um mezanino com Mc Donalds e outras operações; e a outra, bem grande, fica no segundo piso, mas atravessando um corredor aberto para o prédio anexo. Ali tem restaurantes e bares mais espaçosos, incluindo um ponto do famoso Andrés.  Como chegar em Bogotá

Também tem casas de câmbio e vários caixas eletrônicos. Eu me certifiquei de que o caixa do Banco de Bogotá aceitava saques via cartões internacionais (Wise e Nomad). Encontrei um ao lado de uma casa de câmbio no primeiro piso da Porta 6, na área de desembarque. O Aeroporto de Bogotá também conta com operação de várias locadoras de veículos. 

De salas VIP, o Aeroporto de Bogotá tem as seguintes opções: The Loudge Bogotá Sala VIP, Avianca Sala VIP, Copa Club Vip, El Dorado Lounge, Latam Sala VIP e Sala American Express. Testei a El Dorado Lounge, mas admito que não gostei muito. Além de os pratos quentes só estarem disponíveis por um preço adicional, ainda achei a sala meio desorganizada, era necessário caminhar bastante para acessar os banheiros ou buscar bebida. 

Como chegar em Bogotá

O Aeropuerto El Dorado foi construído nos anos 1950 e remodelado recentemente. Leva o nome da famosa lenda dos tempos coloniais, vivida na Lagoa de Guatavita

Como sair do Aeroporto de Bogotá

O Aeroporto de Bogotá fica a 11 km do Centro de Bogotá, uma viagem que, sem trânsito, não leva nem 20 minutos de carro. Mas a cidade é conhecida pelos congestionamentos, então não contaria com isso. 

Uber

Eu usei Uber para ir do Aeroporto de Bogotá ao meu hotel, na Candelária (Centro Histórico). O motorista combinou o portão para o encontro no chat do aplicativo, foi rápido e muito confortável. Também achei o preço razoável. O trecho de 13 km saiu 37 mil pesos colombianos em abril de 2024, o equivalente a R$ 50. 

Só lembre-se de um detalhe: é necessário ter internet para pedir Uber. O Aeroporto El Dorado oferece acesso gratuito à internet através da rede wi-fi, em sessões de meia hora, mas não testei o sinal no lado de fora do prédio. 

Sei que tem um quiosque da Claro para a venda de SIM Card no aeroporto, mas eu gosto de já chegar no país estrangeiro conectada. Normalmente, uso um eSim como da Airalo. 

Use o código exclusivo MELHORESDESTINOS15, que dá 15% de desconto em qualquer compra no serviço. Basta acessar o site do Airalo e usar o cupom de desconto.

Meus colegas de viagem estavam usando o roaming e estava funcionando muito bem, então cheque a política da sua operadora. 

Táxi

Obviamente também há muitos taxistas à espera de passageiros na área de desembarque. O serviço autorizado chama-se táxi imperial, e eles ficam entre as portas 2 e 3 da área de voos nacionais e 5 e 6 dos voos internacionais. Fui desencorajada a usar táxi em Bogotá, li relatos de golpes, de motoristas que se recusavam a usar o taxímetro e até coisas piores. Pelo que entendi, o problema maior está em apanhar um táxi na rua, no aeroporto provavelmente seja mais seguro. 

Carro alugado

Bogotá não é um destino que exige carro. Até mesmo porque é preciso considerar a questão de "onde estacionar" e dos congestionamentos nessa equação. Mas se você não abre mão desse conforto ou quer conhecer melhor a região, existem várias locadoras de veículo no Aeroporto El Dorado, daí já rola de sair do terminal dirigindo. A CNH brasileira é aceita na Colômbia. Você pode pesquisar as melhores condições entre as locadoras no site da Rent Cars — não deixe de usar o cupom MDGUIA5 para fazer a reserva com 5% de desconto.

Transporte público

Apesar de ser a quinta maior cidade da América Latina, Bogotá não tem metrô. O transporte integrado e mais eficiente de Bogotá chama-se Transmilênio, um sistema de ônibus rápidos biarticulares. Mas, pela complexidade e quantidade de linhas, pode ser meio confuso de entender, e é preciso ter um cartão para usá-lo. Você pode buscar rotas e tirar mais dúvidas neste link.

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá