Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Botero

O Museu Botero é uma das atrações imperdíveis de Bogotá, e o melhor, com acesso gratuito. O lugar reúne mais de 120 obras de Fernando Botero, o mais famoso pintor e escultor colombiano. Falecido em 2023 aos 91 anos, ele ficou conhecido no mundo todo pelas figuras volumosas. 

O museu fica em um lindo casarão colonial no bairro La Candelaria, o centro histórico da capital colombiana. Fica junto a um complexo de museus gratuitos do Banco da República, como a Casa da Moeda e o Museu de Arte Miguel Urrutia (Mamu). Queria ter uma tarde inteira livre para conhecer todos com calma.

Museu Botero: o que você vai encontrar por lá

O estilo de Fernando Botero é inconfundível. Associado a uma arte lúdica com tons de surrealismo, o artista nascido em Medellín ficou conhecido mundialmente como o pintor de "gordinhos" — embora ele próprio não adotasse essa expressão; dizia pintar figuras volumosas. 

Em entrevista à Folha de S.Paulo, em 2002, Botero explicou: “Os que não entendem nada dizem que Botero é o pintor das gordas. Isso não me incomoda. Mas, se as pessoas olhassem minha obra com atenção, veriam que a deformação volumétrica que faço em uma natureza-morta é a mesma que uso em pessoas ou paisagens. Faço uma exaltação do volume, não da gordura”. 

A primeira palinha das obras de Botero é a escultura La Mano, uma mão gigante e rechonchuda na entrada do museu. Já no óleo sobre tela abaixo, de 1978, ele fez a sua versão volumosa da Monalisa, a obra mais notória de Da Vinci. Logo abaixo, tem El Ladrón, Madre Superiora e Caballo:

São, na sua maioria, peças de óleo sobre tela, lápis e aquarela sobre tela e esculturas em bronze. Vale reparar no contraste que o artista propunha com volumes: as pessoas retratadas são grandes, mas normalmente há algum componente pequeno, como o nariz, as orelhas, ou, como neste caso abaixo, a pinta na nádega direita da mulher:

Chamada El Estudio, essa foi uma das pinturas que mais me encantou no Museu Botero. O óleo sobre tela de 1990 traz o próprio Botero autorretratado ali no canto esquerdo, pintando a mulher nua.  

Mesmo com esse estilo irreverente, tem algumas peças que transmitem tristeza, ainda que de uma maneira bem sutil. Pedrito, de 1997, é uma das poucas que permaneceu em preto e branco. É um retrato do quarto e último filho de Botero, que morreu em 1974 em um acidente de carro, aos quatro anos. Essa tragédia afetou radicalmente o pintor, com reflexos em sua vida pessoal e artística.

Além das 123 pinturas e esculturas feitas pelo colombiano, o museu ainda possui 85 obras de outros artistas, incluindo a coleção privada de Botero. Tem originais de Pablo Picasso, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Pierre Bonnard e Salvador Dalí, com a obra Busto Retrospectivo de Mujer (foto). Chique, né?!

Botero era autodidata e começou sua carreira como ilustrador do jornal El Colombiano no final da década de 1940. Ganhou fama e popularidade nas últimas décadas graças às pinturas e às enormes esculturas de bronze expostas pelo mundo. O artista já vivia havia décadas na Itália, onde morreu após ser acometido por pneumonia em 2023.

Onde fica o Museo Botero

O Museu Botero fica na Calle 11, no coração da Candelária, o centro histórico de Bogotá, a apenas duas quadras da Plaza de Bolívar. A atração foi fundada em um casarão colonial com uma coleção que o próprio artista doou no ano 2000 ao Banco da República. 

É um espaço lindíssimo. Dá uma olhada no jardim interno:

Não é a única coisa para fazer por ali, há outros museus interessantes interligados. O Museu de Arte Miguel Urrutia (Muma) é um espaço dedicado à exposição de obras representativas das artes colombiana, latino-americana e mundial. Na Casa da Moeda, são exibidas em torno de 1,7 mil peças das espécies monetárias que circularam no território da atual Colômbia desde o começo do século XVII.

Mas tem uma peça em especial que merece sua atenção. Não é permitido tirar foto dela, mas fica nesse espaço abaixo, "Coleccion de Arte Banco de La Republica". Chama-se Custodia de la Iglesia de San Ignacio, mas foi apelidada de La Lechuga (o alface) pela cor verde das esmeraldas. 

A peça tem quase 5 quilos de ouro e mais de 1.700 pedras preciosas, incluindo uma safira, 13 rubis, 28 diamantes, 62 pérolas, um topázio, 168 ametistas brutas, 4 esculpidas e 1.485 esmeraldas — eu nunca vi tanta joia junto! Foi encomendada em 1700 pelos jesuítas, quando se acreditava que qualquer gasto era justificado se servia para "expor o corpo de Cristo" da maneira mais rica e esplêndida. 

Museu Botero Bogotá: Horários

O museu abre das 9h às 19h de segunda a sábado, das 10h às 17h aos domingos e fecha nas terças-feiras. Mas eles deixam claro que os horários podem mudar sem aviso prévio. Acesse o site oficial.  

Como já mencionei mais acima, não é necessário comprar ingressos para o Museu Botero, e também não requer reserva. Havendo dúvida, você pode mandar e-mail para educacionmuseos@banrep.gov.co.

Museu Botero: fotos

Seguem mais alguns registros que fiz no museu durante minha visita, em abril de 2024.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá

Museu Botero

Calle 11,4-41
La Candelaria
111711
https://www.banrepcultural.org/bogota/museo-botero