Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Mercado Paloquemao

O Mercado Paloquemao é um dos mais coloridos de Bogotá; vende toda sorte de chás, pimentas, hortaliças, peixes, verduras, carnes e flores. Também é o lugar onde fui apresentada à maior diversidade de frutas que já vi — os colombianos se gabam que têm uma fruta para cada dia do ano. 

Localizado no bairro de mesmo nome, na zona oeste da capital colombiana, o mercado está instalado em uma praça de 1864 e foi criado em 1972, inspirado em mercados da Espanha e do México. Ele ocupa um antigo armazém abandonado da ferrovia. 

Mercado Paloquemao

Também conta com pequenas bancas de comidas típicas, um bom lugar para provar iguarias como guiso de cola, fritanga, ajiaco, cordeiro, tamales ou lechona. Esse último foi o meu almoço, parada em pé do lado da banquinha, nos fundos do mercado. Consiste em carne de porco com arroz e lentilha branca. Acompanhado de uma lulada (suco da fruta lulo), então, estava uma delícia! Ver a cabeça do porco, no entanto, pode atrapalhar a digestão. 

Ainda tem loja focada em cafés especiais colombianos, e o mercado tem um setor dedicado apenas a venda de flores. Mais de 160 pessoas vendem variedades de boa qualidade ali. Mas vale chegar cedo para vê-lo todo colorido na área externa. Os dias de mais movimento são terças, quintas, sextas-feiras e finais de semana. 

Mercado Paloquemao

Passeio no Mercado Paloquemao

A gente fez uma visita guiada ao Mercado Paloquemao com degustação de alguns produtos locais. Começamos na porta principal do mercado onde algumas banquinhas dispõem de buñelo (bolinho frito) e pandebono (ambos na foto), que é tipo um pão de queijo, acompanhados de avena, uma bebida fria feita de farinha de aveia, leite e especiarias. Bem leve e gostoso. 

Mercado Paloquemao

Passamos pelos corredores conhecendo tudo o que tem de mais curioso por lá. Dá pra comprar folha de coca e esse chá de marijuana, que nada tem de ilegal, eles me garantiram: é para ajudar na ansiedade. Se você gostou de bebidas com "panela" que existem em qualquer restaurante, ali é o momento para comprar essa iguaria, que é tipo uma rapadura usada como adoçante. 

Mas a minha parte favorita foi experimentar as frutas mesmo. Tinha curuba (que parece um maracujá extenso), gulupa (também parecido com maracujá, mas com uma camada rosa), manzana criolla, feijoa (que lembra um abacate), entre outras. Mas a minha favorita foi essa aí da foto direita, chirimoia, doce e branquinha por dentro. A galera comparou com fruta-do-conde, mas eu não tinha esse conhecimento prévio. 

O passeio inteiro levou duas horas e meia, aproximadamente, e a gente fez a convite da foodie. Também tem um passeio com degustação de frutas no Mercado Paloquemao no site da Civitatis

Mercado Paloquemao: mais fotos

Seguem mais fotos que fiz no mercado em abril de 2024. Só atente-se que tem umas áreas que indicam a proibição de fotografar, e eles chegaram a chamar nossa atenção. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá

Mercado Paloquemao

Avenida Ciudad de Lima,25-04
Los Mártires
111411
http://www.plazadepaloquemao.com/