Melhores Destinos
Colômbia

Bogotá

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Bogotá é uma cidade de múltiplas cores, ritmos e sabores. E essa diversidade é a principal ferramenta da capital colombiana para convencer o turista de que vale botar o pé para fora do Aeroporto de El Dorado e provar seus encantos antes de seguir viagem a Medellín, Cartagena ou San Andrés

É necessário pelo menos três dias para ter uma palinha da vida cultural vibrante de Bogotá — ela tem mais de 60 museus! Você ainda vai poder admirar a região andina do alto, no topo do Monserrate, ou debaixo da terra, em uma catedral de sal. Também vai ver o orgulho que os bogotanos têm das suas raízes, refletido na criatividade do cardápio de um restaurante premiado ou em uma animada cancha de tejo, esporte praticado há pelo menos 500 anos por ali.

Neste guia, eu vou contar tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem a Bogotá e ir entrando no clima. Já está sentindo o cheirinho do café por aí?

Bogotá

Bogotá: o que você precisa saber 

A Colômbia mudou muito nas últimas décadas, e a sua capital também. Eu não posso dizer que o trauma dos cartéis e conflitos armados que tiveram seu auge nos anos 1990 esteja superado, mas Bogotá já vibra em outra sintonia. E está mais preparada que nunca para o turismo, inclusive, com mais voos diretos do Brasil (leia mais abaixo). 

Para visitar Bogotá não é necessário ter visto e nem mesmo passaporte: brasileiros que viajam a turismo poderão entrar no país apenas portando seu RG de até dez anos. Mas podem te pedir a apresentação do Certificado Internacional de Febre Amarela no aeroporto, emitido pelo menos dez dias antes da viagem. 

Fazer o seguro-viagem não é obrigatório, mas aqui no Melhores Destinos, a gente nunca vai para fora do país sem ele. É uma mão na roda para (bate na madeira) alguma emergência médica e outros perrengues de viagens. Faça aqui a cotação do seu seguro com desconto usando o código: MELHORESDESTINOS.

BogotáO idioma em Bogotá é o espanhol, e a moeda, o peso colombiano. Embora ele pareça muito desvalorizado frente ao real, achamos os preços de alimentação e hospedagem parecidos com os do Brasil. Os cartões de crédito ou débito internacional (tipo Wise e Nomad) são amplamente aceitos. 

Bogotá é uma cidade de 7 milhões de habitantes, é a quinta maior da América Latina. É um destino com muita coisa para fazer, mas também com mazelas comuns às capitais do nosso continente, como longos congestionamentos e violência urbana. Nada que exija pânico, mas vale tomar os mesmos cuidados que a gente tem nas metrópoles brasileiras. 

Essas e outras informações essenciais, estão no post Informações Úteis.

Bogotá

Onde fica Bogotá

Localizada a 2,6 mil metros de altitude, Bogotá vem sendo moldada há 500 anos entre as ramificações da Cordilheira dos Andes. A cidade fica na região central da Colômbia, país que faz fronteira com o Brasil apenas pelo estado de Amazonas. Inclusive, a Colômbia tem a sua própria porção de Floresta Amazônica.

Em linha reta, Bogotá fica 4,3 mil km distante de São Paulo. Não tem maneira razoável de ir a Bogotá por terra, por isso a gente indica fazê-lo via aérea, por meio do Aeroporto El Dorado.

A gente viajou a Bogotá no voo inaugural da Gol, partindo do Aeroporto de Guarulhos. A empresa retomou a rota em abril de 2024, após quase 13 anos sem aterrissar em terras colombianas. As outras empresas que voam do Brasil para Bogotá são a Latam e, em volume maior, a Avianca. 

Leia o post como chegar a Bogotá  

Pesquisar passagens aéreas

Hotéis em Bogotá

A capital da Colômbia é gigante e conhecida pelo trânsito caótico, então, quanto mais próximo você se hospedar das suas áreas de interesse, melhor. Há duas regiões preferidas pelos turistas, o centro (La Candelaria e Santa Fé) e o distrito de Chapinero (Zona G, Zona Rosa, Chicó e Parque de los 93). 

A gente dá dicas por localidade no post onde ficar em Bogotá

Bogotá - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Bogotá. As acomodações foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Hilton Garden Inn Bogota Airport 9.0 Ver preços
GHL Collection 93 8.9 Ver preços
Wyndham Bogota 8.9 Ver preços
HAB Hotel Bogotá 8.9 Ver preços
Spotty Bogotá Centro 8.9 Ver preços
Casa Dann Carlton Hotel & SPA 8.8 Ver preços
Mercure Bogota Calle 100 8.7 Ver preços
ibis budget Bogota Marly 8.6 Ver preços
Hotel Saint Simon 8.4 Ver preços
ibis Bogota Museo 8.3 Ver preços

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

O que fazer em Bogotá

A maioria dos pontos turísticos de Bogotá fica concentrada no centro da cidade, especialmente em La Candelaria. Mas também há atrativos interessantíssimos espalhados pela capital colombiana. Essas são algumas das atrações mais populares do destino:

Bogotá

Duas das atrações mais incríveis não ficam em Bogotá, mas podem ser conhecidas em um bate-volta: a Catedral de Sal de Zipaquirá (foto abaixo), uma obra monumental quase 200 metros debaixo da terra, e a Lagoa de Guatavitalugar que inspirou a famosa lenda de El Dorado. Inclusive, dá para unir as duas no mesmo dia nesse passeio aqui. 

E Bogotá ainda oferece experiências incríveis, como degustação dos seus cafés especiais, a prova de frutas super diferentes no Mercado de Paloquemao, uma feira de pulgas cheia de personalidade no bairro de Usaquén, culinária típica (veja onde comer em Bogotá) e mais muita coisa massa. Se o tempo for mais escasso, veja nossa sugestão de roteiro em Bogotá para três dias. 

Ou leia tudo o que fazer em Bogotá, com 25 dicas incríveis de atividades. 

Bogotá

Clima em Bogotá

Eu tinha na cabeça que, como uma cidade colombiana, o clima em Bogotá seria quente, mas não podia estar mais enganada. Normalmente, amanhece por volta de 10°C e a temperatura máxima no dia nem alcança 20°C. No inverno (que corresponde ao nosso verão), baixa um par de graus apenas. As médias quase nem variam durante o ano. 

Essas características estão relacionadas à altitude (2,6 mil metros) e localização próxima à linha do Equador. Ao passo que a temperatura se mantém constante, existem meses mais ou menos chuvosos. Outubro, novembro, março, abril e maio são meses que geralmente têm maiores acumulados, mas nada que inviabilize a viagem. O tempo seco predomina de dezembro a fevereiro e de julho a agosto. E pode ficar nublado e com neblina em qualquer época do ano — valorize cada segundo de sol em Bogotá!

Veja mais informações no post quando ir a Bogotá

Bogotá

Viajante, tomara que esse guia te ajude a montar um roteiro incrível. Obrigada pela audiência e bom voo! :)