Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu da Esmeralda

O Museu da Esmeralda de Bogotá é uma atração interessante, sobretudo para quem se interessa por geologia. As esmeraldas da Colômbia têm mais de 30 milhões de anos de formação, classificando este mineral como um dos mais raros e complexos do tipo.

Localizado a alguns passos do Museu do Ouro, o Museo Internacional da Esmeralda não é tão grande e famoso quanto o vizinho, mas é também um passeio curioso. Ocupa o 23° andar do edifício da Avianca, no Centro de Bogotá — é necessário apresentar um documento físico para autorizarem sua entrada na portaria. 

Museu da Esmeralda

Museu da Esmeralda de Bogotá: como é o tour

As visitas são guiadas e duram pouco mais de meia hora, daí você tem o tempo que quiser para admirar as peças por conta e visitar a loja de joias no interior. Começa com um breve contexto sobre o uso das esmeraldas pelos povos originários da Colômbia e lendas que envolviam a pedra. Então, o grupo entra em um corredor escuro que simula o túnel de uma mina. 

A gente vai passando por representações das minas da Colômbia, que estão distribuídas por diferentes regiões. A Muzo é a mais importante do país, de onde saem as melhores esmeraldas, translúcidas e com brilho natural em qualquer tipo de luz. 

Museu da Esmeralda

Saindo desse corredor, tem um salão de esmeraldas e berilos de diferentes países expostos em vitrines. Parados na frente de uma coleção, o guia nos desafia a adivinhar quais são verdadeiras e quais não o são. Só não dá para tirar fotos nessa área. 

Depois dá para admirar as peças com calma, por conta, com a vantagem de que a vista ali no 23° é lindíssima e a sala tem janelões panorâmicos. Se você contratou a experiência completa na entrada, poderá também usar um óculos de realidade virtual que mostra como é a extração da pedra na mina de Muzo. 

Museu da Esmeralda

Como o passeio ocorre em grupos, pode ser que você precise esperar o horário do próximo tour. Nesse meio tempo, sugiro conhecer o café San Alberto que fica no subsolo; é a marca mais premiada da Colômbia. 

O ingresso simples custava o equivalente a R$ 8 em abril de 2024, e com a experiência de realidade virtual, R$ 16. O museu não abre aos domingos. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá

Museu da Esmeralda

Calle 16,6-66
Santa Fé
110321
http://www.museodelaesmeralda.com.co/