Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Botero

O Museu Botero é uma das atrações imperdíveis de Bogotá, e o melhor, com acesso gratuito. O lugar reúne mais de 120 obras de Fernando Botero, o mais famoso pintor e escultor colombiano. Falecido em 2023 aos 91 anos, ele ficou conhecido no mundo todo pelas figuras volumosas. 

O museu fica em um lindo casarão colonial no bairro La Candelaria, o centro histórico da capital colombiana. Fica junto a um complexo de museus gratuitos do Banco da República, como a Casa da Moeda e o Museu de Arte Miguel Urrutia (Mamu). Queria ter uma tarde inteira livre para conhecer todos com calma.

Museu Botero: o que você vai encontrar por lá

O estilo de Fernando Botero é inconfundível. Associado a uma arte lúdica com tons de surrealismo, o artista nascido em Medellín ficou conhecido mundialmente como o pintor de "gordinhos" — embora ele próprio não adotasse essa expressão; dizia pintar figuras volumosas. 

Em entrevista à Folha de S.Paulo, em 2002, Botero explicou: “Os que não entendem nada dizem que Botero é o pintor das gordas. Isso não me incomoda. Mas, se as pessoas olhassem minha obra com atenção, veriam que a deformação volumétrica que faço em uma natureza-morta é a mesma que uso em pessoas ou paisagens. Faço uma exaltação do volume, não da gordura”. 

A primeira palinha das obras de Botero é a escultura La Mano, uma mão gigante e rechonchuda na entrada do museu. Já no óleo sobre tela abaixo, de 1978, ele fez a sua versão volumosa da Monalisa, a obra mais notória de Da Vinci. Logo abaixo, tem El Ladrón, Madre Superiora e Caballo:

São, na sua maioria, peças de óleo sobre tela, lápis e aquarela sobre tela e esculturas em bronze. Vale reparar no contraste que o artista propunha com volumes: as pessoas retratadas são grandes, mas normalmente há algum componente pequeno, como o nariz, as orelhas, ou, como neste caso abaixo, a pinta na nádega direita da mulher:

Chamada El Estudio, essa foi uma das pinturas que mais me encantou no Museu Botero. O óleo sobre tela de 1990 traz o próprio Botero autorretratado ali no canto esquerdo, pintando a mulher nua.  

Mesmo com esse estilo irreverente, tem algumas peças que transmitem tristeza, ainda que de uma maneira bem sutil. Pedrito, de 1997, é uma das poucas que permaneceu em preto e branco. É um retrato do quarto e último filho de Botero, que morreu em 1974 em um acidente de carro, aos quatro anos. Essa tragédia afetou radicalmente o pintor, com reflexos em sua vida pessoal e artística.

Além das 123 pinturas e esculturas feitas pelo colombiano, o museu ainda possui 85 obras de outros artistas, incluindo a coleção privada de Botero. Tem originais de Pablo Picasso, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Pierre Bonnard e Salvador Dalí, com a obra Busto Retrospectivo de Mujer (foto). Chique, né?!

Botero era autodidata e começou sua carreira como ilustrador do jornal El Colombiano no final da década de 1940. Ganhou fama e popularidade nas últimas décadas graças às pinturas e às enormes esculturas de bronze expostas pelo mundo. O artista já vivia havia décadas na Itália, onde morreu após ser acometido por pneumonia em 2023.

Onde fica o Museo Botero

O Museu Botero fica na Calle 11, no coração da Candelária, o centro histórico de Bogotá, a apenas duas quadras da Plaza de Bolívar. A atração foi fundada em um casarão colonial com uma coleção que o próprio artista doou no ano 2000 ao Banco da República. 

É um espaço lindíssimo. Dá uma olhada no jardim interno:

Não é a única coisa para fazer por ali, há outros museus interessantes interligados. O Museu de Arte Miguel Urrutia (Muma) é um espaço dedicado à exposição de obras representativas das artes colombiana, latino-americana e mundial. Na Casa da Moeda, são exibidas em torno de 1,7 mil peças das espécies monetárias que circularam no território da atual Colômbia desde o começo do século XVII.

Mas tem uma peça em especial que merece sua atenção. Não é permitido tirar foto dela, mas fica nesse espaço abaixo, "Coleccion de Arte Banco de La Republica". Chama-se Custodia de la Iglesia de San Ignacio, mas foi apelidada de La Lechuga (o alface) pela cor verde das esmeraldas. 

A peça tem quase 5 quilos de ouro e mais de 1.700 pedras preciosas, incluindo uma safira, 13 rubis, 28 diamantes, 62 pérolas, um topázio, 168 ametistas brutas, 4 esculpidas e 1.485 esmeraldas — eu nunca vi tanta joia junto! Foi encomendada em 1700 pelos jesuítas, quando se acreditava que qualquer gasto era justificado se servia para "expor o corpo de Cristo" da maneira mais rica e esplêndida. 

Museu Botero Bogotá: Horários

O museu abre das 9h às 19h de segunda a sábado, das 10h às 17h aos domingos e fecha nas terças-feiras. Mas eles deixam claro que os horários podem mudar sem aviso prévio. Acesse o site oficial.  

Como já mencionei mais acima, não é necessário comprar ingressos para o Museu Botero, e também não requer reserva. Havendo dúvida, você pode mandar e-mail para educacionmuseos@banrep.gov.co.

Museu Botero: fotos

Seguem mais alguns registros que fiz no museu durante minha visita, em abril de 2024.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá

Museu Botero

Calle 11,4-41
La Candelaria
111711
https://www.banrepcultural.org/bogota/museo-botero