Museu da Esmeralda
O Museu da Esmeralda de Bogotá é uma atração interessante, sobretudo para quem se interessa por geologia. As esmeraldas da Colômbia têm mais de 30 milhões de anos de formação, classificando este mineral como um dos mais raros e complexos do tipo.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Localizado a alguns passos do Museu do Ouro, o Museo Internacional da Esmeralda não é tão grande e famoso quanto o vizinho, mas é também um passeio curioso. Ocupa o 23° andar do edifício da Avianca, no Centro de Bogotá — é necessário apresentar um documento físico para autorizarem sua entrada na portaria.
Museu da Esmeralda de Bogotá: como é o tour
As visitas são guiadas e duram pouco mais de meia hora, daí você tem o tempo que quiser para admirar as peças por conta e visitar a loja de joias no interior. Começa com um breve contexto sobre o uso das esmeraldas pelos povos originários da Colômbia e lendas que envolviam a pedra. Então, o grupo entra em um corredor escuro que simula o túnel de uma mina.
A gente vai passando por representações das minas da Colômbia, que estão distribuídas por diferentes regiões. A Muzo é a mais importante do país, de onde saem as melhores esmeraldas, translúcidas e com brilho natural em qualquer tipo de luz.
Saindo desse corredor, tem um salão de esmeraldas e berilos de diferentes países expostos em vitrines. Parados na frente de uma coleção, o guia nos desafia a adivinhar quais são verdadeiras e quais não o são. Só não dá para tirar fotos nessa área.
Depois dá para admirar as peças com calma, por conta, com a vantagem de que a vista ali no 23° é lindíssima e a sala tem janelões panorâmicos. Se você contratou a experiência completa na entrada, poderá também usar um óculos de realidade virtual que mostra como é a extração da pedra na mina de Muzo.
Como o passeio ocorre em grupos, pode ser que você precise esperar o horário do próximo tour. Nesse meio tempo, sugiro conhecer o café San Alberto que fica no subsolo; é a marca mais premiada da Colômbia.
O ingresso simples custava o equivalente a R$ 8 em abril de 2024, e com a experiência de realidade virtual, R$ 16. O museu não abre aos domingos.