Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Distrito Graffiti

Um dos motivos para Bogotá ser tão colorida é sua arte de rua. Além dos grafites que surgem de forma espontânea pela cidade, há o Distrito Graffiti, uma zona do bairro Puente Aranda que virou ponto turístico em razão dos painéis gigantes de até 10 metros de altura.

O Distrito Graffiti era uma zona industrial cinzenta com aspecto hostil que foi transformada com a arte de rua entre 2016 e 2017, especialmente na Carretera 53f e na Carretera 54. As obras foram feitas por 21 artistas nacionais e internacionais, incluindo o brasileiro Flip, que tem um traçado icônico tipo totem. 

Outros dois artistas a se destacar são Pez, catalão que dá vida a desenhos de peixes com sorrisos gigantescos, e Farid Rueda, com suas visões fantásticas e cheias de cor — esse grafite abaixo é dele, uma figura com duas cabeças e muita personalidade:

Como é de costume, alguns grafites também trazem uma crítica, como as crianças com camisa pedindo a liberdade da Palestina e a inscrição the rich man don't love the poor man — "o homem rico não ama o homem pobre".

A atração fica a 9 km do Centro de Bogotá. A Estação de Transmilenio Distrito Graffiti é um bom ponto de referência para começar o passeio. É uma atração interessante para quem curte arte de rua ou para quem quer fazer boas fotos. Mas preciso destacar que não é uma rua com estrutura para os turistas: não tem lojas, bares, restaurantes, banheiros, nada. Segue sendo uma região industrial. Ah, e olhe para o chão: havia um bueiro destapado que era um perigo quando visitei.

Logo, não é necessariamente o lugar mais seguro. Se você for sozinho, não custa ficar atento, ou então junte-se a algum tour. Disseram para mim que o Instituto Distrital de Turismo promovia tours gratuitos, mas eu não achei esse roteiro disponível. De qualqer forma, vale conferir se, quando você estiver lendo isso, já foram retomados. Outra alternativa é fazer um tour privado, porque se você estiver em grupo para dividir pode nem sair tão caro (veja neste link).

Distrito Graffiti: fotos

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bogotá

Distrito Graffiti

Carrera 53f,5c-1
Puente Aranda
111611