Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Plaza de Bolívar

A Plaza de Bolívar é o cartão-postal de Bogotá. Isso porque, ao redor dela, ficam alguns dos prédios mais importantes do país, como o Palacio Liévano (prefeitura da capital), o Capitolio Nacional (Congresso da Colômbia), o Palacio de Justicia (sede do Poder Judiciário), a primeira escola do país e a histórica Catedral Primada. 

Plaza de Bolívar

Está sempre cheia de gente e de pombos — nunca vi tanto pombo na minha vida! A praça é uma confusão de cheiros, sons e pessoas: tem gente vendendo milho, caldo de cana, formigas comestíveis, imã de geladeira, churros, capinha de celular, bijuterias, biscoito; gente levando lhamas na coleira, ouvindo rock, salsa; gente protestando, tirando foto, apressada de terno; gente fazendo de tudo. 

Eu sei, não soa como um lugar exatamente agradável. Mas posso garantir que tem mais história do que pombos. E é hoje o ponto mais democrático da Colômbia. 

Plaza Bolívar: história

Localizada na Candelária, a Praça de Bolívar é o coração do centro histórico da Colômbia. Já foi um mercado público, um espaço para touradas, um espaço de circo, lugar de celebração quando eram nomeados novos monarcas espanhóis e de funeral de líderes de estado. Também foi palco de execuções: ali foram fuzilados alguns heróis do país.

A primeira construção da praça, uma catedral, datava de 1539, um ano após a fundação da capital colombiana. Desde então, a praça já recebeu diversos nomes: inicialmente, era conhecida como La Plaza Mayor, e depois da independência foi chamada de La Plaza de la Constitución. Desde 1846, é Plaza de Bolívar.

Plaza de Bolívar

O nome homenageia o general Simón Bolívar, considerado um herói na América do Sul por liderar a independência não apenas da Colômbia, mas também da Bolívia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela. No centro da praça fica a estátua de bronze em homenagem ao revolucionário. Fundida em bronze na Alemanha, a obra foi instalada ali em 1846.

A Praça Bolívar de Bogotá virou uma espécie de praça dos três poderes dos colombianos, e por isso recebe manifestações das mais diversas ordens. Inclusive, quando estive lá, tinha um palco e grande infraestrutura de som e projetores para marcar a data do Bogotazo, como ficou chamada a série de retaliações ao assassinato do líder liberal e candidato a presidente Jorge Eliécer Gaitán, em 9 de abril de 1948. 

Plaza de Bolívar

Praça de Bolívar: quais são os prédios históricos

Capitolio Nacional

O Capitolio Nacional é a sede do Congresso da Colômbia, máximo órgão legislativo colombiano. Fica ao sul da Plaza de Bolívar, na Calle 10, e foi construído entre 1848 e 1926 com forte inspiração neoclássica.

Plaza de Bolívar

Colegio Mayor San Bartolome

É a escola mais antiga da Colômbia, fundada em 1604 pelo arcebispo de Santa Fé de Bogotá e os jesuítas. Ali, estudaram mais de 20 presidentes da Colômbia. Ainda hoje funciona como colégio. Fica na esquina das ruas 10 e Real. 

Plaza de Bolívar

Catedral Primada

A Catedral Primada, ou Catedral Principal de Bogotá, foi construída em 1823, mas está no mesmo lugar da primeira catedral, de 1539. Esta havia sido construída a pedido do fundador da cidade, Jiménez de Quesada. Guarda os restos de personagens da história nacional, como o próprio Quesada. Tentei visitá-la por três vezes, em diferentes horários, e estava sempre fechada — tomara que você tenha mais sorte.

Plaza de Bolívar

Museo de la Independencia Casa del Florero

O Museu da Independência fica em uma charmosa casa colonial que foi cenário do grito da independência da Colômbia em 1810. Tem aproximadamente 2.000 objetos relacionados com a história da Independência do país. Fica na esquina das ruas Real e 11, e cobra ingresso.

Plaza de Bolívar

Palacio de Justicia

O Palácio da Justiça da Colômbia é um edifício localizado ao norte da Plaza de Bolívar, na Calle 11. É sede e símbolo do Poder Judiciário na Colômbia, tendo sido destruído e reconstruído duas vezes: durante o já citado Bogotazo e durante a guerrilha de M-19, em 1985. O edifício atual é de 1990.

Plaza de Bolívar

Palacio Liévano (prefeitura)

O Prefeitura de Bogotá ocupa o edifício Palacio Liévano. Esse prédio de arquitetura francesa está localizado no lado oeste da Plaza de Bolívar, na Calle 8. Ali já ficaram a Penitenciária Feminina, os Cartórios, o Gabinete dos Prefeitos e a Câmara Municipal.

Onde fica a Praça de Bolívar de Bogotá

A Praça de Bolívar de Bogotá está localizada no centro histórico da cidade, conhecido como La Candelaria, entre as ruas Sétima e Oitava com as ruas Décima e Décima Primeira. Tem área aproximada de 13.903 metros quadrados e capacidade para 55 mil pessoas. 

Justamente por ser tão central, provavelmente você acabará passando por ela, mesmo que não faça questão. Fica a duas quadras do Museu Botero, por exemplo, e, a meia quadra de distância, fica o pequenino La Puerta Falsa, o restaurante mais antigo de Bogotá, onde dá para provar iguarias típicas colombianas, como changua, uma sopa à base de leite, e chocolate santafereño, um chocolate quente à base de água com pedaços de queijo.

Plaza de Bolívar

Por falar em comida, adorei a atmosfera de outro espaço gastronômico nas redondezas, o Casa San Miguel. Tem comida gostosa, bom café (o que talvez seja uma redundância considerando que estamos na Colômbia) e uma pegada aconchegante. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá